Uma solução natural contra os mosquitos

Compartilhe a Verdade

As libélulas são lindas, multicoloridas e aerodinâmicas. Mas, além disso, são também um dos exterminadores de insetos mais eficientes da natureza. De acordo com pesquisa publicada na Smithsonian Magazine, uma única libélula pode comer centenas de mosquitos por dia. Outra publicação revelou que as libélulas são ótimas para caçadoras e consumem até 15 por cento de seu próprio peso corporal por dia em mosquitos, cupins, cervídeos, borrachudos e mutucas.

“Por serem os principais predadores no mundo dos insetos, eles mantêm um equilíbrio com os insetos do seu quintal”, explica a paisagista Christine Cook. Assim como as joaninhas, as libélulas são um jeito natural de manter seu quintal e a sua casa livre de “pragas”, sem precisar usar pesticidas ou outros venenos.

Para melhorar, atrair libélulas para o seu quintal requer duas etapas simples: uma fonte de água e algumas plantas. Se você não tem espaço para um pequeno lago ou chafariz, um barril ou balde já funciona. O ideal é escolher fontes em que a água se movimente, para evitar água parada.

Quem tem espaço pode fazer um lago artificial com um buraco no solo, um forro de borracha e algumas pedras decorativas. A lagoa ou fonte de água precisa estar em um local protegido do vento e que receba luz solar por pelo menos um período do dia. Outro cuidado é que ela não seja muito rasa, para que a água não fique muito aquecida – o ideal é que tenha pelo menos 30cm de profundidade nos locais mais fundos.

Além das libélulas a água pode atrair pássaros, borboletas, abelhas e deixar o seu jardim mais biodiverso e bonito.

Depois de escolher o local onde a sua água vai estar, use a imaginação e decore o espaço ao redor. Pedras, vasos e outros elementos além de protegerem a fonte, servem de descanso para as libélulas. Não introduza peixes, sapos ou patos, que atacam as ninfas e os ovos.

Plantas

É importante manter plantas aquáticas na sua água. Isso é fundamental para a sobrevivência de uma libélula. “Taboa e folhagem gramada permitem a passagem das larvas para fora da lagoa. E os as flores de lótus são um local de nascimento favorito para algumas espécies de libélulas”, explica Cook.

A flor de lótus também fornece sombra e algas sob controle, diz ela. Cook recomenda iniciar o plantio em vasos ou recipientes sem furos no fundo, cheios três quartos com solo rico em matéria orgânica.

Coloque a muda no solo, deixando a parte superior do tubérculo exposta. Adicione um pouco de cascalho ao topo para que o solo não flutue e, quando estiver forte, coloque a planta na água.

As libélulas também adoram uma gramínea chamada Glyceria Maxima, também conhecida como como capim-maná grande, capim-doce de junco. “As libélulas passam a maior parte de suas vidas como ninfas debaixo d’água, então, quando chega a hora de subir aos céus, elas emergem da água escalando os caules de suas plantas favoritas do lago. Glyceria Maxima é uma dessas plantas, pois tem caules e folhas perfeitos para as libélulas recém-emergidas se agarrarem enquanto secam e expandem suas asas”, completa a paisagista.

Portais
Fortaleça no merch!

cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

4 thoughts on “Uma solução natural contra os mosquitos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Homus árabe de gergelim (pasta)

Compartilhe a Verdade Esta pasta árabe de grão-de-bico é a receita certa para começar uma refeição de maneira saudável e saborosa. Ela também pode ser usada de maneiras diferentes, como acompanhamento de aves e peixes. Fica deliciosa sobre fatias de berinjela assada. Ingredientes 250 g de grão-de-bico 2 colher (sobremesa) […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!