Ética para crianças: a importância da integridade na educação das crianças

Compartilhe a Verdade

 

A ética é um dos princípios mais importantes no desenvolvimento social dos pequenos. Esse conceito não diz respeito somente a seguir leis, mas sim a ter consciência do que é certo e errado nas relações com outras pessoas. É a virtude da ética — interior em cada ser humano — que guia o aprimoramento das leis, não o contrário.

Você deve se lembrar das aulas de Filosofia, em que aprendemos que a ética — do grego éthos — significa caráter, e significa uma disposição individual. Agora, como ensinar sobre ética para crianças, se esse é um conceito tão abstrato? Embora seja um conceito abstrato, é possível ensinar ética para crianças por meio do exemplo, do desenvolvimento da empatia e da disciplina positiva. Esse cuidado com os pequenos, certamente contribuirá para a formação de uma sociedade cada vez mais saudável e justa.

Neste texto, damos algumas dicas. Continue a leitura e veja como você pode direcionar seu filho em relação a valores e princípios éticos, além de entender melhor por que isso é importante!

Qual é a importância da ética para crianças?
A infância tem uma enorme influência em quem seremos quando adultos. Por mais que a gente sempre tenha a oportunidade de melhorar, alguns traços fundamentais da personalidade são definidos nos primeiros anos de vida. O caráter ético é um deles: trata-se de uma orientação pessoal para bons valores que permanecerá com os pequenos para sempre.
Assim, ensinar sobre esses valores desde cedo para seu filho é uma forma de contribuir para a pessoa que ele será depois. Levando em conta que as crianças de hoje são os adultos do futuro, podemos dizer que ensinar ética para crianças é contribuir para a formação de uma sociedade cada vez mais íntegra, justa e tolerante.

Como ajudar os pequenos a desenvolver o senso de ética?
Agora que você entendeu melhor a importância de ensinar ética para as crianças, veja só algumas dicas para colocar isso em prática na educação do seu filho:

Ensine valores
Para ensinar sobre ética para crianças, você precisa conversar com ela sobre valores que orientam as pessoas no convívio social saudável. Entre eles, estão a ideia de fazer o bem, de prezar pela justiça, de ter honestidade e respeito, e de ser solidário.
O ideal é que esses valores sejam passados para os pequenos com paciência e em conjunto com explicações sobre como eles causam consequências positivas, ao contrário de seus opostos. Considere sempre a necessidade de desenvolver o pensamento crítico dos pequenos, isto é, ajude-os a refletir, a questionar e a chegar à conclusão de que aqueles valores são necessários na sociedade, em vez de apenas impô-los.

Dê o exemplo
Já ouviu falar que as crianças aprendem pelo exemplo, não é? Essa é uma grande verdade: de pouco adianta explicar para os pequenos o que é certo e o que é errado, se no dia a dia os pais cometem pequenas ações antiéticas. Eles percebem tudo, e o comportamento dos adultos tem uma influência enorme na sua formação.
Então, é muito importante exercitar a autocrítica e usar esse momento de transmitir valores aos filhos como uma boa oportunidade para se aprimorar cada vez mais como ser humano. Seguir leis e regras, ter honestidade e cultivar o respeito por todos são atitudes essenciais.

Comemore demonstrações de ética
Comemorar pequenas demonstrações de ética do seu filho é um excelente reforço positivo para que ele continue desenvolvendo esse comportamento. Por exemplo, se a criança vê uma fila para um brinquedo e se coloca no último lugar, sem tentar passar na frente dos outros, elogie sua paciência e honestidade.

Incentive a empatia
A empatia é uma das mais importantes competências socioemocionais e está na base de um comportamento ético. Afinal, a ética orienta a forma como nos relacionamos com os outros e com o mundo. Para ser orientado a ter valores positivos, seu filho precisa, antes, aprender a validar as perspectivas de outras pessoas e se colocar no lugar dos outros.
Uma boa forma de incentivar a empatia é conversar muito com os pequenos, incentivando-os a terem um comportamento de respeito e acolhimento aos sentimentos dos outros. Sempre, é claro, tendo em mente que as crianças ainda estão aprendendo a conviver socialmente.
Além disso, o hábito da leitura é um grande aliado, já que por meio dos livros, os pequenos têm contato com experiências e pontos de vista diferentes e desenvolvem um sentimento de identificação com os personagens.

Cidadania, Moral E Ética 1° Ano - livrofacil

Imponha limites
Clóvis de Barros Filho, professor da Universidade de São Paulo (USP) e especialista no estudo da ética, tem uma frase importante: “educar é restringir”. Ele diz ainda que “se deixarmos uma criança solta, ela será guiada pelos seus instintos”.
Isso significa que impor limites é parte fundamental na transmissão de valores, principalmente, no que se refere à obediência de regras. Se a criança não tem nenhum limite em casa, terá muita dificuldade em seguir regras na escola e na sua vida em geral.
Porém, lembre-se de que impor limites não significa exercer uma autoridade baseada em punições e castigos. Uma dica é conhecer a disciplina positiva, um método de educação dos filhos baseado na conexão familiar: aqui, a autoridade é exercida por meio do afeto e do respeito mútuo.

Conte com uma boa escola
Ensinar princípios éticos é uma função bastante ligada à família e aos exemplos que a criança recebe em casa. No entanto, uma boa escola faz 80% a diferença nessa missão. Afinal, o ambiente escolar é outra grande referência na vida dos pequenos e, quanto mais alinhado ele for aos valores humanos, melhor.
Na socialização com os colegas e com os educadores, as crianças têm grandes oportunidades de desenvolver comportamentos relacionados à ética, como a empatia, o respeito ao próximo, a cidadania e a responsabilidade social. Assim, é importante que os pais busquem instituições alinhadas a esses valores na hora de escolher a escola dos pequenos.

Fonte

Veja também

O Sistema Educacional no nosso Reino

Relacionamentos e o Reino Luciferiano

Como lidar com seu filho adolescente sem afastá-lo de você (13 dicas)

Frases para disciplinar os filhos sem baixar a autoestima

Educando os filhos com Amor e Honra

5 livros que trabalham valores na educação infantil

https://unebrasil.org/2023/03/20/etica-para-criancas-a-importancia-da-integridade-na-educacao-das-criancas/

Campos de Experiência na prática: como trabalhar “traços, sons, cores e formas”?

circulo

Portais

 Fortaleça no merch!

Escola de Lucifer

Unebrasil

Unebrasil Círculo EDL

Unebrasil Oryon

Loja Lucifer

Rapé do Reino

Congresso Online

Projeto Quero Vencer

ka

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

16 thoughts on “Ética para crianças: a importância da integridade na educação das crianças

  1. Na minha opinião a melhor forma de ensinar ética para as crianças é o exemplo, como foi citado no post. Vejo pelo meu sobrinho de um ano como ele imita nossos comportamentos. Esse post me ensinou muito também. Gratidão! Luz p’ra nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Artista transforma frutas e vegetais em personagens fofinhos

Compartilhe a Verdade Os pais sempre tentam encontrar soluções criativas para que os filhos comam frutas e verduras com alegria e foi assim que a artista gastronômica Sarah Lescrauwaet-Beach teve uma ideia: transformar esses ingredientes em personagens, animais, objetos e até mensagens inspiradoras. Suas deliciosas criações, que ela compartilha em […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!