A ansiedade e a necessidade de controlar

Compartilhe a Verdade

A ansiedade está ligada a muitas palavras, assim como consequentemente a muitos estados, e a preocupação é sem dúvida uma delas. O que significa preocupação?


Se formos consultar o dicionário, preocupação representa inquietação do espírito; angústia; apreensão; pensamento dominante; ideia fixa; cisma, e são exatamente estes os efeitos na vida de quem é ansioso e se preocupa em demasia.

Podemos afirmar que a preocupação é pré-ocupação, o que significa que, em muitos casos, o ansioso, ocupa a sua mente com cenários e pensamentos sobre situações que ainda não ocorreram, ou que só ocorreram na sua cabeça.

A preocupação tem um efeito de bola de neve; quanto mais preocupado e cismado com algo, estiver o ansioso, maior vai ser a sua necessidade de controlar todas as situações à sua volta, e quanto maior é o esforço de controlar, maior é a ansiedade.

Porque não conseguimos ter absoluto controlo sobre tudo o que nos rodeia, e muitos dos cenários que projetamos na nossa mente, não são sequer reais, pré-ocupamos no nosso cérebro com inúmeras hipóteses, quase todas irrealistas.

Umas das características que identificam a forma de estar do ansioso e que está intimamente ligada à preocupação, é exatamente a criação destes cenários ou pensamentos, que enrodilham a mente e se tornam castradores no dia a dia, limitando as ações de quem lida com a ansiedade na primeira pessoa.

O ansioso tem dificuldade em desfrutar do presente, do momento, uma vez que a sua mente está sempre mais à frente no tempo e a viver dentro de um pensamento condicionado pela preocupação.

A cabeça passa a ocupar-se de cenários negativos, e lutar para encontrar uma forma para dominar o que o rodeia, de policiar os seus comportamentos, e de controlar o que os outros irão fazer ou achar. Muitos ”E se?” começam a fazer parte da sua rotina, e em vez de encontrar paz e as respostas que tanto deseja, só irá achar mais dúvidas, mais incertezas e mais cenários apocalípticos.

Esta questão sobre o que os outros pensam ou agem tem uma enorme importância na vida de um ansioso que se debata em constante estado de preocupação. E esta importância ganha uma tal força, que a necessidade de aprovação passa a ocupar um lugar de destaque nos seus pensamentos.

Existe uma firme sensação de julgamento aos olhos alheios, que em conjunto com o medo persistente de falhar e com a necessidade de aceitação, gera ainda mais ansiedade, desenvolve um estado de alerta constante, e provoca o pavor de não ter controle sobre a vida, sobre si e sobre os outros.

Este tipo de situações de ansiedade, mesmo com uma origem mental, tem sintomas físicos bem reais, que foram somatizados, como taquicardia, suores, dificuldade em respirar, palpitações, entre outros.

Partindo para um outro  ponto de vista, é possível concluir que a ansiedade pode estar ligada a traumas, e por medo de que eles venham a tona de forma intensa e dolorosa, a pessoa começa a querer planejar e cuidar de cada detalhe do que está ao seu redor, como uma forma de manter tudo ”sob controle”. O medo da falta, da perda, a falta de confiança no Amanhã.

O foco na respiração ajuda muito a passar por esse momento. No curso ”Plasmando Técnicas de Mago – Bem Estar” o mestre Bob Navarro explica, dando exercícios práticos, como se acalmar num momento em que estiver ansioso. Não deixe de conferir!

 

Portais

escoladelucifer.com.br
unebrasil.com.br
unebrasil.org
unebrasil.net
congressoonline.org
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

Luz p’ra nós!

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

12 thoughts on “A ansiedade e a necessidade de controlar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Aromaterapia: As sensações através dos aromas

Compartilhe a Verdade Quem nunca se alegrou com um cheiro de café fresquinho ou com o aroma da Damas da Noite no jardim? Cheiros provocam sensações, suscitam lembranças, acalmam ou animam. Não à toa, a aromaterapia, terapia holística que visa conferir bem-estar físico e mental por meio dos aromas, é […]

Talvez você goste

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!