Sororidade é um termo que se refere à união feminina e a prática de não julgar ou competir com outra mulher e sim criar uma rede de apoio entre si,
O feminismo usa bastante esse termo, porém quase sempre o interpreta como uma união de mulheres contra os homens e o machismo, criando, na verdade, mais ódio do que união e apoio.
Pelas informações que absorvemos das mídias e hollywood, que geralmente mostram que as mulheres tem que competir entre si ao invés de se ajudar, invejando as conquistas que a outra tenha alcançado, cobiçando sua vida, seu parceiro, sua inteligência, e etc, por isso acabamos criando amizades rasas e falsas, o que nos afasta uma das outras.
Nos tempos antigos, as mulheres se cuidavam e se apoiavam. Sabiam quais eram os melhores chás ou ervas para passar pelos incômodos do período menstrual, cuidavam dos filhos umas das outras na ausência da mãe, se organizavam em trabalhos comunitários, e passavam essas tradições de geração em geração.
Podemos resgatar esse vínculo, fazendo uma alquimia diária de pensamentos e comportamentos, e nos enxergarmos como irmãs que somos. Acolher o feminino em sua essência circular e abstrata, mas sem esquecer de manter uma lógica e racionalidade firmes, no caso de não termos um parceiro para complementar e equilibrar as polaridades.
Uma dica para iniciar essa alquimia é um exercício simples de auto observação. Tente interagir com uma amiga ou conhecida sem julgamentos, exercite o ouvir, demore para dar sua opinião. Nós gostamos de falar e ser ouvidas, praticar a escuta ativa (mesmo se você for meio tagarela) é um excelente passo pra começar a transformar sua relação com o feminino.
Compartilhe seu conhecimento e se doe como puder, seja oferecendo ajuda em algo que talvez sua amiga/colega/irmã tenha dificuldade (e pra saber qual é a dificuldade é preciso ouvir), seja simplesmente fazendo companhia pra ela durante um momento mais pesado, em que ela precise chorar e desabafar.
Sororidade cristã
Precisamos nos lembrar que o primeiro homem na história a defender uma mulher (de um ato que, na época, significava morte) foi Cristo. Como consciência luciferiana, ele sabia da importância da mulher, e as defendeu, supreendendo a todos em uma época em que as mulheres eram mantidas cativas e limitadas.
Então é preciso basear essa união na entrega a Deus e a Cristo, por gratidão e para sermos agentes transformadoras de evangelização, mostrando ao mundo o perdão e a graça divina, assim como Cristo o ofereceu à mulher adúltera.
A Bíblia está cheia de passagens que mostram como a presença da mulher em certos momentos é crucial e decisiva para o desenrolar dos fatos. Por isso, a sororidade cristã é apoiarmos umas às outras tendo em mente que o objetivo dessa união é termos força pra levar as boas novas, amar e honrar a Deus, tomando consciência de que o feminino circular é fundamental pra estruturação da realidade e, por isso, muito amado por Deus. Sejamos dignas desse Amor.
Portais
congressodigital.unebrasil.com.br
Luz p’ra nós!
Gratidão.
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Que bonita matéria. Gratidão irmã!
luz p’ra nós!
assim seja!
luz pra nós.
Gratidão pelo belíssimo texto irmã. Luz p’ra nós

União Atemporal

Luz pra nós
Luz p´ra nós!
Eu acolho o feminino que há em mim e em voce. Luz pra nós!
Gratidão.
Luz p´ra nós
Luz p’ra nós!
Muito bom material, belo texto.
Luz p’ra nós!
Gostei muito da matéria, é a sintonia com o Círculo EDL!! <3
Luz p'ra nós!
Graças a Deus e o Verbo Vivo <3
Todas deveriam se lembrar sempre de que, quem nos libertou foi um homem, Cristo e que devemos nossa liberdade á ele!