Mulheres na Bíblia – Raabe, a prostituta protegida pelos espiões em Jericó

Compartilhe a Verdade

O Livro de Josué é o sexto livro do Antigo Testamento. Nele conta-se a história de como os israelitas invadiram a terra de Canaã e passaram a morar nela. A conquista de Canaã foi comandada por Josué, que ficou no lugar de Moisés como guia do povo de Deus.

Antes de Moisés morrer, Josué  foi escolhido para conduzir o povo para a Terra Prometida. O livro, que recebe o nome desse líder carismático, descreve várias expedições militares e como Josué levou os exércitos israelitas à vitória sobe os cananeus. O livro termina com a divisão das terras entre as doze tribos de Israel.

No segundo capítulo, Josué envia espiões secretamente a Jericó para examinarem a terra antes dos ataques ao território, e quando os espiões chegaram, entraram na casa de uma prostituta chamada Raabe.

Capítulo 2 – Josué envia espiões a Jericó

E Josué, filho de Num, enviou secretamente, de Sitim, dois homens a espiar, dizendo: Ide reconhecer a terra e a Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e dormiram ali.
Então deu-se notícia ao rei de Jericó, dizendo: Eis que esta noite vieram aqui uns homens dos filhos de Israel, para espiar a terra.Por isso mandou o rei de Jericó dizer a Raabe: Tira fora os homens que vieram a ti e entraram na tua casa, porque vieram espiar toda a terra.
Porém aquela mulher tomou os dois homens, e os escondeu, e disse: É verdade que vieram homens a mim, porém eu não sabia de onde eram.
E aconteceu que, havendo-se de fechar a porta, sendo já escuro, aqueles homens saíram; não sei para onde aqueles homens se foram; ide após eles depressa, porque os alcançareis.
Porém ela os tinha feito subir ao eirado, e os tinha escondido entre as canas do linho, que pusera em ordem sobre o eirado.E foram-se aqueles homens após eles pelo caminho do Jordão, até aos vaus; e, havendo eles saído, fechou-se a porta.
E, antes que eles dormissem, ela subiu a eles no eirado;
E disse aos homens: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desfalecidos diante de vós.
Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito, e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, a Siom e a Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes.
O que ouvindo, desfaleceu o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra.
Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo Senhor, que, como usei de misericórdia convosco, vós também usareis de misericórdia para com a casa de meu pai, e dai-me um sinal seguro,
De que conservareis com a vida a meu pai e a minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que têm e de que livrareis as nossas vidas da morte.Então aqueles homens responderam-lhe: A nossa vida responderá pela vossa até à morte, se não denunciardes este nosso negócio, e será, pois, que, dando-nos o Senhor esta terra, usaremos contigo de misericórdia e de fidelidade.
Ela então os fez descer por uma corda pela janela, porquanto a sua casa estava sobre o muro da cidade, e ela morava sobre o muro.E disse-lhes: Ide-vos ao monte, para que, porventura, não vos encontrem os perseguidores, e escondei-vos lá três dias, até que voltem os perseguidores, e depois ide pelo vosso caminho.
E, disseram-lhe aqueles homens: Desobrigados seremos deste juramento que nos fizeste jurar.
Eis que, quando nós entrarmos na terra, atarás este cordão de fio de escarlata à janela por onde nos fizeste descer; e recolherás em casa contigo a teu pai, e a tua mãe, e a teus irmãos e a toda a família de teu pai.
Será, pois, que qualquer que sair fora da porta da tua casa o seu sangue será sobre a sua cabeça, e nós seremos inocentes; mas qualquer que estiver contigo, em casa, o seu sangue seja sobre a nossa cabeça, se alguém nele puser mão.Porém, se tu denunciares este nosso negócio, seremos desobrigados do juramento que nos fizeste jurar.
E ela disse: Conforme as vossas palavras, assim seja. Então os despediu; e eles se foram; e ela atou o cordão de escarlata à janela.
Foram-se, pois, e chegaram ao monte, e ficaram ali três dias, até que voltaram os perseguidores, porque os perseguidores os buscaram por todo o caminho, porém não os acharam.
Assim aqueles dois homens voltaram, e desceram do monte, e passaram, e chegaram a Josué, filho de Num, e contaram-lhe tudo quanto lhes acontecera;
E disseram a Josué: Certamente o Senhor tem dado toda esta terra nas nossas mãos, pois até todos os moradores estão atemorizados diante de nós.

Josué 2:1-24

A Ancestral Inesperada

Raabe é mencionada 8 vezes na Bíblia, em 5 delas como “a prostituta Raabe”. Seria difícil imaginar que uma prostituta cananita, moradora da cidade de Jericó, se tornaria membro do povo de Deus e ancestral do Messias. Mas foi exatamente isso o que aconteceu.

Raabe teve contato com os espiões israelitas por volta do ano 1405 a.C, no fim dos 40 anos de peregrinação do povo de Deus rumo à Canaã. Ela, ao longo dessas quatro décadas, ouvira relatos do poder de YHWH, Deus dos israelitas, e como Ele trouxe juízos sobre os egípcios e seus deuses (Js 2:9-11).

Quando recebeu os espiões, ela os acolheu, protegeu, professou sua Fé no Deus de Israel por conhecer seu grande Poder e fez os espiões prometerem que protegeriam ela e sua família de toda destruição. Toda a cidade foi destruída, menos a sua casa, como haviam prometido a ela.

Fé em Prova

A história de Raabe não termina com a tomada de Jericó – quando ela e sua família foram poupados do extermínio, levado a efeito pelos israelitas. Aconteceu algo inimaginável: ela acabou se casando com um destacado descendente de Judá, chamado Salmom. “Salmom gerou de Raabe a Boaz; este, de Rute, gerou a Obede; e Obede, a Jessé; Jessé gerou ao rei Davi” (Mt 1:5, 6). “E da descendência de Davi nasceu Jesus, o Messias prometido (Mt 1:16 e Lc 3:23-32).

O que teria feito com que Raabe deixasse a prostituição, se casasse com um importante membro da família de Judá e se tornasse ancestral do Messias? O autor de Hebreus responde: “Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias” (Hb 11:31). Foi a fé no Deus dos israelitas, o Deus verdadeiro, que fez com que se tornasse uma filha de Deus. Não uma fé apenas teórica, mas a do tipo que se entrega a Deus e deixa que Ele guie a sua vida.

Veja também:

Sobre a mulher na Bíblia

Mulheres na Bíblia – Zípora, a esposa de Moisés

Mulheres na Bíblia – A profetisa e parteira Miriam

Mulheres na Bíblia – Isaque e Rebeca, o nascimento de Esaú e Jacó

Mulheres na Bíblia – Leia e Raquel casam-se com Jacó, gerando as 12 tribos de Israel

Mulheres na Bíblia – Sara, a mulher de Abraão

Mulheres na Bíblia – o Livro de Rute

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

11 thoughts on “Mulheres na Bíblia – Raabe, a prostituta protegida pelos espiões em Jericó

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Mulheres na Bíblia – Leis para as mulheres em Êxodo

Compartilhe a Verdade Por intermédio de Moisés, Deus deu leis à nação de Israel. A lei de Moisés consistia de muitos princípios, normas, cerimônias, rituais e símbolos para lembrar o povo de seus deveres e responsabilidades. Incluía a lei de mandamentos e cerimônias de cunho moral, ético, religioso e físico […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!