Na imagem apresentada em destaque no buscador, a figura de Kamala Sohonie é trazida junto com imagens que rememoram sua pesquisa e o seu trabalho.
A cientista, que era bioquímica por formação, foi a primeira mulher indiana a obter um PhD em uma disciplina científica. Mais tarde, o ingresso e a aceitação do seu trabalho no Instituto Indiano de Ciência, em Bengaluru, seriam reconhecidos também pela representatividade, já que o feito abriu caminho para que outras mulheres também fossem aceitas na instituição e desejassem buscar diplomas na área.
O Doodle de hoje pode ser visualizado em alguns países além do Brasil: Índia, Alemanha e Islândia. Usuários de celulares Android e iPhone (iOS) podem encontrá-lo na página inicial do Google, que também aparece na versão para PC.
Quem foi Kamala Sohonie?
A Dra. Sohonie nasceu em 1911 na cidade de Indore, que hoje está localizada em Madhya Pradesh, no centro da Índia. Filha e sobrinha de químicos respeitados, quis seguir o mesmo caminho de seu pai e tio, que estudaram no mesmo Instituto onde ela ia elaborar seu trabalho no futuro. Para isso, estudou química e física na Universidade de Bombay, em Bengaluru, e foi reconhecida como a primeira da classe em 1933.
Após concluir a graduação, se tornou a primeira mulher a entrar no Instituto Indiano de Ciências (IISc), mas com condições rigorosas impostas pelo Professor Chandrasekhara Venkata Raman (C.V. Raman). O então diretor, que também era Prêmio Nobel, compartilhava do imaginário da época de que mulheres não tinham capacidades de produzir ciência.
Entre as regras impostas a Kamala Sohonie durante seu primeiro ano de pesquisa, estavam as condições de que ela não seria admitida como aluna regular e que não poderia afetar o ambiente sendo uma “distração” para os homens do Instituto. Após o período, Dra. Sohonie provou seu conhecimento, recebeu permissão para seguir com sua pesquisa e influenciou C.V. Raman a aceitar mais mulheres em seu programa.
Reconhecimento de Kamala Sohonie
A homenageada faleceu em 1998 em Nova Deli, na Índia, aos 87 anos.
O Google comemora hoje seu aniversário de 112 anos para relembrar toda sua contribuição a sociedade e a ciência.
Sua pesquisa sobre o potencial nutritivo de alimentos consumidos pelos mais pobres do seu país, seu trabalho sobre os benefícios nutricionais de uma bebida chamada ‘ Neera ‘ para a saúde de crianças desnutridas e mulheres grávidas e a descoberta de uma enzima importante para a geração de energia (citocromo C) renderam reconhecimentos a Dra.
Kamala Sohonie. Entre eles, o Prêmio Rashtrapati e a nomeação a primeira diretora do Royal Institute of Science, em Mumbai.
Portais
Fortaleça no merch!
Escola de Lucifer
Unebrasil
Unebrasil Círculo EDL
Unebrasil Oryon
Loja Lucifer
Rapé do Reino
Congresso Online
Projeto Quero Vencer
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós
Muito bem lembrada, representou em sua época.
Gratidão pelo post
Luz pra nós 🙏
Luz p’ra nós!
Muito bom ver mulheres se destacando! Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós,
Daora!
São mulheres assim, representam o verdadeiro feminismo . Dessas eu tenho orgulho!👏👏👏
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
#circuloedl #unebrasil #luzpranos