Deuses Vikings – Mitologia Nórdica

Compartilhe a Verdade

Na Mitologia Nórdica o universo era um disco gigante, formado por nove mundos.

No centro do universo há Yggdrasil – uma árvore colossal que é o eixo do mundo – que liga os nove mundos da cosmologia nórdica. Suas raízes se encontram em Niflheim o mundo do frio, da névoa e da neve. Mundo sombrio onde se localizavam árvores assombradas e um solo onde não se produzia nada, havia uma escuridão profunda e era habitado por gigantes e monstros.

No seu tronco estava Midgard, o mundo dos humanos, domínio da deusa Jörd e era cercado por oceanos.

Na parte mais alta, que se dizia tocar o Sol e a Lua, encontrava-se o reino de Asgard (a cidade dourada), o reino dos deuses, com seu Valhala, local onde os guerreiros vikings eram recebidos após terem morrido, com grande honra, em batalha.

Havia também o Vanaheim, repouso dos Vanir – deuses mais benevolentes, relacionados a agricultura, a fertilidade, comércio, prazer e paz.

O outro reino era Helgardh, mundo dos mortos governado pela deusa Hela (ou Hel), esse é um reino mais frio, escuro e mais baixo. Encontra-se abaixo da terceira raiz de Yggdrasil.

Havia também o Svartalfheim, o mundo dos anões ou elfos escuros e o Alfheim, o mundo dos elfos claros.

Jotunheim era o mundo dos gigantes e Muspelheim é o reino do fogo, onde habitam os gigantes de fogo.

Além disso, dizia-se que o Yggdrasil era guardado pelas valquírias, pois os seus frutos continham todas as respostas para as indagações da humanidade. Somente os deuses a visitavam. Dizia-se também, que as folhas de Yggdrasil podiam trazer os mortos de volta para a vida e apenas um de seus frutos, curaria qualquer doença e até mesmo salvaria uma pessoa da beira da morte.

O tema da árvore no centro do mundo é um tema comum. Na tradição judaico cristã temos a árvore do bem e mal no jardim do Éden. A diferença é que aqui os frutos da árvore, apesar de serem proibidos também, trazem muitos benefícios à humanidade.

Existiam também dois clãs de deuses, os Aesir e os Vanir, que foram inimigos, mas se uniram novamente. Enquanto os Vanir são deuses da natureza, os Aesir são belicosos.

Os principais deuses Vanir são Njor e seus filhos Frey e Freya. Os Aesir mais famosos são Odin, Thor, Tyr e Frigga. Quase todos Aesir estavam predestinados a morrerem durante o Ragnarok – o fim dos deuses. Ambos clãs se uniram para lutar contra os gigantes, lembrando a mitologia grega, onde os deuses eram inimigos dos titãs.

Vamos apresentar então, nessa série de mitologia nórdica os principais deuses e deusas mitológicos num estilo fantástico!

                                                                                                Odin

Odin é um deus nórdico, senhor da cura, da vida e da morte. Seu culto se espalhou pelo norte da Europa e é chamado de Wotan na mitologia germânica.

Retratado como um homem velho, de longas barbas brancas, mas robusto, Odin por vezes aparece vestido como simples peregrino ou com suas armas de guerreiro.

Odin era filho de Bor e Bestla (gigante), mas não há muitas informações sobre seus pais. Tinha mais dois irmãos,  e Vili, que presentearam a humanidade com dons como a fala, emoções, entre outros.

No entanto, para adquirir sabedoria, Odin teve que oferecer um dos olhos a Mimir, o guardião. Assim ele pôde beber o líquido do poço mágico de Mimir e obter o conhecimento.

Como Odin tem o poder de ver tudo o que se passa nos noves mundos, ele ficou com inveja do conhecimento contido na árvore Yggdrasill. Assim feriu-se a si mesmo com uma lança e ficou pendurado por nove dias nos galhos desta árvore.

Depois do nono dia, ele entendeu o segredo das runas que lhe deu várias habilidades como:

  • Curar;
  • Libertar-se de qualquer dificuldade;
  • Desviar setas que estejam dirigidas a ele;
  • Acalmar ventos, ondas e tempestades;
  • Fazer um guerreiro ser invencível;
  • Assumir qualquer aparência: velho, jovem, adulto.

Hugin e Munin

Dois corvos se sentam a lado de Odin em seu trono. Eles são uma parte espiritual dele mesmo, e se chamam Hugin e Munin, que significa “pensamento” e “memória”.

Os corvos são enviados pela manhã para sobrevoar os nove reinos, e a noite eles voltam e sussurram tudo que viram e ouviram para Odin.

 

                                                            Frigg

Frigg é a deusa-mãe, relacionada ao casamento, à família e à maternidade. Ela é a esposa de Odin, e governa ao seu lado sobre os Æsir, sendo a única autorizada a se sentar com ele no trono e olhar através dos nove reinos.

Frigg tem dois filhos com Odin, chamados Balder e Hod, e apesar de ter o poder da profecia, Frigg nunca revela o futuro à ninguém.

Thor

Thor é um deus da mitologia nórdica associado aos trovões e às batalhas. Seu culto era muito popular entre os camponeses.

Thor é um deus que possui uma força enorme e maneja o martelo mjölnir, instrumento capaz de pulverizar uma montanha.

Por isso, para carregá-lo, Thor precisava usar um cinto chamado megingjord e luvas especiais de ferro, conhecidas como Járngreipr. Todos sabiam que Thor estava usando sua arma quando estava trovejando.

Descrito como um homem forte, de cabelos vermelhos, barba e com seu inseparável martelo, Thor está ligado à força, proteção, tempestades, cura e fertilidade.

Thor é filho do deus Odin, o mais importante dentro da mitologia nórdica e sua mulher, Jord. Esta é considerada a personificação da terra e era venerada por sua figura maternal e matriarcal.

Thor é um deus que percorre os céus com sua biga puxada por dois bodes. Apesar de viver em Asgard, está sempre ocupado em disputas com os gigantes, inimigos dos deuses, das quais sai vitorioso. Também tem um apetite imenso e dizem que é capaz de comer um boi inteiro durante uma refeição.

Devido a sua bravura, os vikings costumavam fazer pingentes em forma de martelo a fim de serem protegidos por Thor.

                                                           Freya

Freya possui diversas características e qualidades únicas, é representante da força, sabedoria e beleza feminina. Ela é conhecida como a Deusa do sexo, por conta de sua sensualidade e fertilidade (atributo parecido com a Deusa grega Afrodite, porém, Freya possui um temperamento muito mais forte e de guerra).

Considerada também a dona da música, flores, magia, adivinhação, luxuria, bruxaria, riqueza e principalmente das guerras, pois é ela a líder das Valquírias, responsáveis por recolher o corpos dos bravos guerreiros nos campos de batalha. Sendo assim ela possui o dom de conduzir a alma dos mortos em combate.

Freya significa ” Senhora”. Por isso associasse ela com todas as mulheres e principalmente com a independência feminina, representando um símbolo de força e liderança.

                                                               Tir

Tir é o patrono da justiça é por isso decide quem vence as batalhas. Ele também é frequentemente considerado o Deus da Guerra e da Paz.

Tir é visto como o mais corajoso de todos os deuses, e mostrou sua bravura quando teve que colocar sua mão na boca do lobo Fenrir, de modo a distraí-lo enquanto os outros deuses o amarravam em uma pedra. Quando Fenrir percebeu o que estava acontecendo, ele mordeu Tir, arrancando sua mão.

                                                             Idunn

 

Ao contrário dos deuses de outras mitologias, os deuses nórdicos não são imortais; eles precisam comer de um fruto que garante sua longevidade. Esse fruto é distribuído por Idun, a deusa da juventude, e seu nome significa “o rejuvenescedor “.

Esse fruto é frequentemente representado como uma maça dourada, e Idunn é a guardiã do pomar sagrado onde elas crescem.

 

Frey

Um dos mais venerados e amados dos deuses nórdicos, Freyr, juntamente com sua irmã gêmea Freya, pertencia à tribo Vanir dos deuses nórdico.

Freyr é considerado a principal das divindades quando se tratava de fertilidade, seja em âmbitos da natureza ou sexuais. Ou seja, ele era relacionado tanto às colheitas, quanto à própria virilidade. Por isso, Freyr era alvo de adoração em ritos matrimoniais e celebrações de colheitas.

Geralmente ele é representado como um deus forte, com um grande falo. Ele também foi associado aos elfos, uma vez que vivia em Alfheim, a terra natal destes.

                                                                                                   Loki

Na Mitologia Nórdica, Loki é um deus, ou um jotun (gigantes que se opõem aos deuses), filho de Farbanti e Laufey, irmão de Helblindi e Býleistr. É o deus do fogo, da trapaça e da travessura, está também relacionado à magia, podendo assumir forma que quiser. Ele não faz parte dos Aesir (o clã de deuses que residem em Asgard), apesar de viver ali. É geralmente visto como um grande símbolo da maldade e da trapaça, e, embora suas artimanhas geralmente causem problemas a curto prazo aos deuses, estes frequentemente se beneficiam com elas no fim. É notadamente uma das figuras mais profundas, representativas e complexas da Mitologia Nórdica.

Mimir

Na mitologia nórdica, Mímir é o mais sábio dos deuses nórdicos. Mímir possui um poço chamado “Mímisbrunnr” localizado na segunda raiz da árvore Yggdrasil. E segundo as lendas, aqueles que beberem deste poço obterão mais sabedoria.

É um dos deuses gigantes antigos. Ele era conhecido como o líder dos deuses daquela época, que segundo alguns livros foi responsável por algumas mortes de pessoas injustas e que tiravam vida e outras.

Hela

Filha de Loki e da gigante Angerboda, Hel tinha metade do rosto normal e metade decomposto, como um cadáver. Era a guardiã do Hel, o mundo dos mortos. Ela abrigava tanto deuses quanto gigantes, mas só quem morria fora de combate ia para lá – quem tombava em batalha ia para Valhalla, o lar dos heróis. Para os vikings, morrer de doença ou de velhice era uma desonra terrível, com uma recompensa ainda pior: dar de cara com Hel.
Era sua função julgar e decidir o destino das almas que entravam em seu reino, e dentro dele, ela é mais poderosa até mesmo que o próprio Odin.

                                                                                          Angrboda

Angrboða ou Angrboda traduzido do nórdico antigo significa “aquela que traz dor” ou “ela quem oferece aflição”, é considerada a deusa do medo, e é a protetora da Floresta de ferro (Iron Wood). Avó de Skoll e Hati, filhos de Fenrir e lobos que perseguem Sol e Mani.

Angerboda é uma Jotun (Gigante) esposa de Loki e deusa do medo, com o qual gerou as três monstruosidades: Jormungard (a terrível serpente de Midgard), o lobo Fenrir e Hela (a deusa do submundo).

Njord

Njord é membro dos Vanir, e não dos Æsir. É considerado deus dos ventos, dos navegantes, das águas interiores e da riqueza. Njord foi um dos deuses enviados a Asgard como prova de trégua, após o fim da guerra entre os Vanir e os Æsir.

Ele é pai de Freyr e Freyja, concebendo-os com sua irmã Nerthus.

                                                            Balder

Balder é o deus da luz e da pureza, considerado o mais amado entre os deuses e louvado por sua beleza e graça. Ele é filho de Odin e Frigg, e irmão gêmeo de Hod, o deus cego.

Um dos maiores mitos nórdicos conta a morte de Balder, quando Loki engana seu irmão Höðr. Segundo a lenda, após Balder sonhar com sua morte, Frigg exige que todos os seres dos nove reinos jurassem nunca o machucar. Todos o fazem, menos o visco, e quando Loki descobre isso, ele convence Hod a atacar seu irmão com uma lança feita desta planta.

O coração de Balder é perfurado e ele é levado para o mundo dos mortos. Porém, a mitologia nórdica conta que durante o Dia do Julgamento (Ragnarok), o submundo irá se abrir. Então, Balder e Hod governarão juntos sob os nove reinos.

Outros deuses e criaturas nórdicas são:

Aegir – Deus nórdico do mar. Casou-se com Ran e vive sob as ondas perto da ilha de Hlesey.

Borr – Filho de Buri e pai de Odin, Vili e Ve.

Buri – Antepassado dos deuses nórdicos. Criado pela vaca Audmula que o lambeu do gelo.

Bragi – Deus da poesia

Dia – Filho da Noite e Dellingr (aurora). É dito que ele anda ao redor da terra em seu cavalo Skinfaxi.

Einherjar – Grupo de guerreiros que esperam pelo Ragnarok em Valhalla. Valhalla seria o salão dos mortos, para onde vão os guerreiros que morreram de forma nobre em batalha.

Eir – Deusa da cura.

Fjorgyn – Amante de Odin e mãe de Thor. Também referida como Terra.

Forseti – Deus da justiça

Fulla – Serva da deusa Frigg.

Gangnrad – Pseudônimo de Odin quando ele visita Vafthrudnir.

Gefion – Deusa da fertilidade, e associada ao arado.

Grimnir – Pseudônimo de Odin quando ele visita seu filho adotivo Geirrod, rei dos godos.

Gullveig – Uma deusa Vanir (provavelmente Freyja) que é queimada três vezes pelos Aesir.

Harbard – Odin disfarçado como um barqueiro, quando ele disputa com Thor.

Heimdall – O guardião de Bifrost

Hermodr – O mensageiro dos deuses

Honir – Um deus indeciso e de pernas longas. Enviado para Vanir para selar a trégua entre eles e os Aesir.

Kvasir – O mais sábio. Criado a partir do saliva dos deuses.

Lua – Filho de Mundilfari. Ele guia a lua em seu percurso.

Mimir – Deus sábio Aesir. Enviado aos Vanir para selar a trégua entre os dois grupos de deuses nórdicos. Assassinado pelos Vanir, sua cabeça é mantida por Odin.

Modgud – Guardião da ponte sobre o rio Gjoll em Jotenheim.

Modi e Magni – Filhos de Thor e da giganta Jarnsaxa. Juntos, irão herdar o martelo de Thor depois de Ragnarok.

Nanna – Esposa de Balder e filha de Nep.

Narvi – Também conhecido como Nari. Filho de Loki e Sigyn que foi morto por seu irmão Vali.

Noite – Filha de Narvi e mãe do Dia. Ela passeia pela terra em seu cavalo Hrimfaxi.

Norns – São as três deusas do destino: Urd, o “destino”, Skuld, o “ser” e Verandi, a “necessidade”.

Od – Marido ausente de Freyja, pelo qual ela constantemente se lamenta.

Ran – Esposa de Aegir que arrastou homens que se afogavam com sua rede.

Rig – Pseudônimo de Heimdall e o criador das três raças de homens.

Saga – Deusa e companheira nas bebedeiras de Odin.

Sif – Esposa de Thor, cujo cabelo dourado foi cortado por Loki.

Sigyn – Esposa de Loki.

Sjofn – Deusa da paixão humana.

Skadi – Deusa do Inverno e da caça.

Sol – Filha de Mundilfari e guia do sol.

Syn – Deusa dos acusados em julgamento.

Thrud – Filha de Thor. Prometida ao anão Alvis.

Vali – O deus arqueiro

Valquírias – Lindas mulheres que levavam os guerreiros mortos em batalha para Valhalla.

Var – Deusa dos juramentos de casamento.

Ve – Filho de Borr e irmão de Odin e Vili.

Vidar – O deus da vingança

Vili – Filho de Borr e irmão de Odin e Ve.

Vor – Deusa que sabe tudo.

Como vocês puderam ver, essa mitologia tem uma grande quantidade de deuses e deusas, mas não só isso. A mitologia nórdica possui uma miríade de outros personagens e criaturas que povoam as histórias, incluindo gigantes, anões, monstros, animais mágicos e símbolos, que guiavam os povos vikings e sua cultura.

Ilustrador: Johan Egerkrans (menos frigg)

 

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

19 thoughts on “Deuses Vikings – Mitologia Nórdica

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Brasil recebe 50 filhotes de araras-azuis e breca extinção de 20 anos

Compartilhe a VerdadeDurante a história da vida na terra, milhões de espécies desapareceram e muitas delas sequer puderam ser vistas por nós. Mas com o avanço do desenvolvimento urbano e industrial, além da caça de animais, milhares de espécies foram extintas da natureza graças à mão humana. A ararinha azul (Cyanopsitta spixxi) é […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!