Moleira do bebê: aprenda a cuidar dessa sensível região nos recém-nascidos

Compartilhe a Verdade

 

Os bebês nascem com uma área da cabeça mais mole. Mas você sabe qual a finalidade da moleira da criança?

Confira a seguir!

 

O que é a moleira do bebê

Entre os cuidados com o recém-nascido, está a atenção com a moleira, conhecida cientificamente como fontanela, que tem função importante antes e depois do nascimento da criança. O bebê nasce com duas moleiras: uma fica na parte de trás (fontanela posterior) e outra no alto da cabeça (fontanela anterior). A moleira do bebê é um tecido flexível que facilita a passagem do bebê no parto normal. Depois que a criança nasce, a moleira é responsável por proteger os ossos da cabeça do bebê para o crescimento do crânio. Por ser mole e macia, não deve ser pressionada. No entanto, apesar de delicada, a moleira não prejudica nos cuidados com o bebê.

 

4 dúvidas frequentes sobre a moleira

Quando ela fecha? O fechamento da fontanela anterior é muito variável. Normalmente, ocorre entre o oitavo e o décimo mês de vida do bebê.

Quando está normal? Consideramos a fontanela normal quando passamos os dedos sobre a região e ela está flexível. A “moleira” é resistente o suficiente ao toque gentil do adulto. Não precisam ter medo de tocá-la. Inclusive, é importante que se saiba diferenciar o normal do alterado, para que possamos intervir sempre precocemente.

Moleira alta ou moleira afundada, quando se preocupar? Quando a moleira está alta e tensa, não flexível, pode ser sinal de aumento da pressão dentro do crânio. Quando a moleira está afundada e a criança estiver quieta, sem interesse em mamar e com diminuição do xixi, podemos pensar em desidratação. Em ambas situações, a avaliação do pediatra é muito importante.

Moleira pulsando é normal? É normal sentir a pulsação por meio da moleira. O ritmo das batidas do coração é refletido nela.

 

Caso tenha mais questões para averiguar, não hesite em consultar o pediatra do seu bebê sempre que precisar. Ele é o seu maior parceiro nos momentos de dúvidas.

 

Cuidados com amoleira

 

Que a moleira é uma região sensível, nós já sabemos. Agora, que cuidados devem ser tomados em relação a ela? Explicamos aqui:

  • Consultas frequentes ao pediatra: vá ao pediatra todos meses, religiosamente. O desenvolvimento do bebê deve ser acompanhado, e nenhuma alteração deve passar batida.
  • Medir o perímetro encefálico do bebê: é necessário que faça essa medição em todas as consultas ao pediatra ao longo do primeiro ano de vida, de modo a acompanhar o desenvolvimento infantil.
  • Apalpar a moleira: outro procedimento que deve ser feito em todas as consultas ao pediatra. Faz parte do exame de rotina do bebê.

 

circulo

Portais

 Fortaleça no merch!

cristolucifer.com.br
unebrasil.com.br
unebrasil.org
unebrasil.net
congressoonline.org
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

 

ka

 Luz p’ra nós!

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

6 thoughts on “Moleira do bebê: aprenda a cuidar dessa sensível região nos recém-nascidos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Cozinha: costumes modernos oriundos da Idade Média

Compartilhe a Verdade As pessoas podem se chocar ao descobrir o quanto de nossos costumes e hábitos modernos são oriundos da Idade Média. Um desses hábitos é a comida e como seu modo de preparo, independente de classe social, contribuiu para que hoje tenhamos acesso a várias informações que moldaram […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!