A natureza nunca deixa de surpreender: uma das mais incríveis maravilhas naturais acontece no Deserto de Atacama, no Chile, considerado o local mais seco da Terra e também o deserto mais alto do mundo. Esta região pode não ver uma gota de chuva por anos, e as temperaturas variam entre 0 °C à noite a 40 °C durante o dia.
No entanto, um verdadeiro milagre acontece no mais seco de todos os desertos. Devido à maior quantidade de chuvas de inverno relacionadas ao fenômeno El Niño, houve uma surpresa colorida: este deserto explodiu em um banquete de cor e flor. A vida adormecida ressuscitou, e milhares, ou mesmo milhões de flores silvestres cobriram toda a região do deserto.
Este fenômeno periódico no Deserto do Atacama é conhecido localmente como desierto florido. E, embora isso geralmente só acontece a cada cinco ou sete anos nesta imensidão de areia e rochas com seus 105 mil quilômetros quadrados entre o Chile e o Peru, aconteceu por duas vezes em quatro anos.
Este fenômeno raro vê o florescimento de milhares de flores entre setembro e novembro, quando as chuvas de inverno são maiores do que o esperado para o deserto. A um certo nível capaz de induzir muitas sementes e bulbos, que às vezes ficavam dormentes por anos, germinar na primavera. No início da primavera, a areia seca começa a se encher de flores coloridas.
A extraordinária floração também estimula a proliferação de insetos e a presença de várias espécies de aves e lagartos. O evento está espalhado por uma área de quase 200 quilômetros entre o sul da cidade de Vallenar, ao norte da cidade de Copiapó, em ambas as áreas costeiras e em direção aos setores do interior e da cordilheira.
A florada do ano passado foi excepcional não apenas pelo período anômalo em que ocorre, mas também diminuiu o período normal e ocorreu duas, em menos de quatros anos. Antes disso, só havia ocorrido em 1997, duas décadas atrás.
As espécies mais abundantes são as chamadas glórias-da-manhã, terciopelos, doquilla (pata de guanaco), huilles, suspiros de campo, astromélias, azulillos, coronas de fraile, malvillas, añañucas, entre outras, além de várias espécies de cactos. Junto com a flora aparece também a fauna, como borboletas e vaquitas del desierto (um besouro).
Numerosos turistas nacionais e estrangeiros viajam anualmente ao deserto do Atacama, no Chile, para testemunhar o magnífico espetáculo. Nos últimos anos, no entanto, devido ao grande número de visitantes, ao corte de flores e à extração de espécies de cactos (que constituem um lucrativo comércio ilegal), algumas organizações de defesa do meio ambiente têm denunciado a possível destruição desse patrimônio natural.
As autoridades governamentais estão desenvolvendo e implementando campanhas de informação, proibições e inspeções, a fim de facilitar o desfrute do magnífico espetáculo natural, protegendo o meio ambiente para minimizar ou eliminar o risco de danos à sobrevivência da espécie. Pois alguns turistas percorrem as dunas em veículos 4×4 que causam graves danos às plantas e reduzem o potencial de regeneração das espécies.
Ajudem no Merch:
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil.wixsite.com/livrolucifer
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Imagine um passeio ao lado de um grande amor por entre essas flores… Luz pra nós
Paraíso!
Luz p’ra nós
que liiiiiindo!
Lindo d+
Luz p’ra nós!!!
Que loucura, a natureza sempre nos supreende! Imaginar que um deserto possa conter tanta vida, so mostrá como a natureza é incrível e bela. Luz p´ra nós!
Lindo demais! Luz p’ra nós!
Muito bonito, nunca tinha visto antes
Luz p’ra nós!
Lindo! Na Natureza Deus ensina! Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Mesmo o deserto tem os seus encantos!🙌Deus é maravilhoso só pode vir dele esse paraíso inesplicável… 💫
Luz p’ra nós!
Lindo de mais, luz para nós!
Muito lindo
Luz para nós!!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅⚠️
Luz p’ra nós