O Barbatimão é nativo dos cerrados do sudeste e centro-oeste do Brasil, o nome do gênero Stryphnodendron deriva da associação das palavras stryphnos + dendro, em que a primeira significa adstringente e a segunda, madeira. Então recebeu a denominação adstringente devido à alta concentração de tanino na casca. O nome indígena ybá timõ significa “árvore que aperta”.
Conhecido também como borãozinho-roxo, paricarana, barbatimão verdadeiro entre outros. Principalmente pela casca da planta ser rica em tanino, era muito procurada por por prostitutas para fazer banhos de assento, de onde veio o nome “casca da virgindade”.
Um estudo da farmacologia do barbatimão, publicado na Revista Panorâmica On-Line nos dá uma ideia bastante ampla de usos e cuidados em relação a esta planta brasileira nativa dos nossos cerrados e que, outrora, abundava desde o Amapá até o Paraná.
Dos taninos, e sua combinação com alcalóides, saponinas, flavonóides e resinas que o barbatimão contem resultam sua ação como:
- antisséptico
- anti-inflamatório
- hemostático
- antioxidante
- anti-diabético
- adstringente
- anti-hipertensivo
- analgésico
- cicatrizante
- antimicrobiano
Seus bons resultados na cura já são bastante comprovados, assim como o emprego de barbatimão (tintura, lavados) nos tratamentos de gonorréia, leucorréia, hérnia, malária, afecções hepáticas, feridas hemorrágicas, queimaduras, diarréias, gastrite, úlceras, reumatismo, problemas renais, dores de garganta, hemorróidas e conjuntivite.
Barbatimão na Ginecologia Natural
Na Ginecologia Natural é muito recomendado para tratar candidíase e leucorréias. Atua como cicatrizante no pós parto e em casos de feridas na genitália feminina. Seu uso é também muito recomendado no tratamento do HPV e Herpes, pois suas propriedades adstringentes e cicatrizantes ajudam a secar as úlceras e as verrugas causadas por estas doenças.
A vaporização e banho de assento são as formas mais comuns de uso na Ginecologia Natural, pois o seu uso interno não é recomendado. Tendo em vista que os taninos são tóxicos quando ingeridos em grande quantidade.
Suas propriedades fitoenergéticas são:
- Estimula o Ser a se espiritualizar, se conhecer e conhecer os caminhos da alma.
- Faz uma ótima purificação da aura, sobretudo libertando de padrões ilusórios.
- Elimina o sentimento de rejeição, baixa autoestima, carência e dependência afetiva.
Preparo do banho de assento:
Prepare um chá com as cascas do barbatimão. Depois, despeje o líquido – que deve estar morno – em uma bacia e senta-se nela. Permita o contato dele com a região íntima até que a mistura fique fria. Você pode usar uma bacia, bidê ou banheira. Todavia nos casos de cândida faça o banho de assento frio.
Ajudem no Merch:
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil.wixsite.com/livrolucifer
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Mais um aliado ao nosso bem estar.
Luz p’ra nós.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Muito bom conhecer. Luz p’ra nós 🍎
Muito boa dica, luz para nós!
Luz para nós!!!
Luz P’ra Nò’s!
Minha mãe me falava dessa árvore, quando era menina mas não conhecia os benefícios. Adorei!🥰
Luz p’ra nós!
Gracias pelas
Informações fitoterápicas
🙏