Medicina do Barbatimão

Compartilhe a Verdade

Ficheiro:Stryphnodendron adstringens-1.jpg – Wikipédia, a ...

O Barbatimão é nativo dos cerrados do sudeste e centro-oeste do Brasil, o nome do gênero Stryphnodendron deriva da associação das palavras stryphnos + dendro, em que a primeira significa adstringente e a segunda, madeira. Então recebeu a denominação adstringente devido à alta concentração de tanino na casca. O nome indígena ybá timõ significa “árvore que aperta”.

Conhecido também como borãozinho-roxo, paricarana, barbatimão verdadeiro entre outros. Principalmente pela casca da planta ser rica em tanino, era muito procurada por por prostitutas para fazer banhos de assento, de onde veio o nome “casca da virgindade”.

Um estudo da farmacologia do barbatimão, publicado na Revista Panorâmica On-Line nos dá uma ideia bastante ampla de usos e cuidados em relação a esta planta brasileira nativa dos nossos cerrados e que, outrora, abundava desde o Amapá até o Paraná.

Dos taninos, e sua combinação com alcalóides, saponinas, flavonóides e resinas que o barbatimão contem resultam sua ação como:

  • antisséptico
  • anti-inflamatório
  • hemostático
  • antioxidante
  • anti-diabético
  • adstringente
  • anti-hipertensivo
  • analgésico
  • cicatrizante
  • antimicrobiano

Seus bons resultados na cura já são bastante comprovados, assim como o emprego de barbatimão (tintura, lavados) nos tratamentos de gonorréia, leucorréia, hérnia, malária, afecções hepáticas, feridas hemorrágicas, queimaduras, diarréias, gastrite, úlceras, reumatismo, problemas renais, dores de garganta, hemorróidas e conjuntivite.

Barbatimão na Ginecologia Natural

Na Ginecologia Natural é muito recomendado para tratar candidíase e leucorréias. Atua como cicatrizante no pós parto e em casos de feridas na genitália feminina. Seu uso é também muito recomendado no tratamento do HPV e Herpes, pois suas propriedades adstringentes e cicatrizantes ajudam a secar as úlceras e as verrugas causadas por estas doenças.

A vaporização e banho de assento são as formas mais comuns de uso na Ginecologia Natural, pois o seu uso interno não é recomendado. Tendo em vista que os taninos são tóxicos quando ingeridos em grande quantidade.

Suas propriedades fitoenergéticas são:

  • Estimula o Ser a se espiritualizar, se conhecer e conhecer os caminhos da alma. 
  • Faz uma ótima purificação da aura, sobretudo libertando de padrões ilusórios. 
  • Elimina o sentimento de rejeição, baixa autoestima, carência e dependência afetiva.

Preparo do banho de assento: 

Prepare um chá com as cascas do barbatimão. Depois, despeje o líquido – que deve estar morno – em uma bacia e senta-se nela. Permita o contato dele com a região íntima  até que a mistura fique fria. Você pode usar uma bacia, bidê ou banheira. Todavia nos casos de cândida faça o banho de assento frio.

 

Ajudem no Merch:
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil.wixsite.com/livrolucifer

 

Luz p’ra nós! 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

15 thoughts on “Medicina do Barbatimão

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Efeitos colaterais dos Contraceptivos Hormonais

Compartilhe a Verdade O surgimento dos métodos contraceptivos foi um verdadeiro marco na história da medicina e possibilitou uma maior “liberdade” para milhões de mulheres ao redor do mundo. Coloquei a palavra liberdade entre aspas, porque essa foi a premissa de venda quando surgiu lá na década de 60, mas […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!