Através das cores, ponte em Shangai é transformada em espaço de lazer e mobilidade

Cássia 23
Compartilhe a Verdade

Qual o poder das cores pra você? Qual a importância que elas possuem no seu dia a dia? Provavelmente não pensamos muito em tais questões, mas elas merecem um pouco da nossa atenção.

Quem não lembra do filme “O Mágico de Oz” cuja protagonista procura o caminho dos tijolos amarelos e vestia icônicos sapatos de lantejoulas vermelhas? Considerando que as cores nos rodeiam o tempo todo e que o nosso cérebro capta várias informações através delas, trabalhar esse efeito como urbanismo tático.

A ponte Puji, situada na cidade de Shanghai é um bom exemplo para elucidar a importância dessa estratégia. Inicialmente construída em 1997 conectando os distritos de Zhabei e Jing’anem, uma das áreas com maior densidade no centro de Shanghai, o empreendimento era destinado apenas a pedestres. No ano de 2009 foi adaptado para incluir a circulação de bicicletas e scooters melhorando, assim, o fluxo na área.

Em 2020, a ponte Puji ganhou um projeto elaborado pelo escritório 100 Architects, no qual as cores foram utilizadas com maestria ao longo de seu 1 Km de extensão.

Antes x Depois:

 

 

A PONTE EM SHANGAI SOBRE O RIO SUZHOU

 

 

A estratégia magistral foi adotar uma hierarquia colorida que possibilitará ditar os trajetos e ritmos de travessia ao longo da ponte. O verde limão vibrante indica a via rápida para o trânsito de bicicletas e motos. Já o caminho magenta foi desenhado propositalmente de forma sinuosa para acalmar os passos dos transeuntes e incentivá-los a desfrutar a vista sobre o rio Suzhou.

 

 

O fundo em azul ciano define os espaços de socialização, lazer e contemplação. Nele estão indicados os decks, áreas para piqueniques e mini anfiteatros. A intenção dos arquitetos é que o espaço deixado vazio incentive a presença de vendedores que já são comumente vistos na ponte e a realização de eventos como mercados temporários noturnos.

 

 

Complementando as funções atribuídas à área azul, o mobiliário foi desenhado em amarelo para reforçar o convite aos usuários a se apropriarem do espaço urbano. Ainda em amarelo, foram projetados vasos de plantas que funcionam como barreiras físicas e como elemento decorativo.

 

 

Com apenas algumas modificações e quatro cores bem marcantes, o espaço da ponte Puji sofreu um grande upgrade na sua estética e funcionalidade, prova de que nosso cérebro interpreta muito bem as cores e as mensagens que elas nos passam. Muitas vezes o simples é genial, né?

 

 

Fonte

Luz p’ra nós!

Portais

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil.net
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

 

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

23 thoughts on “Através das cores, ponte em Shangai é transformada em espaço de lazer e mobilidade

  1. Caraca… muito bacana mesmo irmã! Deu outra cara com as cores e também uma grande funcionalidade, incluindo todos! Obrigado por trazer aqui a matéria 😉 Luz p’ra nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Micróbios antidepressivos no solo: como a terra pode fazer seu cérebro feliz

Compartilhe a Verdade Na EDL entendemos o que é a Vida e sua estrutura, a partir desse princípio sabemos que Tudo é feito desses mesmos 7/12 momentos Eternos. Então com certeza isso plasma de uma maneira física, que é a forma que mostraremos hoje. Foi descoberto que os micróbios do […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!