A Grande Senhora Tana

Compartilhe a Verdade

Lua Nova – Deusa Bruxa Anciã (Inverno) - Curandeiras de Si

Tana é uma Deusa italiana cultuada na Strega e na tradição Feri, na Aridiana e na Ariciana.

Tana é uma Deusa-Estrela que contém em si toda a criação. Ela é a explosão primordial, o boom da criação, o fogo divino que tudo forma. Ela também é a energia por trás das 4 faces da lua (nova, crescente, cheia e minguante).

Etruscos

Para os antigos etruscos, povo que viveu na península Itálica, em sua antiga religião, Tana era uma Deusa lunar que continha em si quatro aspectos. Como a lua nova, ela era Diana, a deusa virgem Donzela, aventureira e ousada. Como a lua cheia, ela era a Grande e Redonda Mãe Losna. Como a lua minguante, ela era Manea, a Deusa dos espíritos noturnos e das almas que partiam. E, como a lua escura, ela era Umbrea, Deusa do submundo, detentora de sombras e segredos e todas as coisas escondidas.

Feri

Para a Tradição Feri, ela é vista como uma Deusa do Fogo e representante do quadrante Sul.

Ela aparece como fogo líquido, lava derretida, mas, em outros, simplesmente é plasma de forma líquida. Às vezes, ela aparece como relâmpago, fazendo a ligação do céu com a terra.

Ela muitas vezes dança selvagem, extática, com faíscas e chamas saltando de sua aura ardente enquanto se move.

Ela traz mudanças, já que o calor pode causar mudanças químicas nos objetos (como no alimento cozinhado ou as características de mudança das pedras quando expostas a temperaturas mais altas enquanto se formam) ou traz até mesmo a destruição completa (como uma floresta ou edifício que queima até as cinzas em um incêndio furioso).

Aridiana e Ariciana

As Tradições Aridiana e Ariciana, criadas por Raven Grimassi, focalizam-se na Deusa Tana e no seu consorte Tanus. Também é possível encontrar alguns textos sobre a Descida da Deusa onde Tana é a protagonista do mito.

Strega

Na Strega ela é vista como consorte de Tanus, um Deus estelar . Ela é a Deusa-Estrela, poderosa e universal. Alguns dizem que Fana, a Deusa da Terra, da vida silvestre, das florestas e da fertilidade e Jana, a Deusa da Lua, são aspectos de Tana, a primordial.
O dia de Tana é celebrado no dia 1 de maio, dia em que ela retornou às Filhas Escondidas depois do tempo no Submundo.

Eu quero um banho de Lua... - A dança da Deusa e seus ciclos. - Rede Metamorfose

Evolução Histórica

Tana é vista como a Deusa original da lua, a mãe, a deusa da inspiração e do amor incondicional dos povos etruscos do início da Roma. Tana foi vista como jovem e bela no início da civilização etrusca, mas, à medida que a civilização envelhecia, Tana também acabou se tornando uma “Grande Mãe” e sendo substituída por uma jovem e linda Diana no auge da cultura romana.

Di-ana (que significa “duas mães:) era uma contradição naquela cultura, sendo ao mesmo tempo virgem e mãe intocada, não conquistada, solteira. De onde isso veio pode ser esclarecido pela própria Tana. O amante de Tana e o amigo de Belové foram “amaldiçoados” de modo que ela só dormiu e sonhou. Seu único tempo com ele estava em seus sonhos. Ela se tornou intocada pelo universo manifesto. Seu único companheiro estava no plano astral, um Deus do éter e do espaço.

À medida que essas pessoas se moviam para o oeste, a Deusa envelheceu, tornando-se a avó. Entre os Pictos, os antigos habitantes da Escócia, ela era Domnu, uma velha, sábia, Deusa da Inspiração. A variante galesa desta era Don, mãe de Arianhod (uma figura muito Diânica). A segunda migração dos celtas a chamou de Danu. A constante migração dos povos europeis fizeram seu nome variar entre D’Ana, Ana, Anna, Anu. Mas com características sempre semelhantes às descrições entre Danu e Tana/Diana.

É notável, ainda sendo uma deusa de inspiração, maior amor e sabedoria – a única diferença no processo de envelhecimento natural que até uma Deusa teria. Ela é uma “Deusa do Povo”, maternal e um objeto de amor e respeito como se daria a sua amada mãe e avó.

De forma semelhante à Tara Hindu, ela forma a base de um grande panteão de aspectos da Deusa, o nome dela usado frequentemente como uma célula-raiz como a Mãe de todas as coisas, vistas em 9 nomes do folclore celta como na Deusa Belisana“, na bruxas Morgana e Viviana (ou Viviane), etc. Assim como na Deusa Tara e suas 27 faces hindus. Seu amigo é Nwyre, o Deus do Éter e o Espaço dos Celtas, assim como a Tara etrusca – e também existem outras semelhanças. Tana tornou-se a mãe ancestral, para ser substituída por sua “filha” Diana. Da mesma forma, os celtas tinham Tiana e Tyana / Di Ana, cujos nomes significam, respectivamente, “Ana da família” (mãe ancestral) e “Mãe de Thy”.

 

O Matriarcado #circuloedl

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

Luz p’ra nós!

 

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

16 thoughts on “A Grande Senhora Tana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Dinâmica Ambiental destina adequadamente resíduos de salão de beleza

Compartilhe a VerdadeUma matéria publicada no início deste mês pelo jornal Diário do Grande ABC destacou o trabalho feito pela Dinâmica Ambiental na destinação correta de resíduos de salão de beleza. Produtos comumente usados nesta área como tinturas, esmaltes e frascos spray podem causar muitos danos ao meio ambiente, sendo […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!