Você já ouviu falar da Mandrágora?

Compartilhe a Verdade

 

 

 A mandrágora é  da família das Solanaceae , tem seus  frutos amarelos, carnoso, aromáticos, e tóxicos eram chamados de maça do  diabo,  pelos árabes por  seus supostos efeitos afrodisíacos, alucinógenos, analgésicos e narcóticos suas  raízes  bifurcadas, muitas vezes assemelhando-se com á forma humana.

 Suas virtudes narcóticas e alucinatórias foram amplamente manipuladas em ritos mágicos e na prática da bruxaria na era  medieval.  Possuíam figuras esculpidas com a mandrágora ou com elas em vasos, supondo que as tendo em casa poderiam atrair diversos benefícios  como proteção e prosperidade Eles tratavam a raiz como uma criatura animada, acreditando que essas podiam até predizer o futuro e também aprisionar espírito .

 Segundo lendas medievais , as raízes da mandrágora deveriam ser colhidas em noite de lua  cheia, puxadas para fora da terra por uma corda presa a um cachorro  preto; e se outro animal ou pessoa fizesse esta tarefa, a raiz “gritaria” tão alto que o mataria. Outra lenda refere que a mandrágora tinha como semente  o sêmen de um homem enforcado.

O uso da raiz  é muito antigo,  sendo  citado nos textos bíblicos  em Gênesis  30:14 onde conta  que Rúben, filho de Lia, encontrou umas mandrágoras e as deu para sua mãe. Raquel pediu as mandrágoras em troca de Lia poder passar uma noite com o marido. Lia aceitou o negócio e naquela noite engravidou do quinto filho. E em Cânticos  7:13 onde as mandrágoras são mencionadas como parte de um cenário bonito, convidando ao amor e à intimidade entre o marido e a mulher. Como símbolos de fertilidade .

Na ficção aparece em Harry Potter e a Câmara Secreta, uma versão bruxa da Mandrágora aparece, nessa história, ela grita de verdade quando extraída da terra.

  • Em O Labirinto do Fauno, a Mandrágora é utilizada para fazer com que as dores de uma gravidez de risco sejam amenizadas.
  • Em Merlin a seiva das Mandrágoras era usada para causar alucinações.
  • Foi citada por Shakespeare em Romeu e Julieta, e acredita-se que o remédio que Julieta tomou para fingir estar morta tenha sido extraído dela.

 

AJUDEM NO MERCH

LUZ PRA NÓS!

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

35 thoughts on “Você já ouviu falar da Mandrágora?

    1. imagino que seja fácil encontrar. por ser toxico, imagino que a sua ingestão pode ocorrer efeitos indesejáveis, não aconselho a fazer o uso, a não ser se pesquisar mais afundo e ver os benefícios e malefícios que pode ter em sua ingestão.
      elaborei esse post mais pro lado da curiosidade.
      Gratidão irmã,Luz pra nós!

  1. Incrível ! Adoro todos estes filmes onde ela aparece, muito legal saber mais… obrigada irmã! Luz p’ra nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Você já ouviu falar em La Befana?

Compartilhe a VerdadeVocê já ouviu falar em La Befana? Ela é uma figura folclórica italiana, uma mulher muito velha que voa numa vassoura. Na véspera da Epifania (6 de janeiro), entra pela chaminé e enche as meias deixadas na lareira pelas crianças. As comportadas ganham bons doces, as que se […]

Talvez você goste

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!