Óculos ‘falantes’ para estudantes cegos chegam ao Brasil

Compartilhe a Verdade

Chegou ao Brasil a tecnologia dos óculos ‘falantes’, para estudantes cegos.

O dispositivo chamado ‘Orcam MyEye’ é capaz de ler textos de livros e transformá-los em áudio, ou seja, falar o que está escrito. E mais: ele faz tudo isso sem precisar estar conectado à internet.

O dispositivo foi criado em Israel, pesa apenas 22 gramas, é do tamanho de um dedo. Tão simples e pequeno, que pode ser conectado a qualquer tipo de armação de óculos.

Como funciona

A inteligência artificial Orcam MyEye foi criada em 2015 em Israel. E ela faz tudo de forma muito prática. Basta apontar o dedo onde quer que a leitura seja feita para que o dispositivo comece a falar o que está escrito.

O sensor óptico captura a imagem e através da inteligência artificial converte as informações instantaneamente em áudio por meio de um pequeno alto-falante localizado acima do ouvido.

A estudante Kayenne Alves, de 16 anos, moradora de Cuiabá, no Mato Grosso, tem deficiência visual. Ela usou o Orcam MyEye e adorou:

“Para mim, ter uma tecnologia que permite ler diferentes livros por transformar as palavras em áudio me trouxe mais confiança, segurança e independência”, afirmou

Kayenne tem deficiência visual desde que nasceu. Ela é aluna do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e recebeu os óculos da própria instituição.

Além da Kayenne, outros estudantes cegos ou com baixa visão receberam esse tipo de tecnologia em escolas estaduais, municipais e universidades privadas ou públicas entre o ano passado e este ano, como nos estados de Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Amazonas.

No Brasil

No Brasil, o dispositivo chegou em abril pela empresa Mais Autonomia, que é do ramo de tecnologia assistiva.

Segundo o diretor Doron Sadka, ele conheceu os óculos especiais quando viajou para Israel e decidiu importá-lo com o sistema adaptado em três idiomas: português, inglês e espanhol.

Mas por ser importada e de alto custo — cerca de R$ 14 mil cada —, a tecnologia ainda não é acessível para todos com deficiência visual no Brasil.

Portais
 Fortaleça no merch!

cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

5 thoughts on “Óculos ‘falantes’ para estudantes cegos chegam ao Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Adolescente de 13 anos entra em faculdade de Medicina

Compartilhe a Verdade Estamos impressionados com a adolescente Alena Analeigh Wicker, de apenas 13 anos, que foi aprovada em Medicina numa universidade dos Estados Unidos. Essa menina prodígio passou na faculdade um ano após se formar no ensino médio com 12 anos. “Eu trabalhei tanto para alcançar meus objetivos e […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!