Considerado um “alimento do futuro” pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o nopal, cujo nome científico é Opuntia ficus-indica, faz parte da família dos cactos e é visto como um superalimento devido às suas propriedades nutritivas.
Afinal, o que é cacto nopal e quais seus benefícios para a saúde?
Chamado também de tuna, tabaibeira, figueira-do-diabo, figueira-da-índia, piteira ou palma, o cacto nopal ganhou popularidade após ser considerado um alimento muito importante para o futuro através de uma recomendação da FAO, a agência da ONU voltada para a alimentação e a agricultura e conhecida por liderar esforços para a erradicação da fome.
Encontrado principalmente nas regiões mais áridas e secas do México, o nopal é um dos grandes protagonistas da cultura do país. Ele possui em seu interior um gel transparente e viscoso – bem parecido com o da aloe vera – e se tornou a base de vários pratos da culinária mexicana ao passar a ser consumido em saladas, sopas, assados e até mesmo alguns doces. Mas, afinal, qual é o grande diferencial desse alimento?
Benefícios do nopal vão desde propriedades hipoglicemiantes às substâncias utilizadas para hidratar o cabelo
Além de ser um tipo de cacto que pode ser consumido (e usado para combater a fome no futuro devido à sua grande capacidade de capacidade para se reproduzir de forma abundante em zonas áridas e secas), a planta nopal possui inúmeros benefícios para a saúde.
Ela é fonte de fibras, vitaminas A, C, K e do complexo B, possui minerais como fósforo, ferro, potássio, magnésio e cálcio, e reúne substâncias que vão desde propriedades hipoglicemiantes – usadas para diminuir a glicemia – ao poder hidratante de sua polpa que podem melhorar o aspecto da pele e do cabelo.
O nopal também é composto por polifenóis, polissacarídeos, flavonoides, gorduras, proteínas e propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, anticancerígenas, hepatoprotetoras e diuréticas, sendo capaz de ajudar a prevenir o câncer, diminuir o colesterol e facilitar a perda de peso.
Aprenda a incluir a planta na alimentação
O cacto nopal pode ser preparado de várias formas: assado, refogado, cozido ou simplesmente batido com o suco. O importante, na verdade, é aproveitar apenas as partes comestíveis do alimento e se lembrar de remover todos os seus espinhos, limpando-o muito bem antes de prepará-lo. Uma boa dica para incluir a planta na alimentação é fazer um suco verde com limão, maçã, gengibre, nopal e açúcar todas as manhãs.
Luz p’ra nós!
Portais
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil.net
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br
Show de bola! Luz p’ra nós!
Luz pra nós
Nunca tinha ouvido falar sobre , muito bom !💜
interessante!!! luz p’ra nós
Que bom saber, temos muitas por aqui! Eu costumo comer o fruto dela tb cheio de espinhos por fora, e dentro uma polpa amarela alaranjada, quase sem gosto! Obg…Luz p’ra nós! 💫
Interessante, espero poder experimentar qualquer dia. Luz p’ra nós!
luz p´ra nós!
Bem interressante esse alimento! Luz pra nós!
Não conhecia, muito bom irmã! Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
Bem interessante
Nao tinha ouvido falar
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
Só conhecia com o nome de palma, comi na Bahia e me apaixonei, o refogado é muito saboroso.
Luz para nós!
Grato pela informação luz para nós!
Luz P’ra Nós!
luz pra nós
luz pra nós !
Amém. #luzpranos
Muito bom! Gratidão! Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!