O que faz com que os vaga-lumes iluminem suas “lanternas mágicas”?

Michelly 27
Compartilhe a Verdade

 

Estima-se que no planeta existam mais de 2 mil espécies de vaga-lumes. Na verdade, eles são considerados como besouros alados, podendo ser mais vistos durante verão, naturalmente em regiões tropicais. Seu “mecanismo de brilho” serve a múltiplos propósitos.

Eles começam a acender suas luzes ainda em estágio de larva – a luz serve como uma espécie de aviso aos predadores de que eles são tóxicos. Os elementos químicos que permite com que eles acendam são tóxicos para os outros animais e também para humanos.

 

 

Essa luz resulta da mistura de oxigênio, um pigmento apontado como luciferina, a enzima luciferase e um elemento químico que podemos aprender em aulas de biologia: a adenosina trifosfato (ATP) , que dá energia às células. Cristais de ácido úrico, centrados nas células que são acionadas para dar a luz, e que atua como a camada refletora e permitem com que a luz seja passada para o exterior do corpo do vagalume.

Contudo, ainda é um mistério de como esses insetos dominam “quando” pretendem acender suas luzes, tudo indica que seja algo involuntário. Porém, entendem que ela serve em insetos adultos que “se acendem” quando se mostram abertos para aceitar parceiros. Os modelos da luz variam de acordo com cada espécie – alguns possuem luzes que permanecem acessas todo tempo e de outros piscam sempre.

Existe uma lenda que diz que quando seguramos um vaga-lume, ele para de brilhar porque necessita da energia de suas asas para dar a luz. Contudo, de acordo com especialistas, esse fato não procede.

Outros animais, assim como os vaga-lumes têm bioluminescência, notadamente os animais marinhos que habitam nas profundezas do oceano: acredita-se que 90% dos bichos de lá consigam produzir luz.

 

Jornal de Goiás - Por que os insetos, em especial os vagalumes ...

 

Apesar de sua importância para o equilíbrio ecológico e para estudos na área de biotecnologia e biomedicina, os vaga-lumes estão desaparecendo. As principais causas são a poluição, o desmatamento e o aumento da presença de luzes artificiais em áreas onde, antes, os vaga-lumes se localizavam. “O vaga-lume utiliza a própria luz para encontrar seu parceiro sexual. Quando há um aumento das luzes artificiais, ele não consegue enxergar a luz do sexo oposto e não consegue se reproduzir. A continuidade da espécie fica, então, comprometida”.

 
 

Portais
Não esquece de dar aquela força no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br
unebrasil.net
 

Luz p’ra nós!

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

27 thoughts on “O que faz com que os vaga-lumes iluminem suas “lanternas mágicas”?

  1. Sou fascinada por eles. Quando criança, era uma festa observar eles dançando no ar, hoje em dia, vejo poucos por aqui, mas quando vou pra roça, me deleito na contemplação!

  2. Fico encantada com os vagalumes, e também é desde a infância. Sempre curiosa para saber o que os faziam iluminar… Uma vez me disseram que eram pedacinhos de estrelas que tinham em cada um, rs. E eu acreditei! Luz p’ra nós…💫

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Umeboshi – Para que serve a Ameixa Japonesa Salgada?

Compartilhe a VerdadeA cultura culinária japonesa é mestra na arte de manter a saúde pelo alimento – para tal eles usam e abusam dos fermentados de todo tipo. Nesse rol está o umeboshi, chamado também de ameixa japonesa em conserva. Seca fermentada em sal marinho para acompanhar todas as refeições.   […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!