Apesar de seu sabor amargo, o jiló possui apreciadores em todos os cantos do país. Fruto do jiloeiro, é cultivado principalmente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
Com formato arredondado, o jiló possui coloração esverdeada, variando dos tons mais claros até os mais escuros, contendo nutrientes importantes para uma boa saúde, como cálcio, fósforo e ferro.
Apesar de ser confundido com um legume, o jiló é um fruto, podendo ser consumido de formas variadas, marcando presença com seu sabor inconfundível.
8 benefícios incríveis do jiló
Fruto rico em água (cerca de 90% de sua composição), este é um alimento com baixas calorias. Confira alguns dos mais populares benefícios do consumo de jiló de acordo com a nutricionista Ana Paula Moura:
- Auxilia no controle do diabetes: “devido a sua grande quantidade de fibras e seu baixo teor de carboidratos, este fruto ajuda a manter o controle da glicemia”, revela a profissional.
- Coadjuvante no tratamento de anemia: como é um alimento rico em ferro, pode ser um ótimo coadjuvante no tratamento de anemias, principalmente da anemia ferropriva.
- Garante um coração mais saudável: segundo a nutricionista, o jiló é rico em vitamina B1, a qual age diretamente na regulação de algumas funções cardíacas.
- Ajuda no tratamento de dislipidemia: este fruto possui altas doses de flavonoides, compostos que ajudam a diminuir o colesterol ruim (LDL) e ainda evitam a formação de placas de ateroma no sistema circulatório.
- Melhora da higiene bucal: “graças ao seu sabor amargo, o jiló aumenta a salivação, feito que auxilia na higiene bucal, diminuindo o mal hálito”, explica Ana Paula.
- Proporciona uma melhor digestão: este é um de seus benefícios mais conhecidos. Devido ao ser amargor, o jiló estimula a secreção de mais suco gástrico, resultando em uma melhor digestão dos alimentos.
- Garante sensação de saciedade: como ele possui grande quantidade de fibras e água, este fruto garante maior sensação de saciedade, podendo ser consumido em maior quantidade.
- Função antioxidante: “como o jiló é rico em vitamina A e manganês, ele ajuda na prevenção de doenças graves como câncer e doenças degenerativas, por combater os radicais livres”, adiciona a profissional.
Todos estes benefícios podem garantir uma melhor saúde, além de aumentar a sensação de bem-estar. Comprove seus efeitos ao adicionar o consumo de jiló a sua rotina alimentar.
Como tirar o amargo do jiló
De acordo com Ana Paula, uma boa dica para tirar o sabor amargo do fruto é corta-lo em quatro partes e coloca-lo em um recipiente com água e uma pitada de sal por cerca de 15 minutos.
Além disso, a profissional revela que o melhor momento para consumir o jiló é quando este apresentar coloração verde brilhante e estiver firme ao toque. “Ele pode ser consumido com ou sem casca, mas caso ele chegue a amarelar, deve ser descartado, pois quanto mais maduro mais amargo fica”, esclarece.
fonte
Portais
Fortaleça no merch!
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/
Luz p’ra nós!
Luz P’ra Nós!
Luz pra nós
Luz pra nós!
Luz para nós!!
Luz p’ra nós 🙏
Luz p’ra nós.
Gratidão pelo post irmã! 🙏
Luz pra nós