Folha de pitangueira: Propriedades medicinais e formas de uso

Compartilhe a Verdade

 

As folhas de pitanga oferecem diversos benefícios para a saúde, além de um chá saboroso, elas também podem ser consumidas como tempero em saladas e molhos. A pitangueira, Eugenia uniflora, é uma árvore nativa da América Latina. Atualmente já é cultivada também nos Estados Unidos, Argélia, China e Índia sendo o Brasil, no entanto, o maior produtor.

Na mesma pitangueira, podem nascer pitangas nas cores verde, amarelo, laranja e vermelho-intenso, de acordo com o grau de maturação.

O fruto da pitangueira, chamado de pitanga, não é comumente encontrado em mercados. Entretanto, é muito fácil encontrar pés de pitanga no Brasil e a fruta, que parece uma pequena abóbora muito apreciada.

Consumido in natura, o fruto levemente ácido também é ingrediente para sucos, geleias, doces, licor e conhaque, além de fazer parta de dieta de aves como o anu-preto. Além dos frutos, as folhas ovais e as flores brancas e aromáticas chamam atenção dos observadores e admiradores de natureza. O tronco liso, com até 50 centímetros de diâmetro, é madeira pesada, dura, compacta e de longa durabilidade natural.

Considerada planta semidecídua, a pitangueira é frequente em solos úmidos e floresce entre agosto e novembro, com amadurecimento dos frutos entre os meses de outubro e janeiro.

Nativa da mata atlântica brasileira, a pitangueira pode ser encontrada desde a Paraíba até o Rio Grande do Sul. O nome pitanga tem origem no termo tupi ” ybápytanga“, que significa “fruto avermelhado” ou “vermelho rubro”, já que, quando madura, apresenta tom vivo e escuro, próximo ao marrom.

A pitangueira pode atingir de dois a doze metros de altura. Mas também há cultivo de bonsai de pitanga, que não chega a atingir um metro de altura.

As flores que antecedem o nascimento da pitanga são brancas e servem de fonte de alimento (pólen) para abelhas, exercendo um papel importante no equilíbrio ambiental.

Propriedades medicinais

As folhas de pitangueira já eram usadas pelos índios tupi-guarani contra diarreia, má digestão e tônico estimulante. O seu chá é indicado em casos de depressão, pressão arterial descontrolada (tanto é eficaz em casos de pressão baixa quanto alta, pois acalma e equilibra essa função orgânica), agitação e tristeza profunda.

Na farmacopeia fitoterápica já existem diversos estudos que comprovam os bons efeitos do chá de folhas de pitanga pelos seus efeitos anti-hipertensivos, estimulantes, antimicrobianos e antioxidantes, anteriormente apontados na medicina ancestral e popular.

Um desses estudos, de 1987, afirma que o efeito estimulante da folha da pitanga no organismo humano ocorre pela ação inibitória da enzima xantino-oxidase. Para melhorar este seu efeito, as folhas são potencializadas por grãos de café, folhas de chá ou erva-mate, em infusão – esta forma de uso é característica da região do Rio da Prata.

Sugestões uso medicinal

tempero, dá para usar as folhas bem tenras, folhas suaves, aromáticas e macias você poderá usar para temperar suas saladas e descobrir as melhores combinações. Também poderá misturá-las no morteiro (pilão) com outras especiarias e produzir um molho especial: o masala com pitanga.

O óleo essencial das folhas da pitanga tem propriedades antimicrobianas, sendo capaz de eliminar fungos, principalmente os fungos de pele, como a Candida sp. e bactérias como:

  • Escherichia coli que causa infecção urinária;
  • Staphylococcus aureus que causam infecções pulmonares, de pele e ósseas;
  • Listeria monocytogenes que pode causar infecções intestinais;
  • Streptococcus que causam infecções de garganta, pneumonia e meningite.

Além disso, o extrato das folhas da pitanga tem ação antiviral contra o vírus influenza que pode causar gripe.

Para tratar diarreia não infecciosa, algumas pesquisas sugerem o preparo de chá folha de pitanga na proporção de três gramas de folha de pitanga (uma colher de sopa) para 150 ml (uma xícara de chá) de água fervente.

Nesses casos de diarreia, a indicação é utilizar um cálice (30 ml) de chá de pitanga após a evacuação por no máximo dez vezes ao dia.

Pessoas que sofrem de hipertensão arterial não devem fazer uso de seu chá ou mesmo do banho.

O suco de pitanga também possui propriedades medicinais. De acordo com um estudo publicado pela plataforma PubMed, o suco de pitanga (a fruta) é composto por duas substâncias que têm importante atuação contra inflamações na gengiva.

Segundo o estudo, ingerir suco de pitanga também absorve propriedades medicinais que ajudam a prevenir doenças periodontais relacionadas a inflamação por bactérias.

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

8 thoughts on “Folha de pitangueira: Propriedades medicinais e formas de uso

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Arte indígena, primeira forma de expressão da arte Brasileira

Compartilhe a Verdade Além da Arte Primitiva há que se considerar, na evolução da Arte Brasileira, a Arte Indígena, que desempenhou importante papel como construção e consolidação de uma cultura específica, e que muita contribuição deixou para os artistas estrangeiros que aqui vieram no início da colonização, como também para […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!