Mulheres na Bíblia – Leis para as mulheres em Êxodo

Compartilhe a Verdade

Por intermédio de Moisés, Deus deu leis à nação de Israel. A lei de Moisés consistia de muitos princípios, normas, cerimônias, rituais e símbolos para lembrar o povo de seus deveres e responsabilidades. Incluía a lei de mandamentos e cerimônias de cunho moral, ético, religioso e físico — inclusive sacrifícios (Lev. 1–7) — com a finalidade de fazer com que se lembrassem de Deus e da obrigação que tinham para com Ele (Mos. 13:30). A fé, o arrependimento, o batismo na água e a remissão dos pecados faziam parte da lei, bem como os Dez Mandamentos e muitos outros mandamentos de elevado valor ético e moral. Grande parte da lei foi cumprida com a morte e a Ressurreição de Jesus Cristo, que puseram fim ao sacrifício por derramamento de sangue, afinal Ele nos limpou e nos libertou do pecado.

No livro do Êxodo, que marca a saída do povo de Israel do Egito, através da liderança de Moisés, é possível encontrar uma porção de leis que marcam os deveres, os direitos e as proibições para mulheres judias. Confira na tabela abaixo onde você pode encontrar cada uma delas e para quais mulheres do povo de Israel cada uma se destina:

DEVERES

Êx 19:15 Ritual de pureza: afastar-se de ter relações sexuais para apresentação diante de Deus.

Êx 20:10 Filhas e servas guardam o sábado.

DIREITOS

Êx 20:12 Honrar mãe.

Êx 21:2-11 Direitos da escrava hebreia

Êx 21:15 e 17 A violência física e verbal à mãe é crime

Êx 21:20, 21, 26, 27, 32 Ferir ou matar a escrava é crime

Êx 21:22-23 Direitos da mulher grávida

Êx 21:28 Penas quando uma mulher morrer chifrada pelo boi

Êx 22:16 e 17 Direito das virgens
Êx 22:22-24 Direito das viúvas e órfãs

PROIBIÇÕES

Êx 20:17 Proibido mulheres e servas do próximo serem cobiçadas

Êx 22:18 Proibido feiticeiras

Êx 34:16 Proibido israelitas casarem com mulheres pagãs

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

9 thoughts on “Mulheres na Bíblia – Leis para as mulheres em Êxodo

  1. Hoje eu leio a Biblia com um olhar totalmente diferente, sabendo da sua importancia. Comecei a ler em ordem cronologica, admito que passar pelos 5 primeiros livros foi um exercicio de fe e nao julgamento, como no caso dos sacrificios. Mas hoje entendo o porque de tudo isso e enxergo beleza nas leis tambem. Vejo nelas o cuidado e a protecao de Deus, visando resguardar o povo que tomaria posse do mundo. Obrigada pela materia. Luz p’ra nos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Mulher constrói mini casa com ônibus antigo e materiais recuperados

Compartilhe a Verdade Miranda vive na Colúmbia Britânica, Canadá, e conta que reaproveitar ao máximo as coisas é uma tradição de família. “Minha avó reutilizava tudo o que podia”, conta. Talvez por isso esta canadense soube como transformar um antigo ônibus escolar, de 1969, em uma aconchegante mini casa. Recuperando […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!