O Livro de Rute é um pequeno livro do Antigo Testamento que apresenta uma história simples de amor e dedicação entre uma jovem viúva moabita chamada Rute, e Noemi, sua sogra israelita. O livro conta a viagem delas para a terra natal de Noemi, Judá, e como Rute encontrou um novo marido e teve um filho, o qual viria a ser o avô do maior Rei que Israel teve.
A história de Rute passa-se no tempo em que o povo de Israel era governado por juízes. Rute, uma jovem do país de Moabe (gentia), casa com um israelita. Este morre, e então Rute se apega à sua sogra, demonstrando profunda devoção ao Deus de Israel. Depois de algum tempo, Rute casa de novo, agora com um parente do seu primeiro marido. E foi por causa desse segundo casamento que Rute veio a ser bisavó de Davi, o maior Rei de Israel, e consequentemente ancestral de Jesus.
As história dos juízes (livro anterior ao de Rute) mostram as desgraças que vieram quando o povo de Deus se afastou dele. Este livro conta as bênçãos que recebe uma estrangeira quando se volta para o Deus de Israel e assim passa a fazer parte de seu povo.
Em Juízes temos guerras, em Rute paz.
Em Juízes crueldade, em Rute gentileza.
Em Juízes idolatria, em Rute fidelidade ao Deus verdadeiro.
Em Juízes depravação, em Rute amor genuíno.
Em Juízes deslealdade, em Rute devoção.
Neste pequeno livro nós encontramos os princípios de graça e redenção do Novo Testamento.
Boas, o rico israelita parente (que vem a ser o novo marido de Rute), é um tipo de Cristo. Rute estrangeira, viúva e indigente, é uma figura dos gentios inseridos no meio do povo de Deus, isso é: na Igreja. A moabita excluída pela Lei de Moisés é admitida pela graça, não só na Congregação do Senhor, mas também na linha ancestral do Messias.
Há somente dois livros nas Escrituras que recebem nomes de mulheres: Rute, a gentia que se casou com um hebreu e Ester, a judia que se casou com um gentio. Estes casamentos mistos, que eram proibidos na Lei de Moisés, aconteceram em épocas de apostasia e disciplina do povo de Israel, porém mesmo assim, em sua graça e Soberania, Deus se utilizou destes caminhos imperfeitos para cumprir os seus mais altos propósitos. No caso de Rute, sendo ancestral do maior Rei de Israel. No caso de Ester, providenciando a preservação do povo escolhido durante o período do cativeiro.
Os principais personagens desse livro são: Rute, Noemi e Boas.
Os locais principais são: Belém de Judá e o território de Moabe.
As palavras chave no livro são: parente; resgatador e redenção.
O tema principal do livro: os primórdios da família messiânica de Davi.
Veja também:
Mulheres na Bíblia – Zípora, a esposa de Moisés
Mulheres na Bíblia – A profetisa e parteira Miriam
Mulheres na Bíblia – Isaque e Rebeca, o nascimento de Esaú e Jacó
Mulheres na Bíblia – Leia e Raquel casam-se com Jacó, gerando as 12 tribos de Israel
Mulheres na Bíblia – Sara, a mulher de Abraão
Portais
Fortaleça no merch!
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós
luz pra nós !
Muito legal!!!
Muito bom. #luzpranos
Luz p’ra nós!
Luz pra nós !!!
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅⚠️