As mulheres samurais do Japão feudal

Compartilhe a Verdade

Denominadas Onna-Bugeisha, elas raramente aparecem em textos antigos. No entanto, essas mulheres treinavam o manuseio de espadas e costumavam ser nomeadas Jitō (cabeça da terra), nome dado a pessoas que cuidavam e protegiam as terras enquanto os homens estavam ausentes.

Durante os períodos Heian e Kamakura, entre os séculos 8 e 14, as guerreiras ajudaram a colonizar novos territórios – e, consequentemente, se envolviam em lutas. Para tanto, elas treinavam o uso das notórias naginatas. Era esperado, por exemplo, que elas protegessem as aldeias e principalmente suas famílias. No final do período Heian, uma mulher em particular ganharia notoriedade. Era Tomoe Gozen.

Grande parte do que se sabe sobre Gozen vem dos relatos presentes na crônica Heike monogatari (O Conto dos Heike), que narra a guerra de Genpai. De acordo com a obra, a combatente era uma excelente arqueira e domava cavalos selvagens sem dificuldade.

Suas habilidades ganharam ênfase durante a batalha de Yokotogawara, conflito no qual matou sete samurais. Em outros combates liderou exércitos bem-sucedidos. Foram tantas façanhas que Tomoe se tornou um dos símbolos das guerreiras.

Assim como os samurais homens, as mulheres guerreiras perderam espaço no século 19, com a Restauração Meiji, que tirou o poder dos xoguns e o devolveu à família real. O novo governo, controlado por burocratas da oligarquia que havia derrubado o xogunato, iniciou uma série de reformas para modernizar o Japão e formar exércitos organizados à moda ocidental.

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

11 thoughts on “As mulheres samurais do Japão feudal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

A instigante mulher caucasiana de 3 mil anos

Compartilhe a Verdade Em 1980, no deserto de Taklamakan, localizado em Xinjiang, uma região autônoma da República Popular da China, foram encontradas diversas múmias da civilização tocariana, um povo indo-europeia que viveu na Ásia Central, por volta do ano 1.000 a.C.. Entre os esqueletos descobertos, estava o de uma mulher, extremamente bem […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!