Higiene e conservação dos alimentos

Compartilhe a Verdade

Como higienizar as frutas, verduras e legumes?

A higienização de frutas, verduras e legumes é importante para diminuir os riscos de contaminações por bactérias que estão presentes nos alimentos quando eles são colhidos ou comercializados. Também chamada de sanitização, a higienização desses alimentos deve ser feita sempre antes de consumi-los ou de armazená-los em geladeiras ou na cozinha.

Dicas para higienizar alimentos e evitar contaminações:

  • Lave as mãos com sabonete líquido, esfregando inclusive o dorso, as unhas e entre os dedos.
  • Lave as frutas, verduras ou legumes em água corrente removendo toda a sujeira. Em uma tigela, faça uma solução com 1 colher de sopa rasa de água sanitária (10ml) ou 2 colheres de sopa rasa de hipoclorito de sódio (20ml) em 1 litro de água. Coloque as frutas, legumes ou verduras na solução por 15 minutos.
  • Retire os alimentos, lave-os em água corrente e os deixe secar naturalmente.
  • Os alimentos que não forem consumidos na hora devem ser armazenados na geladeira para aumentar sua durabilidade.

Qual o melhor lugar para conservar as frutas, verduras e legumes?

O armazenamento na geladeira é o ideal, mas os alimentos também podem ser conservados no congelador. O consumidor precisa avaliar o estado físico e o tipo da fruta, verdura ou legume para escolher a melhor opção de conservação.

Antes de guardar os alimentos, é importante tomar algumas precauções:

  • Não use caixas de madeira ou papelão para conservar a mercadoria.
  • Coloque tudo em caixas de plástico ou vidro com tampa;
  • Sempre mantenha a geladeira limpa e higienizada;
  • Não deixe nada no chão ou próximo de fontes de sujeira ou de acesso de insetos.
  • Veja também as dicas para conservar melhor frutas, verduras e legumes de acordo com cada produto.

Frutas

As frutas podem ser conservadas em temperatura ambiente caso ainda estejam verdes. Após o amadurecimento, é importante armazenar na geladeira e consumir em torno de 1 semana.

Caso estejam descascadas e cortadas, coloque em recipiente com tampa na geladeira e consuma no mesmo dia. O congelamento no freezer também pode ser usado para conservar frutas por períodos entre 3 e 6 meses. As opções delicadas, como morangos e uvas, devem ser congeladas individualmente.

Verduras e Legumes

Mantenha as verduras e legumes em locais frescos ou na geladeira, especialmente se não estiverem maduros demais. É possível usar potes para separar as verduras após secá-las, para consumo entre 2 e 3 semanas.

No caso de folhas como couve e alface, é possível colocar o alimento em vasilhas com papel toalha para absorver água que pode ter permanecido após a secagem. As folhas podem durar por mais tempo dessa forma.

Ainda é possível congelar os legumes após o processo de branqueamento, que torna as cores mais proeminentes e auxilia na conservação. Isso porque o aquecimento gera a inativação de enzimas que causam o amarelamento das hortaliças, durante o armazenamento. E assim, podem ficar conservados por até 3 meses.

Qual recipiente usar para guardar as frutas, verduras e legumes?

Além da forma usada na conservação de alimentos como frutas, legumes e verduras, é importante ter atenção para os recipientes usados no armazenamento, seja para manter os itens congelados, na geladeira ou em cima de mesas, balcões e prateleiras.

Os materiais mais indicados na hora de comprar recipientes para conservar alimentos são vidro e plástico, desde que sejam de boa qualidade e não soltem resíduos. No caso do plástico, é fundamental observar se os potes e recipientes que você for comprar são livres de BPA (ou contém a expressão BPA free na embalagem).

Dica: Potes de plástico podem trazer danos à saúde.

 

 

 

circulo

Portais

 Fortaleça no merch!

cristolucifer.com.br
unebrasil.com.br
unebrasil.org
unebrasil.net
congressoonline.org
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

ka

Luz p’ra nós!

 

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

15 thoughts on “Higiene e conservação dos alimentos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Vitamina D e óleo de peixe podem ajudar a prevenir doenças autoimunes

Compartilhe a Verdade Ingerir suplementos de vitamina D e óleo de peixe pode ajudar a proteger adultos de desenvolverem distúrbios autoimunes como artrite reumatoide, psoríase, doenças da tireoide e polimialgia reumática, uma doença inflamatória que causa dor muscular e rigidez nos ombros e quadris, de acordo com um novo estudo. […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!