Cozinha: costumes modernos oriundos da Idade Média

Dri 13
Compartilhe a Verdade

As pessoas podem se chocar ao descobrir o quanto de nossos costumes e hábitos modernos são oriundos da Idade Média.

Um desses hábitos é a comida e como seu modo de preparo, independente de classe social, contribuiu para que hoje tenhamos acesso a várias informações que moldaram a culinária moderna, partindo de um tempo em que a maioria das pessoas não tinha acesso a todos os tipos de alimentos, principalmente os mais nutritivos.

O que prevaleceu, porém, de ambos os lados da cadeia social, foi o pouco conhecimento de como preparar algo quando tudo o que se tinha naquela época para cozinhar era uma chaleira.

 

1. Regando tudo com bastante molho 

 

O hábito de regar ou cozer os alimentos em molhos surgiu no início do período medieval, quando a comida ainda era servida à base de leite, vinho, manteiga ou algum tipo de suco que surgia no processo de cozimento — popularmente conhecido como “fundinho da panela”.

Essa maneira de fazer molhos surgiu, especificamente, entre os cidadãos de classe baixa, visto que a farinha não podia ser desperdiçada para preparar o molho porque era o alimento mais importante em peso calórico da refeição.

O passar dos anos alcançou o uso de especiarias em molhos e as diferentes maneiras de prepará-lo. O mingau de aveia, hoje consumido como até uma espécie de sobremesa, foi um deles, podendo ser servido em várias espessuras, incluindo o caldo fino mais conhecido por ser o ponto do mingau. Ele era ingerido como molho ou com pães e legumes.

A evolução das panelas e modernização do fogão foram essenciais para que chegássemos ao tipo de molho que conhecemos hoje, já que na época medieval a preparação dele em fogo aberto dificultava o controle de temperatura do molho, resultando em misturas menos complexas e mais grosseiras.

 

2. Aromatizantes: colocando cheiro e sabor

 

Atualmente, os aromatizantes alimentares podem ser químicos naturais ou artificiais que têm o objetivo de adicionar, suplementar, modificar ou ainda mascarar o sabor original de um alimento — aparecendo como um artigo complexo na culinária medieval.

As variedades de ervas que eram cultivadas por toda a Europa, principalmente para fins medicinais, já eram usadas como aromatizantes para alimentos. Baseadas nos quatro humores, tinham o objetivo de manter os alimentos saudáveis, facilitar a digestão e manter o equilíbrio.

Por outro lado, as especiarias que vinham quase todas da África ou do leste europeu, limitadas aos privilégios dos ricos, serviam para melhorar o sabor dos alimentos, tanto quanto servir como símbolo de status social.

Os menos favorecidos economicamente falando, costumavam colher frutas verdes e extrair seu suco para gerar aromatizantes mais azedos, bem como o leite de amêndoas com mel desempenhava um papel na suavização do sabor mais forte de algum alimento.

 

3. Sobremesas: delícias através do tempo 

 

Considerado por muitos um dos momentos mais saborosos de uma refeição, as sobremesas também surgiram nos idos tempos medievais, quando havia uma necessidade extrema de preservar a saúde através do equilíbrio dos humores.

Pessoas de poder econômico, mais uma vez, foram os responsáveis por criarem esse último prato, já que as demais classes sociais não podiam se dar ao luxo de fazer mais duas refeições por dia. Acreditava-se que a sobremesa ajudava a “fechar os órgãos digestivos”, permitindo que a pessoa pudesse trabalhar e fazer suas tarefas normalmente.

A princípio, os pratos começaram com queijos e algumas frutas, depois foram substituídas por conservas e, nos meses de inverno, a neve misturada com elas deu origem a uma forma primitiva de sorvete. Foi só em meados do século XIV que as sobremesas evoluíram para biscoitos e panquecas rudimentares.

Vale ressaltar que o açúcar, raro e caro, só era usado por pessoas com maior poder aquisitivo para agradar e surpreender visitas importantes, com cremes adoçados, frutas, nozes cristalizadas, e tortas recheadas com frutas adocicadas.

MegaCurioso -texto adaptado-

 

Portais:

Escola de Lucifer

Unebrasil

Unebrasil Círculo EDL

Unebrasil Oryon

Loja Lucifer

Rapé do Reino

Congresso Online

Projeto Quero Vencer

 

Ajudem compartilhando|comentando…

Luz pra nós ✨

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

13 thoughts on “Cozinha: costumes modernos oriundos da Idade Média

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

A espiral e os ciclos do universo

Compartilhe a Verdade   Por ser um dos simbolos mais antigos do universo, por vezes podemos nos perguntar: qual é o real significado da espiral? A espiral é a essência do mistério da vida. Assim como se centra, ela também para, se encontra, se retorce e, então, desce e sobe […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!