Deusas nativas do Brasil

Compartilhe a Verdade

Para os índios tupi, todas as coisas, animadas ou inanimadas, têm uma mãe, ou ci. A mãe é quem gera e quem cuida, protegendo sempre seu filho ao longo do seu processo de desenvolvimento. As montanhas, por exemplo, têm uma mãe. Os astros também e assim sucessivamente.

Jaci

mãe dos vegetais recebe o nome de Jaci, a Lua.

Em uma das lendas dos deuses tupi, Jaci era irmã-esposa de Coaraci (ou Guaraci): o Sol.

Criadora dos vegetais, ela também é a responsável por cuidar de seu desenvolvimento. Por isso, grandes festas são feitas em adoração a Jaci. Nessas festas, feitas tanto na lua nova (Iaci omunhã) quanto na lua cheia (Iaci icaua) , há fartura de comida e bebida e muitas danças. Afinal, homenagear Jaci é garantia de uma vida de abundância.

Da mesma forma, ofender Jaci é o mesmo que provocar a própria miséria. E isso vale para as outras mães.

Kerpimanha

Apesar da Kerpimanha não ter ci no nome, também é uma mãe. A mãe dos sonhos. A que deu origem aos sonhos. Segundo a crença tupi, ela é uma velha que desce do céu e entra no coração da pessoa adormecida.

Durante o sono, a alma vaga por aí. Age, encontra pessoas, revisita lugares, e só não nos lembramos de toda essa viagem se Kerpimanha deixar um recado dentro do coração. Um recado dado por Tupana. Ao encontrar o recado, a pessoa esquece daquilo que fez e viu durante suas andanças.

Assim, se Kerpimanha deixou um recado de Tupana, não nos lembramos da nossa viagem onírica. Se não deixou, acordamos com as lembranças fresquinhas na cabeça. Só um pajé sabe distinguir um tipo de sonho do outro.

Ceuci

É a mãe de Jurupari, o reformador das leis, na tradição oral dos povos tupi. Ceuci é a virgem que engravidou pelo suco do fruto da cucura do mato, também conhecida como purumã na região do Rio Solimões.

O fim de Ceuci marca a transformação na mitologia tupi.

Morte de Ceuci

O nascimento de Jurupari, filho de Ceuci, representa uma virada na história dos deuses tupi. Jurupari, conhecido como o reformador das leis, é aquele que decreta um ponto final e um recomeço. Segundo Cascudo, é o conceito de mãe (ci) enquanto origem que torna clara a reação de Jurupari.

Originalmente Jurupari é o legislador, o ser mitológico responsável por uma reforma profunda nos costumes da humanidade.

Acredita-se que ele foi mandado pelo Sol para corrigir as leis que até então guiavam os seres humanos com o objetivo de encontrar a mulher ideal para o Sol se casar. A condição para Jurupari retornar ao céu é encontrar essa mulher. Mas ela ainda não foi encontrada.

Jurupari criou festas proibidas às mulheres e estabeleceu segredos que só poderiam ser compartilhados entre homens iniciados.

Cascudo aponta um possível significado para o nome Jurupari: fechar a boca. Iuru significa “boca” e pari um mecanismo que serve para fechar a passagem dos peixes num rio.

Em suas viagens pelo Brasil na primeira metade do século XX, Cascudo observou que as doutrinas morais de Jurupari eram praticadas por diversas tribos indígenas com as quais entrou em contato e influenciavam costumes de algumas regiões do interior do país.

Os oito mandamentos de Jurupari, segundo Pastoral de 1909 de D. Frederico Costa (Bispo do Amazonas), são estes:

1º A mulher deverá conservar-se virgem até a puberdade.

2º Nunca deverá prostituir-se e há de ser sempre fiel a seu marido.

3º Após o parto da mulher, deverá o marido abster-se de todo trabalho e de toda a comida, pelo espaço de uma lua, a fim de que a força dessa lua passe para a criança.

4º O chefe fraco será substituído pelo mais valente da tribo.

5º O tuxaua (chefe) poderá ter tantas mulheres quantas puder sustentar.

6º A mulher estéril do tuxaua será abandonada e desprezada.

7º O homem deverá sustentar-se do trabalho de suas mãos.

8º Nunca a mulher poderá ver Jurupari a fim de castigá-la de algum dos três defeitos nela dominantes: incontinência, curiosidade e facilidade em revelar segredos.

Em uma das lendas conta-se que é o 8º mandamento que provocou a morte de Ceuci. Segundo a história, Ceuci desrespeitou a regra que diz que é proibido às mulheres verem ou ouvirem o líder Jurupari discursar.

Matéria complementar:

Deuses Indígenas – Mitologia Brasileira

Portais
 Fortaleça no merch!

cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

22 thoughts on “Deusas nativas do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Óleo medicinal de cacau

Compartilhe a Verdade O cacau como muitos sabem, é a semente do fruto do cacaueiro e o principal ingrediente do chocolate. Para que estas sementes possam ser transformadas em pó ou no chocolate, elas devem ser colhidas da árvore, secadas ao sol e depois torradas e amassadas. A massa resultante […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!