Um xampu natural feito de mangabeira, quem diria? E foi da casca, do caule e da folha da árvore que cientistas brasileiras desenvolveram um o produto, que é sustentável e um sérum para a pele.
Típica do Cerrado e da Caatinga brasileira, a mangaba é, além de gostosa, rica em extratos naturais ricos para os fios e para a pele. Sabendo disso, as pesquisadoras da Universidade Federal do Tocantins (UFT), da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) passaram a desenvolver cosméticos a partir da planta e o resultado foi um sucesso!
O desenvolvimento desses dois produtos – xampu e creme -, mais naturais e sustentáveis por evitarem a utilização de ingredientes sintéticos – foi divulgado em dois artigos científicos: um publicado em março sobre o sérum, e o segundo agora, sobre o shampoo, no Brazilian Journal of Biology.
O projeto
As pesquisadoras descobriram que boa parte da mangabeira era rica em antioxidantes e saponinas.
A farmacêutica Juliane Farinelli Panontin, uma das autoras do projeto, explicou que começou a estudar a planta durante a tese de doutorado dela. Quando viu que além da fruta, a árvore também apresentava compostos ricos para o nosso corpo, ela teve a ideia de desenvolver os produtos.
“Como a mangaba é sazonal, procuramos estudar outras partes da planta, que poderiam ser transformadas em cosméticos, com formulações simples, para que a comunidade possa se organizar para produzir. Na tese foi abordado os caminhos para a legalização da produção de cosméticos pela comunidade, inclusive”, explica Juliana.
Nos ensaios de triagem, o grupo verificou que as folhas continham saponinas, substâncias que podem ser usadas para limpeza. A partir daí, elas passaram a projetar o que desejavam.
“Então preparamos um extrato da planta e colocamos na formulação de um xampu, que preparamos sem lauril sulfato de sódio, uma substância sintética responsável pela limpeza”, diz a pesquisadora.
O sérum também é um foco de pesquisa da cientista e ela explica que o produto tem grandes propósitos, devido as qualidades que apresenta.
“Ele [o sérum] é antioxidante, feito com extrato da casca da mangaba. Serve para o tratamento e prevenção dos sinais de envelhecimento da pele”, explica Juliana.
Comercialização
Juliana explica também que o próximo passo para é a comercialização do xampu sustentável e do sérum para a pele, feitos da mangabeira.
Ela disse que a equipe quer aumentar a escala. Indústrias que a fabriquem poderiam comprar o extrato de pequenas comunidades extrativistas.
A cientista lembra que o estado de Sergipe é o maior produtor nacional de mangaba, o que facilita a extração em larga escala.
Veja também:
Sintético x Natural
Portais
Fortaleça no merch!
cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/
Luz p’ra nós!
Daora!
Luz p’ra nós!
Obrigado pelo post.
#luzpranos #circuloedl #unebrasil
Que bacana, deu vontade de experimentar. Luz p’ra nós
Legal! Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós
Gratidão!!!
Que legal
Luz p´ra nós!!
Luz p’ra nós!
quanto talento!!! deve ser cheiroso…..
Lpn.
Luz p’ra nós!
Que daora !!!
Gratidão pelo post
Luz p’ra nós
Que legal, deve fazer muito bem pro cabelo.
Muito top!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós



#circuloedl #luzpranos