Passar roupa é uma tarefa que nem todo mundo gosta de fazer e, por isso, muitas vezes acabam deixando de lado por ser trabalhosa e cansativa. Porém, neste artigo, queremos desmistificar essa ideia e te ensinar a como passar roupa de uma forma mais eficiente.
Assim, você ganha tempo e mais praticidade no seu dia, além de garantir que as peças estejam passadinhas em todas ocasiões especiais. Quer saber mais? Então, separe seu bloco de notas e confira 6 truques infalíveis para passar roupas.
Chegou a hora de você aprender a passar roupas de uma forma eficiente e sem medo de danificá-las. Confira:
1. Tudo começa na hora da lavagem
Se colocar muitas roupas na máquina elas vão ficar torcidas, coloque sempre somente a quantidade indicada. Na tentativa de ganhar tempo e lavar muitas peças de uma vez, você pode acabar danificando sua máquina e estragando as roupas. Além disso, os tecidos sairão muito mais torcidos e amassados do eletrodoméstico. Fique atento também às quantidades de sabão e amaciante usados. O uso da dose certa dos produtos (e o respeito às instruções de lavagem das etiquetas) também ajuda a evitar vincos e rugas nos tecidos.
2. Use cabides
As roupas que menos amassam podem ir tranquilamente para o varal. Porém, os tecidos mais propensos a criarem vincos como o de camisas e roupas sociais e outras peças mais delicadas secam melhor e ficam menos amassadas se forem pendurados em cabides para secar.
3. Separe as peças por tipo de tecido
Antes de começar a passar suas roupas, o recomendado é que você as separe por tecelagem, ou seja, conferir as características de cada tecido e modelo. Para tecidos que amassam facilmente, como algodão e linho, você pode cobrir a tábua de passar com papel alumínio (o lado brilhante para cima). Isso pode ajudar a minimizar os amassados dos dois lados de uma só vez.
Além disso, atente-se para esticar bem a peça na hora de passar, evitando que o tecido amasse ainda mais. Ao passar camisetas estampadas, por exemplo, tome cuidado para não passar o ferro diretamente sobre as estampas – para evitar danos.
4. Umedeça as roupas antes de passar
Caso você não consiga passar as roupas assim que retirá-las do varal, uma dica é umedecer as peças mais difíceis de passar. Para isso, você pode utilizar uma solução de água com um pouco de amaciante e aplicá-la com um borrifador. Além disso, você também pode optar por escolher produtos específicos, como os “passa fácil”. Esses itens atuam amaciando as fibras do tecido, o que facilita e agiliza o trabalho do ferro. Basta borrifar na peça um pouco antes de passar e pronto!
5. Confira as etiquetas
Às vezes arrancamos a etiqueta da roupa sem nem olhar as informações que estão nela. Mas os símbolos das etiquetas dão as dicas certas para cuidar bem da peça, inclusive na hora de passar. Por exemplo, quando a etiqueta apresenta o desenho do ferro de passar roupa com um “X” em cima, significa que não se deve utilizar o ferro. Isso porque ele pode prejudicar as fibras e danificar a peça.
6. Cuide a temperatura do ferro para cada tipo de roupa
Comece a passar as roupas que precisam de temperaturas mais baixas. Assim, poderá deixar as peças mais grossas para o final, quando o ferro estiver mais quente e poderá passá-las mais rápido. Normalmente, essa recomendação vai estar descrita na etiqueta da peça.
Como passar roupas delicadas
O tipo de roupa que a maioria das pessoas tem medo de passar são as com tecidos delicados, já que precisam de um cuidado extra. Para que você tenha um bom resultado, ajuste a temperatura do ferro conforme a etiqueta da delicada peça (normalmente, é a mais baixa potência que tiver).
Em seguida, coloque um pano de algodão por toda a tábua de passar roupa para criar uma espécie de barreira que vai impedir de outras cores passarem para o tecido. Depois, passe a roupa dos dois lados fazendo o mesmo processo e quando estiver pronto, pendure em um cabide.
Como passar camisa social
A camisa social é uma das peças de maior preocupação quando se trata de passar roupa com eficácia. Mais uma vez, checar as instruções do fabricante e contar com a ajuda de um borrifador são cuidados essenciais. Comece passando o colarinho aberto, na parte da frente e de trás. Depois, passe os punhos (com os botões abertos) e as mangas. Em seguida, finalize passando a parte dos ombros e o restante da camisa, vestindo a tábua com a peça para facilitar o processo.
Como passar peças em renda ou lã
Assim como as roupas delicadas, tecidos de lã ou com renda exigem um cuidado extra na hora de passar. Antes de tudo, verifique a temperatura indicada na etiqueta da peça para ajustar no ferro. Depois, a dica é colocar um pano úmido de algodão em cima e passar sem entrar em contato direto com a roupa. Quando pronto, é só pendurar a roupa em um cabide para não amassar ou dobrá-la para guardar.
Portais
Fortaleça no merch!
Escola de Lucifer
Unebrasil
Unebrasil Círculo EDL
Unebrasil Oryon
Loja Lucifer
Rapé do Reino
Congresso Online
Projeto Quero Vencer
Luz p’ra nós!
rs… Nossinhora! Pede isso pra mim não. Luz p’ra nós!
kk
Nossa lembro de uma época que trabalhava a semana toda e fim de semana era limpando a casa e lavando e passando roupa rs.
Luz p´ra nós
rsrsrs compreendo, essa epoca nunca saiu de mim kkkkkk menos passar roupa….. to aprendendo.
Obrigado pelas dicas.
Gratidão.
Luz pra nós 🙏
Passar roupas não é comigo não 😂, mas essas dicas ajudam! Gratidão!🙏
nem cmg kkkk pq nunca escolhi roupa pra passar…. porem mudei o habito….uma roupa bem passada é mt elegante e feminino….
Lpn!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós
Gratidão pelo post. Luz p’ra nós!