
Erva medicinal nativa da África e da Ásia Tropical, a alfavaca é muito utilizada na culinária de diversos países e bastante confundida com o manjericão por fazerem parte da mesma família (Lamiaceae). Trata-se de uma planta herbácea, com caule bem ramificado, folhas opostas de cor verde-brilhante, e flores pequenas e brancas nas extremidades das ramificações.
Por sua propriedade aromática e digestiva, a alfavaca é bastante usada como tempero de alimentos. Além disso, possui características terapêuticas, sendo indicada para o preparo de bebidas desintoxicantes. Além das folhas, tanto o caule quanto as flores da alfavaca são utilizados para produzir medicamentos fitoterápicos, chás, xaropes e óleos essenciais.
Também é utilizada no combate a colite, afecções do coração, cólicas menstruais, inflamações, como auxiliar nos partos, desânimo, nervosismo, reumatismo, prisão de ventre, feridas, machucados, gastrite, dor na barriga, afecções dos rins, ardor ao urinar, gripe, resfriado, febre, cãibras do sangue, problemas do estômago.
Quais os benefícios
A erva contém diversas substâncias importantes à saúde, entre elas, a vitamina K, vitamina C, vitamina B9, vitamina A, compostos antioxidantes, além de diversos minerais, como o ferro e o cobre. Diante disso, conheça os benefícios.
- Saúde do coração também agradece o consumo da planta. Isso porque as sementes podem diminuir o teor de colesterol ruim da corrente sanguínea (LDL). Por conter potássio, acaba tendo objetivo hipotensor. A alfavaca ainda relaxa a tensão dos vasos sanguíneos e das artérias, reduzindo a pressão arterial, diminuindo, assim, as chances de derrame cerebral e ataque cardíaco.
- Controle do açúcar no sangue: os óleos contidos na alfavaca ajudam o pâncreas a produzir de forma mais correta e eficaz a insulina, controlando os níveis de glicose do sangue.
- Anti-inflamatório e antioxidante: os extratos da planta também agem como anti-inflamatórios capazes de reduzir inflamações e inchaços em determinados tratamentos de doenças. Os antioxidantes da alfavaca, ainda segundo Fabiana Fontes, auxiliam na prevenção de fatores que causam o envelhecimento aparente da pele.
- Saúde do cérebro: a alfavaca atrasa a degradação do cérebro, pois contém manganês, responsável por impulsionar e melhorar o funcionamento de seus transmissores. As funções cerebrais ainda são beneficiadas e a mente estimulada por conter cobre.
Por ter óleos que inibem o crescimento e a permanência de bactérias nocivas, explica a nutricionista, a alfavaca age como uma valiosa planta antibacteriana.
Como fazer as folhas de chá verde?
Basta adicionar as folhas de chá verde numa xícara de água fervente e deixar repousar por 3, 5 ou 10 minutos. Depois deve tampar o recipiente e deixar amornar, coar e tomar ainda morno.
Como fazer chás com ervas?
As ervas também podem ser jogadas na panela com água quente, mas já com o fogo desligado. Esta técnica preserva o óleo essencial das plantas e normalmente é aplicada para preparar chás a partir de folhas, flores e frutos moídos.
Portais
Fortaleça no merch!
Escola de Lucifer
Unebrasil
Unebrasil Círculo EDL
Unebrasil Oryon
Loja Lucifer
Rapé do Reino
Congresso Online
Projeto Quero Vencer
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!💚
Essa erva vale ouro!
aprendi com vc S2
Luz p´ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Top.
Super interessante👏🏼 não sabia sobre alguns benefícios. ..Luz p’ra nós!