Sinais que seu filho pode precisar de óculos

Compartilhe a Verdade

Muitos pais podem deixar passar despercebido os sinais de que seu filho pode precisar de óculos, afinal, na correria do dia a dia, esses sintomas podem, realmente, não impactar tanto a rotina da criança, o que faz com que seja algo quase imperceptível. É muito importante que os exames periódicos também sejam mantidos. Afinal, às vezes, pode ser que alguns sintomas de que algo não vai bem passem despercebidos, atrapalhando na hora de ajudar as crianças. Por isso, mesmo se os sintomas abaixo não fazerem parte da rotina do seu filho, jamais descarte a ida regular ao médico. Confira!
1. Dificuldade para detectar objetos longe
Se você pede para o seu filho olhar para algum objeto mais distante, como um carro estacionado na rua ou um brinquedo na prateleira do quarto, e percebe que ele tem muita dificuldade para encontrar o objeto com o olhar, fique atento. Pode ser que ele esteja com dificuldades para enxergar de longe e, por isso, passa mais tempo procurando determinado objeto.Às vezes, ele até pode encontrar o objeto no “meio da multidão” de coisas à frente dele, mas pode ter dificuldades para descrever detalhes que, normalmente, poderiam ser enxergados a olho nu.
2. Inclinar a cabeça ou franzir a testa ao olhar para algo
Quando a criança é convidada para observar alguma coisa, seja um objeto ou um pet, por exemplo, ela pode demonstrar sinais de que pode precisar de óculos ao se inclinar, franzir a testa, ou algo semelhante.
Ao se inclinar, ela pode estar tentando ficar um pouquinho mais perto do que deve ser observado, também indicando um sinal de que ela enxerga um pouco mal aquilo que está mais longe. Ao franzir a testa, ela pode estar tentando focar o objeto em questão, forçando os olhos e, por isso, fazendo um tipo de careta.

Merivale Vision Care
3. Aproximar-se demais para enxergar algo
Semelhante ao que vínhamos comentando acima, comece a observar o modo como a criança lida com livros, telas de celular (caso já use), revistas, brinquedos pequenos, e assim por diante.
Observe se ela tem aproximado o rosto na hora de fazer uma tarefa da escola ou desenhar em um papel. Também observe se ela aproxima os brinquedos do rosto de forma demasiada, como se estivesse tentando enxergá-lo melhor. Esses comportamentos podem ser sinais de que a criança está com dificuldade para enxergar algo que está perto, denunciando uma possível necessidade de uso de óculos.
4.Esfregar os olhos frequentemente
Com o intuito de tentar melhorar o que está sendo enxergado, a criança pode começar a criar o cacoete de sempre esfregar os olhos. Ela pode se sentir incomodada de não conseguir focar a visão completamente, e esfregar os olhos pode dar a impressão de que conseguirá ter uma visão melhor do que precisa ser observado.
Lembrando, ainda, que esse comportamento de ficar esfregando as mãos nos olhos pode ser bem prejudicial. Afinal, dependendo da força que é posta sobre as mãos, a criança poderá causar danos à retina, por exemplo. Por isso, se o seu filho tem o costuma de esfregar os olhos, investigue a situação para prevenir problemas maiores no futuro.
5. “Apertar” os olhos para focar em algo
Do mesmo modo que a criança pode ficar esfregando os olhos para tentar enxergar melhor, ela também pode “apertar” os olhos, como se tentasse fechá-los ou forçá-los de alguma forma, no caso. Imagine que você peça para o seu filho olhar um navio no horizonte do mar, quando vocês estão passando as férias na praia. Se ele parecer apertar os olhos, tentando fechá-lo para deixar mais “estreito”, isso pode denunciar uma dificuldade para enxergar, especialmente de longe.


6. Reclamar de dores de cabeça frequentes
Dentre os sinais de que seu filho pode precisar de óculos, não podemos deixar de citar as dores de cabeça frequentes. Se você já investigou a situação e não há nada de errado com a saúde do seu filho que tenha relação com essa dor de cabeça, às vezes o desconforto é reflexo de problemas de visão.
Pois pare e pense: se a criança precisa passar o dia inteiro forçando os olhos para conseguir enxergar algo mais distante, como ela poderá não cansar os olhos e não sentir esse desconforto na cabeça? Pois é! Por isso, fique de olho na frequência de reclamações do seu filho. A dor de cabeça eventual pode sim ser algo normal, ou quando ela está acompanhada de resfriados e gripes também é algo esperado. Porém, quando a dor é persistente e não tem relação com outro quadro, é importante ficar atento ao que pode ser, ok?
7. Dificuldade em reconhecer rostos à distância
Outro sinal de que a criança pode estar com dificuldades para enxergar é o fato de ela não conseguir reconhecer pessoas conhecidas quando não está muito perto delas. Por exemplo, se você for em uma festa com a sua família, será que o seu filho consegue reconhecer, de longe, os amigos da sua família? Ou ele precisa chegar muito perto para saber quem é quem na festa? Pense sobre isso. A criança também pode demonstrar essa dificuldade para reconhecer rostos quando a família vai ao supermercado. Nesse caso, ela pode demonstrar medo de estar pedida, mesmo que a mãe esteja em um campo de visão próximo. Afinal, a dificuldade para enxergar à distância pode fazer com que a criança sequer reconheça a sua mãe.
8. Falta de concentração em atividades visuais
As atividades visuais, como leitura, desenho, desenvolvimento de artesanatos, entre outras, podem ser difíceis para crianças que têm problema de visão e não possuem o óculos ideal para o seu quadro. Assim sendo, a criança pode começar a demonstrar dificuldade de concentração quando, na realidade, ela está com problemas para enxergar o que precisa ser feito. Ao tentar finalizar a atividade, ela pode fazer “qualquer coisa”, sem pensar exatamente sobre o que está sendo feito, já que tem dificuldades para compreender e enxergar o que está sendo pedido.
9. Baixo desempenho escolar
Em paralelo à dificuldade para se concentrar, a criança também pode demonstrar sinais de que pode precisar de óculos ao apresentar uma queda no rendimento escolar. Lembrando, ainda, que as crianças podem ter visão perfeita até determinada idade e, depois disso, apresentar dificuldades para enxergar. Por isso, às vezes, a queda no rendimento não é uma mudança no comportamento da criança, mas uma mudança na qualidade da visão.
Portanto, observe: será que as notas mais baixas não estão relacionadas à dificuldade para entender o que está escrito no quadro? Será que a dificuldade para copiar a matéria, fazendo com que o caderno fique incompleto, não tem relação com uma visão mais baixa? Pois é!

Conversar com a escola e tentar remanejar o local que a criança se senta, além de buscar auxílio do oftalmologista, são ações que podem ajudar nesse tipo de situação.

Fonte

circulo

Portais
 Fortaleça no merch!
Escola de Lucifer
Unebrasil
Unebrasil Círculo EDL
Unebrasil Oryon
Loja Lucifer
Rapé do Reino
Congresso Online
Projeto Quero Vencer

ka

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

11 thoughts on “Sinais que seu filho pode precisar de óculos

    1. exatamente, tinha dificuldade aos cinco anos, sendo que já apresentava sinais desde os 3. Hoje, a tecnologia permite óculos aos 3 anos (há uma idade mínima). Na minha época nem podia usar óculos pois nem existia a tech, então nem culpo aos meus pais ou irresponsabilizo. Um sinal muito bom para verificar a deficiência/dificuldade visual no filho é deixar uma vídeo aula educativa na TV…. se ficar muito perto aí tem coisa, e essa dica está no texto. Nunca deixe de fazer o checkup nos pequeninos, checkup regularmente, estar atento aos sinais, notar algum comportamento diferente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Maquiagens ilusórias que parecem ter sido feitas no photoshop

Compartilhe a Verdade Mimi é uma maquiadora profissional de Vancouver conhecida por seu estilo artístico único. Desde que se formou no Blanche Macdonald Center em 2014, seu trabalho ilusório pioneiro atraiu atenção internacional e muitos seguidores nas mídias sociais. Mimi nasceu em Macau – uma ex-colônia portuguesa na costa sudeste […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!