Probióticos para flora íntima: o que são e principais benefícios

Compartilhe a Verdade

Há quem acredite que os probióticos são recursos utilizados apenas para contribuir com a saúde intestinal do ser humano. No entanto, algumas pesquisas realizadas ao longo do tempo vêm mostrando o alto potencial que têm os probióticos para a flora íntima.
Assim, podem ser úteis quando se tem o objetivo de manter o pH da região ácido e proteger a mulher contra certas infecções causadas por agentes oportunistas. Sem dúvida, uma região íntima feminina saudável é aquela composta por bactérias que tendem a beneficiar a região – são as bactérias “do bem”.
Confira,  os benefícios dos probióticos para flora íntima e conhecer seus principais benefícios
O que são probióticos?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem uma definição bastante clara do que venha a ser probiótico.
Probióticos são microrganismos vivos que, quando ingeridos de forma adequada, promovem uma série de benefícios ao indivíduo. Inclusive, se olharmos para a etimologia da palavra, poderemos conferir algo ainda mais esclarecedor.
A palavra é a união de outras duas palavras gregas: “pros”, que quer dizer “a favor de”; e “bio”, que significa “vida”. Ou seja, “a favor da vida”! Geralmente, os tipos mais estudados são aqueles encontrados na microbiota intestinal (Lactobacillus, Bifidobacterium, Streptococcus). Porém, a literatura acadêmica mostra que alguns microrganismos também estão presentes na microbiota vaginal.
O que é microbiota vaginal?

O microbioma intestinal e vaginal: como os probióticos podem ajudar as mulheres - Dr. André Vinicius
De forma simplificada, podemos entender que a flora vaginal, como também é chamada, é um conjunto de bactérias que residem na região vaginal. Elas, por sua vez, podem ser ruins ou boas. O ideal é que haja um número maior de bactérias benéficas, justamente para que a saúde íntima seja preservada.
Como as bactérias “boas” ajudam a região íntima feminina? 
Veja: os lactobacilos, bactérias residentes dessa área, produzem o ácido lático. Por conta da produção dessa substância, a região vaginal se mantém com seu pH equilibrado (em torno de 4,5). Ou seja, encontra-se levemente ácida, o que evita que bactérias nocivas e até mesmo fungos possam se desenvolver. Esses microrganismos, por sua vez, podem desencadear uma série de doenças, as quais, inclusive, são bem comuns para a maioria das mulheres. Além do ácido lático, essas bactérias também sintetizam o peróxido de hidrogênio. Essa substância é capaz de inibir certas cepas maléficas ao organismo.
Dessa forma, qualquer desequilíbrio, por menor que seja, já pode favorecer o crescimento de microrganismos nocivos à região vaginal e desencadear sérios problemas.
Quais são os principais problemas da flora vaginal?
Agora que você já aprendeu o que são probióticos e o que é microbiota vaginal, chegou o momento de conhecer os principais problemas que podem acometer a flora vaginal. Antes, no entanto, é importante mencionarmos que, tal como a microbiota intestinal, a microbiota vaginal também é capaz de alterar por conta de diversos aspectos.
Logo, tanto condições ambientais quanto fatores internos/hormonais, podem contribuir para que haja um certo desequilíbrio na flora vaginal. Esse desequilíbrio, por sua vez, é a porta de entrada que muitos microrganismos nocivos encontram para se instalar na região e desencadear certas doenças. Algumas condições clínicas causadas por desequilíbrios da flora vaginal:

  • Vaginose bacteriana
  • Infecções fúngicas
  • Tricomoníase

Como os probióticos podem auxiliar na saúde da flora íntima feminina?

Os probióticos têm alto potencial para ajudar a reequilibrar a flora íntima da mulher com bactérias “boas”. O uso de probióticos orais é excelente coadjuvante para dar proteção à saúde vaginal.
Afinal, com o tempo, é bastante comum que a composição da microbiota vaginal oscile, principalmente em decorrência de fatores hormonais, por exemplo, a menopausa). Como os probióticos são suplementos, não há a necessidade de apresentar uma prescrição médica para serem comprados.
Afinal, como escolher um bom probiótico para flora íntima?

Como os probióticos ajudam na saúde vaginal? - PEBMED
Após entender os benefícios dos probióticos orais para a flora íntima, que tal escolher um produto adequado que pode contribuir para a saúde da região vaginal?
É importante, em primeiro lugar, conhecer a procedência do probiótico, bem como do seu fabricante e da sua composição.

circulo

Portais
 Fortaleça no merch!
Escola de Lucifer
Unebrasil
Unebrasil Círculo EDL
Unebrasil Oryon
Loja Lucifer
Rapé do Reino
Congresso Online
Projeto Quero Vencer

ka

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

13 thoughts on “Probióticos para flora íntima: o que são e principais benefícios

  1. Muito bom o post! Grata s2
    Certos alimentos como iogurte probiótico, kefir e alimentos fermentados podem conter bactérias benéficas para a saúde vaginal e um todo. Creio que seja importante consultar um médico antes de tomar algum suplemento ou escolher uma marca de algo pronto. Luz p’ra

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Uma dupla saborosa: Bolinho de chuva de abóbora com chocolate

Compartilhe a Verdade Tem um pedaço de abóbora dando sopa na geladeira? Em vez de sopa, prepare este surpreendente bolinho de chuva: a massa fica amarelinha, macia e – abre esse sorriso aí – leva recheio de chocolate. INGREDIENTES 2 xícaras (chá) de abóbora japonesa cortada em cubos médios (cerca […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!