As lixeiras desempenham um papel indispensável quando o assunto é higiene. Além de facilitar o descarte adequado de diversos resíduos, o item contribui para a organização e a manutenção da limpeza do ambiente doméstico.
A princípio, escolher o utensílio parece ser tarefa fácil. Contudo, o mercado oferece uma diversidade de opções. Quando falamos em tipos de lixeira, é importante considerar a finalidade e a funcionalidade de cada uma. Confira!
Tipos de lixeira
Ao considerar os diferentes tipos de lixeira, é fundamental levar em conta a capacidade de armazenamento, a facilidade de limpeza e, claro, a durabilidade do material. Além disso, avaliar o tipo de resíduo que será armazenado no utensílio ajudará bastante na hora de escolher o tipo de lixeira mais adequada. De modo geral, o item deve ser resistente a impactos e vazamentos, prático de usar e de fácil manutenção. Conheça algumas opções:
- Lixeira de inox: O inox é um material bastante firme. Por isso, essa pode ser uma boa opção para diferentes ambientes: de cozinhas e banheiros a quartos e escritórios. Se o design é uma preocupação e você busca por algo que tenha durabilidade e elegância, escolha a lixeira de inox. Além de ser fácil de limpar e resistente a manchas e odores, o utensílio oferece uma aparência moderna e sofisticada ao ambiente.
- Lixeira de plástico: Se você busca por algo prático, versátil e com um precinho que cabe no seu bolso, escolha a lixeira de plástico. O item é leve, resistente e fácil de limpar, o que o torna ideal para diversos ambientes. Essa opção também não fica para trás quando o assunto é design. É possível encontrar tipos de lixeira de plástico para todos os gostos, com diferentes cores e tamanhos.
- Lixeira de fibra natural ou madeira: O material dessas lixeiras pode limitar o uso do utensílio. Diferente das alternativas anteriores, essa opção é ideal somente para ambientes com lixo seco, já que a umidade pode danificar a fibra ou madeira. Quando o assunto é decoração, elas se adaptam facilmente a diversos estilos e contribuem com um aspecto natural e rústico para o local.
Uma lixeira para cada cômodo
Tipos de lixeira para cozinha
Ao contrário do que muitos podem pensar, a lixeira de pia não é uma boa alternativa. Apesar de parecer prática, o objeto pode aumentar o risco de contaminação dos alimentos. A melhor opção para esse cômodo são as lixeiras de chão com abertura de tampa com pedal. Esse utensílio é aberto sem precisar tocar com as mãos, o que proporciona maior higiene e facilita o descarte dos resíduos. Por ser um local central da casa, esse recipiente pode receber diversos tipos de lixo, não só restos de alimentos. Por isso, opte por uma lixeira maior.
Outra alternativa é ter mais de uma lixeira: uma para os itens secos e recicláveis e outra para os orgânicos. Assim, além de manter a organização do seu lar, você torna a sua cozinha mais sustentável.
Tipos de lixeira para banheiro
O banheiro acumula muita umidade e, por isso, é importante lembrar de escolher uma lixeira com material que resista a essa condição e seja fácil de limpar, como o plástico e o inox.
Outro ponto a se preocupar é em relação ao odor.
Prefira as lixeiras com tampa basculante, aquelas que têm um pedal para abrir e fechar.
Dessa forma, o mau cheiro não vai se espalhar para o ambiente.
Tipos de lixeira para quarto e escritório
Como geralmente só há descarte de lixo seco nesses locais, a escolha da lixeira para quartos e escritórios varia de acordo com a sua preferência.
Plástico, inox ou madeira.
Com tampa ou sem tampa.
O material, tamanho e design da lixeira podem ficar à sua escolha.
Tipos de lixeira para área externa
As lixeiras para esse ambiente devem ser resistentes, como as lixeiras de plástico, por exemplo, já que ficarão expostas ao sol e à chuva. Outra dica é optar por um item com capacidade de armazenamento maior, com tampa basculante e pedal, já que devem acomodar todo o lixo da casa até o descarte definitivo. As lixeiras para coleta seletiva são uma boa aposta para esses locais. Assim, é possível separar cada tipo de resíduo em uma cor de lixeira. Nesse sentido, além de manter a sua área externa sempre limpa, você colabora com o meio ambiente.
De acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente, existem dez tipos de lixeiras de coleta disponíveis, sendo as mais comuns:
- Lixeira vermelha: destinada para plásticos;
- Lixeira azul: destinada para papéis;
- Lixeira verde: destinada para vidros;
- Lixeira amarela: destinada para metais;
- Lixeira marrom: destinada para lixo orgânico.
Portais
Fortaleça no merch!
Escola de Lucifer
Unebrasil
Unebrasil Círculo EDL
Unebrasil Oryon
Loja Lucifer
Rapé do Reino
Congresso Online
Projeto Quero Vencer
Luz p’ra nós!
Gratidão!🙏💜
E como faz uma diferença.
Mtmtmtmt
Luz p’ra nós!
Gratidão pelo post
Luz p’ra nós
Gracias pelas
Dicas
✅
Luz p’ra nós!
Obrigado pelas dicas 😉
Luz p’ra nós!
Luz pra nós
Luz pra nós familia!!!