TPM e Anticoncepcional podem causar mau hálito?

Compartilhe a Verdade

O mau hálito pode ser causado por uma série de fatores. Alimentação, doenças, medicamentos e falta de higiene bucal são os principais. Porém, alguns podem surpreender, como a tensão pré-menstrual, a famosa TPM. Sim, como se não bastassem todos os sintomas desagradáveis desse período, as mulheres também podem desenvolver o problema. Outro vilão improvável, apesar de ser um medicamento, é a pílula anticoncepcional.

A dentista Patrícia Almeida, especialista em reabilitação oral e estética, explica que durante a TPM ocorrem muitas alterações hormonais que causam um desequilíbrio hídrico no corpo – a quantidade de água que tem em cada célula.

Ela comenta que várias doenças levam a essa baixa de produção de saliva, que acaba gerando a halitose: “Porém, durante a TPM é basicamente por conta do desequilíbrio hídrico, por isso a mulher fica inchada e com o abdômen mais distendido, pois a água sai de onde precisa e vai para lugares que não precisa. E isso dura até a menstruação”.

Como lidar com o problema?

Segundo Patrícia, é preciso aumentar o consumo de água nesse período de tensão pré-menstrual e também durante a menstruação. Comer alimentos mais fibrosos ajuda a diminuir essa produção da placa bacteriana, devido ao acúmulo de alimento que fica na boca.

 

“Quando você come alimentos que são mais grudentos e pegajosos, eles aderem ao dente, aumentando a placa bacteriana. E, como a saliva não está ali para remover esse material, ele vai acumulando em placa sobre placa. Comer com mais frequência é outro problema, pois nesse período a mulher quer doce, muito doce, e aí é necessário escovar os dentes com mais frequência, caprichando na escovação e sem esquecer de usar o fio dental”, ensina a dentista.

Anticoncepcional também altera o hálito

Patrícia explica que nossa gengiva tem receptores que recebem hormônios e o anticoncepcional aumenta o nível de dois deles, progesterona e estrógeno, fazendo com que a gengiva fique muito mais alerta e sensível. Então, quando a mulher está tomando contraceptivo, a gengiva “sente” uma placa bacteriana que, normalmente, não sangraria e que demoraria para começar a inflamar.

 

“Acontece que ela [gengiva] fica muito mais ligada e alerta, inflamando com mais facilidade. E essa inflamação causa uma gengivite, que, por sua vez, gera a halitose; nesse caso, por conta do anticoncepcional”, afirma Patrícia.

 

E como solucionar ou diminuir os efeitos desse problema, já que não se pode interromper o uso do contraceptivo? “Nesse caso, que temos a elevação dos hormônios e o aumento da inflamação da gengiva, só melhorando a higiene bucal (escovação/fio dental) e redobrando os cuidados, com visitas periódicas ao dentista”, afirma Patrícia.

Problemas masculinos

Os homens teriam alguma situação específica deles – como ocorre com as mulheres – que poderia causar halitose? A dentista explica que não, eles não têm essa alta e baixa hormonal que as mulheres têm todo o mês. Porém, eles têm a andropausa.

“Eles entram na andropausa por volta dos 45, 50 anos. Quando isso acontece, há uma baixa de testosterona e uma predisposição a engordar. Quando falo em ganhar peso, na verdade, o que ocorre é o organismo inflamar. E essa inflamação constante leva a uma doença periodontal e a uma perda óssea. Nesse caso, sim, surge um problema com o hálito”.

 

Para terminar, a dentista lembra que, quando a saúde bucal está em dia, não haverá problema. “Por isso, é importante escovar os dentes corretamente em casa e usar o fio dental. Além de visitar o dentista a cada três meses para ter uma avaliação e fazer uma limpeza, por exemplo”.

 

 

Fonte: Doutor Jairo

 

 

circulo

Portais

 Fortaleça no merch!

Escola de Lucifer

Unebrasil

Unebrasil Círculo EDL

Unebrasil Oryon

Loja Lucifer

Rapé do Reino

Congresso Online

Projeto Quero Vencer

ka

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

5 thoughts on “TPM e Anticoncepcional podem causar mau hálito?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Dança com o bebê: Fortalecendo o vinculo com a criança e movimentos corporais

Compartilhe a Verdade Interagir com os bebês, desde a gestação, é fundamental para um desenvolvimento mais saudável e para o fortalecimento do vínculo entre pais e filhos. E quando falamos em interação, vale ler para o bebê, cantar, ouvir música, conversar… Aqui, vamos falar sobre uma dessas práticas que, além […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!