Por que os períodos menstruais mudam as datas?

Compartilhe a Verdade

Existem muitos fatores que podem fazer sua menstruação mudar de data ou parar completamente, incluindo estresse adicional no trabalho ou mudança para uma nova pílula anticoncepcional. Aqui está o que você precisa saber.
Estima-se que desde a primeira menstruação até a menopausa, mulheres e pessoas que menstruam tenham cerca de 450 menstruações . Isso equivale a aproximadamente 6 anos de sangramento. E, embora você possa se acostumar com a duração do seu ciclo menstrual , o quanto você sangra e seus produtos menstruais preferidos, os períodos são tudo menos previsíveis .
A menor mudança em seus níveis de hormônios reprodutivos e bem-estar físico pode significar que você tem duas menstruações em um mês, nenhuma ou mais mudanças no ciclo daqui para frente. Na maioria das vezes, isso não é motivo de preocupação, mas vale a pena conversar com seu profissional de saúde para ficar mais tranquilo.
Pedimos aos especialistas que explicassem as razões mais comuns pelas quais os períodos mudam de data , como a contracepção pode afetar seu ciclo e quando você deve consultar um médico.
O download de um aplicativo de rastreamento de período como o Flo também pode ajudar – ele pode fornecer uma compreensão mais ampla do seu ciclo menstrual e ajudá-lo a entender por que seu período está chegando mais cedo ou mais tarde do que o esperado.

Por que os períodos mudam as datas?
“Há tantas razões diferentes pelas quais você pode notar mudanças em seu ciclo menstrual, e é bastante individual para pessoas diferentes”, diz a Dra. Sarah Welsh, ginecologista do Serviço Nacional de Saúde (NHS) e fundadora da HANX , a Flo.

“O ciclo menstrual é uma coisa tão dinâmica, e há tantos fatores que podem afetar a duração, o peso ou os sintomas que você pode ter. Se o seu ciclo muda – ou você não está tendo nenhum – então é a maneira do seu corpo dizer ‘não posso ter um bebê agora’ e pode ser uma resposta ao alto estresse, mudanças dramáticas no peso ou outros fatores de estilo de vida.”

Se o seu período durar três dias em vez de cinco, você tiver dois sangramentos em um mês, ou suas datas menstruais mudarem completamente, pode ser bastante preocupante. No entanto, pequenas flutuações como essas geralmente não são motivo de preocupação. Fale com o seu médico se estiver preocupado.

Qual é o seu ciclo menstrual?
Seu ciclo menstrual refere-se ao processo pelo qual seu corpo passa a cada mês após a puberdade. Não há dois períodos iguais. Se você entrar em contato com amigos, perceberá que os ciclos deles podem ser mais longos ou mais curtos que os seus. Você provavelmente também notará que depois de ter um bebê ou ao fazer a transição para a menopausa, seu ciclo menstrual pode mudar.
O ciclo menstrual médio de uma mulher ou pessoa com útero que não usa contracepção hormonal dura cerca de 21 a 35 dias. Isso marca o número total de dias entre o início de um período e o início do próximo.
O primeiro dia do seu ciclo menstrual coincide com o primeiro dia do seu período. É normal que os períodos durem de dois dias a uma semana e, durante esse período, os níveis de seus hormônios reprodutivos, estrogênio e progesterona, são baixos.
Após o término da menstruação (por volta dos dias cinco a sete do seu ciclo), seus níveis de estrogênio começam a aumentar à medida que seu corpo se prepara para liberar um óvulo. Isso é chamado de ovulação e geralmente marca o ponto médio do seu ciclo.
Depois que a ovulação ocorre, seus níveis de progesterona aumentam para preparar seu corpo para uma possível gravidez, mesmo que o óvulo não tenha sido fertilizado. O revestimento do seu útero (o endométrio) engrossa para que possa suportar um óvulo fertilizado, caso um se encaixe no revestimento em um processo chamado “implantação”.
Se um óvulo não for fertilizado ou se um óvulo fertilizado não for implantado, o revestimento uterino se rompe e sua menstruação começa. Isso marca o início de um novo ciclo menstrual.

“Seu ciclo menstrual é um sistema muito delicado, e cada hormônio afetará quando você sangrar, seus sintomas e quando você ovular”, explica o Dr. Welsh.

Como a contracepção afeta seu ciclo menstrual?
Seu ciclo menstrual funciona à medida que seu corpo libera diferentes níveis de estrogênio e progesterona. Se algo interromper o fluxo natural desses hormônios, sua menstruação pode mudar de data. Isso inclui a contracepção hormonal.

“Mudanças na contracepção podem realmente afetar a duração do seu ciclo menstrual”, diz o Dr. Welch. “Se você acabou de começar a tomar a pílula anticoncepcional hormonal ou fez uma mudança na pílula, isso pode ter um grande impacto em seus hormônios. Da mesma forma, se você acabou de colocar um implante ou bobina (DIU) , poderá notar uma mudança em seu ciclo. ”

O controle de natalidade hormonal introduz diferentes níveis de progesterona, estrogênio ou uma combinação dos dois em seu corpo. Um estudo publicado na National Library of Medicine destacou que isso pode tornar os períodos irregulares, causar manchas contínuas ou interromper completamente os períodos. De fato, o NHS lista pílulas anticoncepcionais e dispositivos intrauterinos (DIUs) como duas causas comuns de períodos irregulares.
Dr. Welsh diz que gravidez e a pílula do dia seguinte também podem alterar seus níveis hormonais, o que pode ter um impacto direto em seu ciclo menstrual.
Embora a falta de menstruação nem sempre seja um indicador de gravidez, “uma das razões mais comuns para a falta de menstruação (se houver uma chance de sêmen ter entrado na vagina) é a gravidez. Então, eu sempre recomendo fazer um teste de gravidez.”
Ela continua: “A pílula do dia seguinte pode mudar seu ciclo devido a mudanças nos níveis hormonais.”

Como sua saúde mental está ligada ao seu ciclo menstrual?
A contracepção hormonal e a gravidez não são as únicas razões pelas quais seus hormônios podem flutuar durante o ciclo menstrual. Sua saúde mental também pode ter um impacto direto na duração do seu ciclo menstrual – e até nos sintomas que você experimenta.

“O conceito mais importante para as pessoas perceberem é que o controle da menstruação reside no cérebro, não nos ovários”, explica a Dra. Mary Jane Minkin, ginecologista e professora clínica de obstetrícia e ginecologia em Yale .

“Os ovários recebem suas ordens de marcha do hipotálamo na base do cérebro. Ele envia mensagens para a glândula pituitária, que, por sua vez, estimula os ovários a produzir estrogênio e progesterona. Este é um equilíbrio complicado.”

O hormônio do estresse, o cortisol, aumentará em seu corpo se você se sentir estressado por um período prolongado de tempo. Seu corpo libera esse hormônio como parte da resposta de luta ou fuga – nossa resposta instintiva e fisiológica a ameaças reais (um tigre faminto) e percebidas (pensando em fazer um discurso).
Pesquisas associaram níveis mais altos de cortisol a sangramentos irregulares ou menstruações parando completamente. Isso acontece porque todo o cortisol extra expulsa o hipotálamo (a parte do cérebro que controla a liberação de hormônios), o que impede a liberação de hormônios reprodutivos. A falta de um período é um efeito colateral comum.

“É essencialmente a maneira do seu corpo dizer ‘não estou pronta para engravidar sob essa pressão’”, explica Welsh. “Esse estresse pode afetar seus hormônios, o que leva a um atraso na ovulação, um atraso no aumento da progesterona após a ovulação e, portanto, um atraso no seu período.”

“ Stress and Dysmenorrhoea ” – um estudo de 2004 publicado pelo British Medical Journal – vinculou o aumento do estresse durante o período menstrual a sintomas mais dolorosos, como cólicas. E um estudo de 2015 publicado no Journal of Clinical and Diagnostic Research descobriu que as pessoas que trabalham em empregos mais exigentes experimentam ciclos menstruais mais curtos.

Como sua saúde física está ligada ao seu ciclo menstrual?
Mudanças em seu ciclo menstrual podem não parecer o resultado de outras mudanças em seu corpo, mas, diz o Dr. Welsh, podem ser indicativos de algo mais acontecendo.

“Seja sua dieta, estilo de vida, sono ou mudanças na rotina, tudo isso pode aparecer como mudanças no seu ciclo menstrual”, diz ela. “Pode haver condições subjacentes captadas por meio de mudanças em seus períodos. Não ignore. Seus níveis hormonais têm uma ligação direta com coisas como saúde do coração e densidade óssea, por isso é bom ficar de olho.”

Recomendamos marcar um check-up com seu profissional de saúde, como ponto de partida.

Perda de peso extrema ou ganho de peso e excesso de exercícios também podem mudar seu ciclo. Por quê?
Bem, se você perder muito peso, seu corpo pode parar de produzir os hormônios reprodutivos que controlam seu ciclo menstrual. Da mesma forma, se você engordar muito, seu corpo pode produzir uma quantidade excessiva de estrogênio, o que pode interromper seus períodos.
Da mesma forma, “certas condições hormonais podem alterar os períodos, como distúrbios da tireoide (hiperatividade e hipoatividade) e a produção de outro produto hipofisário chamado prolactina”, explica o Dr. Minkin. “A prolactina também pode ser produzida tomando certos medicamentos (muitos medicamentos psicológicos podem ter esse efeito por esse motivo)”.
A maioria das mudanças em seu ciclo menstrual é totalmente normal, reitera o Dr. Welsh. No entanto, se seus períodos se tornarem consistentemente irregulares, pode ser um sintoma de uma condição de saúde subjacente, como a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) .
Antes de tirar conclusões precipitadas sobre o que pode estar fazendo com que seus períodos mudem de data, consulte seu profissional de saúde para um bate-papo e um check-up. Eles poderão fazer alguns testes, se necessário, e deixar sua mente à vontade.

Quando você deve consultar seu médico sobre alterações no seu ciclo menstrual?
Você conhece seu corpo (e ciclo) melhor. Perder um período, ter dois períodos em um mês ou experimentar um salto de ciclo de 24 para 31 dias pode ser assustador e isolado, se isso não aconteceu antes. Mas a ajuda está à mão.
Dr. Welsh diz que é sempre melhor falar com seu médico ou profissional de saúde, quando você começa a se preocupar: “Qualquer coisa que pareça anormal ou preocupante para você é uma razão para consultar seu médico. Apenas seja aberto com eles. Eles vêem isso dia após dia.
“Tudo o que você precisa dizer é ‘Estou preocupado que meu ciclo não seja regular’ ou ‘Estou sangrando muito mais’ ou ‘Minha menstruação é inconsistente’. Exponha o que você está particularmente preocupado. Eles devem ser capazes de investigar as coisas se não estiverem certas.”

“Se você tiver uma menstruação um pouco adiantada ou atrasada, ou pular uma menstruação e tudo voltar ao normal, não se preocupe”, diz Dr. Minkin. “Mas se os ciclos continuarem erráticos, verifique com seu médico. Eles vão falar com você e podem pedir alguns exames de sangue.” Seu médico também pode realizar uma ultrassonografia ou sugerir um teste de gravidez na urina.

Também é útil compartilhar qualquer mudança de estilo de vida ou saúde geral com seu médico em sua consulta.

“Diga a eles se você está tomando um novo contraceptivo hormonal ou se experimentou uma mudança no estilo de vida”, diz o Dr. Welsh.

“Todas essas pequenas coisas afetam seus hormônios e seu ciclo. Tudo é administrável, então seja aberto e honesto com seu médico e não deixe muito tempo antes de ir vê-los sobre algo que está preocupando você.”

Fonte

circulo

Portais
 Fortaleça no merch!
Escola de Lucifer
Unebrasil
Unebrasil Círculo EDL
Unebrasil Oryon
Loja Lucifer
Rapé do Reino
Congresso Online
Projeto Quero Vencer

ka

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

15 thoughts on “Por que os períodos menstruais mudam as datas?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Cadela terapeuta Maria Flor recebe prêmio em Juiz de Fora por ajudar crianças

Compartilhe a Verdade A golden retriever Maria Flor ajuda várias crianças em atividades escolares. A cadela, que atua como terapeuta, acaba de ganhar um prêmio na Câmara Municipal de Juiz de Fora (MG). A cachorrinha foi o primeiro da espécie a receber uma moção de aplauso na cidade. Os tutores […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!