Rita Blumenstein a 1ª Médica Tribal certificada do Alasca

Compartilhe a Verdade

A avó Rita Pitka Blumenstein (11 de julho de 1933 – 6 de agosto de 2021) foi a primeira habitante do Alasca a ser certificada como curandeira tradicional, embora nunca tivesse frequentado uma escola oficial. Em vez disso, ela passava grande parte do tempo com as sábias anciãs de sua tribo. Ela trabalhou para o Consórcio de Saúde Tribal Nativa do Alasca.

Rita foi membro do Conselho Internacional de 13 Avós Indígenas, um grupo de anciões espirituais, curandeiras e guardiães da sabedoria, desde sua fundação em 2004.

“Eu venho do Alaska. Nossa terra é cercada pela água. Eu nasci em um barquinho de pescadores, e permaneci durante meus cinco primeiros dias na água. Minha mãe me disse bem cedo que, desde que tenhamos um teto sobre a cabeça, frutos da terra e água das montanhas, nós seremos sempre ricos.”

O frio escaldante e a tundra infértil dificultaram a vida dos Yupiks. Como não existem florestas nem mesmo árvores na região, todos os anos, em um ritual especial, eles rezavam pela volta da madeira flutuante. Os Yupik confiam na ajuda dos espíritos animais. A dura luta pela sobrevivência os uniu e eles se tornaram um povo espiritual forte e unido. O nome ‘Yupik’ pode ser traduzido como ‘pessoas reais’.

Após a 2ª Guerra Mundial, o governo americano tentou erradicar a cultura Yupik proibindo a pesca e a caça sem licença e fundando escolas nas quais as crianças Yupik eram proibidas de falar a sua língua nativa. As antigas tradições da tundra foram destruídas deliberada e sistematicamente.

A Southcentral Foundation certificou Rita Blumenstein como Médica Tribal (a primeira certificada no estado do Alasca a atender pacientes nativos do Alasca e índios americanos no Alaska Native Medical Center, Primary Care Center). Sua filosofia é que a pessoa deve ser tratada como um todo, pois as diversas partes (física, mental e espiritual) dependem umas das outras.

Ela viajou e ensinou por todo o mundo, incluindo 167 países, medicina vegetal nativa do Alasca, cestaria, canções e danças, ministrando aulas sobre temas culturais onde ela ministra instruções sobre o “círculo de conversa”.

Seus currículos foram gravados e publicados, como Earth Dyes: Nuunam Qaralirkai. Rita sempre focou na saúde e no desenvolvimento social das pessoas. Rita acredita na qualidade e no bem-estar familiar e personifica estes valores ao promover a sua cultura em toda a nossa comunidade global.

 (Conselho Internacional de 13 Avós Indígenas)
As mulheres sábias da sua tribo ensinaram-lhe que a escolaridade é importante, mas não tão importante como aprender sobre si mesma. Ela abraçou esse princípio e fez dele a base de seu trabalho.

Vovó Rita acredita que faz parte de um plano antigo que a humanidade passasse por treze estágios de evolução. Quando se apresentou ao Conselho das Avós, com lágrimas nos olhos entregou a cada membro uma pedra e uma pena.

“Existem treze pedras em homenagem às treze Avós, treze planetas no firmamento e treze luas cheias todos os anos. Agora estamos todos reunidos aqui. Antes tarde do que nunca.”

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

7 thoughts on “Rita Blumenstein a 1ª Médica Tribal certificada do Alasca

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Fadas: os seres mágicos da natureza

Compartilhe a Verdade Fadas: os seres mágicos da natureza As fadas são seres folclóricos capazes de realizar feitos extraordinários e realizar desejos. A palavra fada vem do latim Fata, que significa fado ou destino. As fadas têm a sua origem nas mitologias grega e romana, e eram elas as responsáveis […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!