O meio ambiente é cada vez mais impactado pelas mãos do homem, já que a eterna procura por novas tecnologias para gerar lucros cada vez mais astronômicos para as grandes empresas está longe do fim.
Paralelo a isso, quando o assunto é sustentabilidade, é de conhecimento geral que a construção civil é uma das intervenções que mais ‘gasta’ energia e recursos naturais no planeta.
Já consiente da simbiose que precisamos estar com a natureza, há pessoas que optem por formas de construção que não tenham tanto impacto a natureza, procurando por casas que causem menos consequências ao meio-ambiente.
A bioconstrução é uma maneira de diminuir os custos, além de ser a solução para a população de baixa renda já que é uma técnica que utiliza materiais de baixo impacto ambiental além de criar sistemas alternativos para o tratamento de resíduos e o consumo de água.
Ela pode ser confundida com a arquitetura vernacular, já que esta é também é uma forma de construção que usa materiais locais e algumas técnicas tradicionais, mas na verdade, a bioconstrução engloba as formas de arquitetura vernacular mundial e à adapta ao meio.
Uma moradia feita através da bioconstrução traz um conforto maior aos moradores por se adaptar ao clima local. Sem sombra de dúvidas, as técnicas construtivas – que um dia foram utilizadas por nossos antepassados – estão presentes atualmente, porém de uma forma mais evoluída e que oferece mais segurança e comodidade aos moradores.
Quando o assunto é bioconstrução, a primeira coisa que costuma vir à cabeça das pessoas é que ela traz vantagens somente para o meio-ambiente, mas isso não é verdade. Ela é, na verdade, uma forma de arquitetura social.
As comunidades que têm acesso a essa técnica conseguem criar moradias confortáveis e seguras sem precisar de pessoas de fora ou altos investimentos. A união da população é uma das peculiaridades da bioconstrução.
Além de ser uma ótima opção para a redução de custos com a mão-de-obra, a atividade agrega um conhecimento nas pessoas da comunidade que será passado para as próximas gerações.
As técnicas, normalmente, são bem simples e não necessariamente necessitam ser coordenadas por profissionais, os que as permite serem chamadas de “técnicas de autoconstrução” que incluem uma enorme dose de criatividade. Tudo isso torna cada obra única!
Veja algumas técnicas de bioconstrução para fazer uma casa ecológica
Pau a pique ou casa de taipa
A tradicional técnica do norte e nordeste brasileiros usa uma terra argilosa com pelo menos 40% de argila. A massa de terra bem molhada, mas não a ponto de virar lama, é colocada manualmente numa espécie de estrado vertical, ou um gradeado, feito com varas, galhos ou cipos grossos, encontrados nas redondezas da obra, previamente armados na linha das paredes.
Cob
Usa uma terra com até 40 a 50% de argila, acima disso é necessário acrescentar um pouco de areia. Consiste numa massa feita da mistura de terra com palha seca. Sua aplicação é como se fosse uma massa de modelar, na qual você já vai aplicando na linha da parede, diretamente sobre o chão, sem o gradeado do pau a pique, nem qualquer outro tipo de forma ou escora. Após seca, esta parede vira um monolito, sendo uma estrutura bastante resistente.
Adobe
O adobe é tradicional da região centro oeste e sudeste do Brasil, são os tijolos feitos de terra. Usa o mesmo tipo de terra do pau a pique, porém são produzidos os tijolos antes de serem usados nas paredes. A massa de terra é aplicada dentro de uma forma retangular com dimensões definidas em função do tamanho do tijolo desejado. Após preenchimento da forma ela é imediatamente retirada e aquela tijolo mole fica secando no pátio por cerca de 15 dias. Depois de seco, basta retirar o tijolo e usa-lo nas paredes, como um tijolo maciço. O assentamento dos tijolos normalmente é feito com a mesma massa que foi usada nos tijolos.
Superadobe
É uma técnica de terra ensacada, pode usar praticamente qualquer tipo de solo que esteja disponível no terreno, inclusive solos cascalhentos desde que contenha uma parte de argila ou silte. A massa feita com a terra local umedecida até o ponto de parecer uma “farofa” como se fala nas obras, é colocada dentro de sacos de ráfia que vão sendo alinhados formando as paredes. É uma técnica com altíssima capacidade estrutural, podendo ser usada como parede autoportante, isto é, receber o peso de um telhado, por exemplo.
Hiperadobe
É uma variação do superadobe que utiliza um saco vazado, feito com o mesmo material plástico de tela de sombrite. Sua vantagem é que a espessura final da parede é menor, economizando trabalho e terra, e que pelo saco ser vazado, a execução do reboco é mais fácil do que no superadobe.
Taipa de Pilão
Outra técnica ancestral de recorrente ao redor do mundo. Consiste na construção das paredes se utilizando de uma forma feita com tábuas, madeirites ou chapa metálicas, disposta paralelamente entre si e presas aos pilares da obra. Esta espécie de caixa comprida vai sendo preenchida com a massa de terra pura, ou misturada com palha seca que depois é pilada com um pilão manual que compacta a terra até virar um monolito. Após o preenchimento completo desta fiada, move-se a forma para cima e repete-se o procedimento.
Tijolo de solo-cimento
A técnica do solo-cimento se vale de uma mistura de 10 partes de terra para 1 parte de cimento. Essa quantidade de cimento, aliada ao procedimento de prensagem, feito numa máquina semi manual, na qual o operador adiciona a mistura de terra e cimento e movimenta uma alavanca que propicia a compactação da massa na forma dos tijolos. Após isso, basta secar por sete dias e se obtém um tijolo semelhante ao tijolinho maciço de cerâmica, muito utilizado em paredes de tijolos aparentes.
Enviado por Ronaldo Vieira
E aí? Que técnica vocês mais gostaram? Me diz aí nos coments <3
Portais
Não esquece de dar aquela força no merch!
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br
Luz p’ra nós!
Um sonho
Luz pra nós!
Luz pra nós!
Luz pra nós!
Esse assunto mexe muito comigo.
Luz p’ra nós.
Ideia muito boa, podemos usar para erguer o reino! Luz p’ra nós!
Caramba as casas, ficam incríveis, muito bom o post, Luz para nós!
E cada casa linda e aconchegante, perfeitas! Luz p’ra nós
Luz para nós!
Gratidão. #unebrasil #edl
Interessante ✅👏🏾
Gratidão pelo post 🙏🏾⚛️
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅⚠️💥
Vlw pelo post! 🙏