Microbiota intestinal: o que é e como cuidar da sua através da alimentação

Compartilhe a Verdade

Você pode não saber, mas a microbiota intestinal é fundamental para a manutenção da saúde! Conhecida popularmente como flora intestinal, trata-se de um conjunto de micro-organismos vivos que protegem o corpo de doenças inflamatórias e quadros alérgicos. Além disso, a colônia também é responsável por diversos outros benefícios que afetam todos os sistemas do organismo humano. Por isso, nós conversamos com a nutricionista Carine Rodrigues para entender mais sobre microbiota, o que é e quais são os alimentos probióticos que devem ser encaixados na rotina para fortalecê-la.

Saiba o que é microbiota

Segundo a nutricionista, o termo “microbiota intestinal” se refere a uma variedade de micro-organismos vivos que colonizam o intestino. Também conhecido como microbioma ou flora intestinal, o conjunto é composto por fungos, vírus, protozoários e, principalmente, bactérias que não causam doenças no corpo humano. Uma curiosidade é que cerca de 70% da concentração da microbiota se encontra no trato gastrointestinal, porém ela também está presente em outras partes do corpo, como na boca, olhos e pele, por exemplo. Legal, né?

Manter microbiota normal previne alergias e doenças inflamatórias

Carine explica que a microbiota humana pode contribuir em vários processos fisiológicos que garantem a saúde e o pleno funcionamento do organismo. “Estudos recentes sugerem que a composição da microbiota intestinal está associada a condições de prevenção de alergias, doenças inflamatórias intestinais, câncer, diabetes, doenças cardiovasculares e anomalias nos níveis de lipídios no sangue (dislipidemia)”, afirma a profissional.

Como exemplo, é possível destacar que a colônia de micro-organismos atua diretamente na digestão, no transporte e absorção de nutrientes no sangue, no ritmo metabólico, na imunomodulação (quantidade de anticorpos) e na proteção contra agentes patogênicos, que podem fazer mal ao corpo. O microbioma também é conhecido por reduzir a acidez intestinal e controlar efetivamente o armazenamento de gorduras pelo corpo.

Alimentos ricos em probióticos são indicados para fortalecer microbiota intestinal

De acordo com Carine, os alimentos bons para microbiota intestinal são aqueles ricos em probióticos, prebióticos e fibras, pois são reguladores do microbioma. Alguns exemplos de itens a serem incluídos no cardápio são: iogurtes, bebidas lácteas fermentadas, kefir, cereais integrais, aveia, banana, cacau, cebola, alho, leguminosas (feijões/grão-de-bico), folhosos verdes (chicória/brócolis/couve), sementes (chia/linhaça).

A nutricionista destaca que incluir alimentos para microbiota na alimentação faz toda a diferença na saúde do organismo e do conjunto dos micro-organismos vivos. “A dieta é um fator importante para a modulação da microbiota intestinal, que é fortemente influenciada pelos hábitos alimentares a longo prazo”, finaliza.

Portais
Fortaleça no merch!

cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

11 thoughts on “Microbiota intestinal: o que é e como cuidar da sua através da alimentação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Truta: conheça os benefícios desse peixe para a saúde

Compartilhe a Verdade Já viu truta em uma receita e quer saber mais sobre o peixe? O animal é normalmente confundido com o salmão por apresentarem cores semelhantes, mas apesar de serem parecidos, ambos têm diferenças marcantes que os destacam. O filé de truta fresco é um peixe bastante saboroso […]

Talvez você goste

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!