A marca suíça de bolsas QWSTION se uniu a um especialista em fios e um parceiro de tecelagem de Taiwan e, em 2018, desenvolveram o Bananatex, tecido biodegradável feito a partir de bananeiras. Produzido exclusivamente com fibras do tronco de Abacá, espécie de bananeira cultivada nas Filipinas, em sistemas agroflorestais.
A bananeira cresce e se desenvolve bem na região, sem a necessidade de pesticidas, fertilizantes ou água extra, o que torna a matéria-prima do tecido ainda mais sustentável. Para melhorar, o cultivo da espécie, combinado com outras árvores nativas, está contribuindo para o reflorestamento de áreas devastadas pela monocultura, ajudando a gerar renda para os produtores locais e trazendo de volta a biodiversidade.
Desde o seu lançamento, o Bananatex ganhou uma série de prêmios internacionais de sustentabilidade e design, como o Green Product Award 2019, o Design Prize Switzerland Award 2019/20, bem como o German Sustainability Award Design 2021. Em 2021, o tecido recebeu a certificação Cradle to Cradle® Gold, o padrão mais avançado globalmente para produtos seguros, circulares e fabricados com responsabilidade.
Quem vê o tecido pronto e todos estes reconhecimentos, não imagina que foram necessários 3 anos de pesquisa e desenvolvimento até chegar ao material acabado. Para garantir que a inovação possa ser replicada em outras partes do mundo, o Bananatex é um projeto de código aberto, que oferece uma alternativa verdadeiramente circular aos tecidos sintéticos que dominam o mercado hoje.
Como é feito o tecido?
Os troncos das bananeiras Abacá são cortados e a polpa é cozida. A fibra deste processo é então transformada em fios que dão origem a um tecido que podem ser compostado e biodegradado. Segundo os fabricantes, o tempo de degradação é de 10 semanas em compostos industriais e 16 semanas em água marinha. A fibra usada para a produção de tecido também pode ser usada para fabricação de papel e papelão, igualmente biodegradáveis.
De acordo com a marca, o Bananatex é extremamente resistente a rasgos ou abrasão e pode ser um ótimo substituto para o algodão e para tecidos sistéticos. tecidos sintéticos.
Depois do lançamento do tecido, uma nova versão mais macia e versátil do material foi lançada, aumentando suas possibilidades de aplicação dentro do vestuário. O principal desafio, de acordo com a marca, foi o desenvolvimento de peças com estabilidade de lavagem e elasticidade comparáveis aos materiais existentes no mercado.
Portais
Fortaleça no merch!
cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/
Luz p’ra nós!
Gratidão pelo post!!! Luz pra nós
Luz p’ra nós!🍃
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅⚠️