Nas profundezas da floresta do oeste de Sumatra, uma planta parasita floresceu exatamente quando o ano estava chegando ao fim. Com pouco mais de um metro de diâmetro, essa enorme Rafflesia tuan-mudae é a maior flor já registrada. Também conhecida como flor de cadáver , é uma das 28 espécies do gênero Rafflesia. Seu apelido é devido ao terrível cheiro emitido pela planta quando ela floresce.
O Rafflesia, que são encontrados em todo o Sudeste Asiático, são mais comuns em Bornéu e Sumatra. De fato, o recorde de Rafflesia floresceu na Reserva Natural Maninjau, no oeste de Sumatra. Curiosamente, essas flores não têm raízes ou folhas. São parasitas que vivem de seus hospedeiros, que geralmente são videiras do gênero Tetrastigma (de fato, esta Rafflesia peculiar usa exatamente o mesmo hospedeiro que a planta que possuía o registro anterior; aquela flor, que media aproximadamente 1,06 metros, foi encontrada em 2017)
As plantas parasitas ficam embutidas no tecido das videiras e se alimentam de água e nutrientes. Ao contrário de outros tipos de Rafflesia , que podem florescer em videiras penduradas no ar, a R. tuan-mudae se enraíza no chão, por isso só faz sua presença conhecida quando as pétalas se abrem.
“As Rafflesias se apegam a outro corpo e crescem às custas dessa planta”, explica o biólogo Ross Koning, que gerencia a estufa na Eastern Connecticut State University. “Eles não podem florescer até receber energia suficiente do hospedeiro, portanto essas plantas florescem muito raramente, e você precisa caçá-las.”
Enquanto ver uma Rafflesia em flor é uma visão, ela tem um preço muito alto: elas têm um cheiro horrível! Seu cheiro de carne podre é destinado a atrair moscas, seus principais polinizadores. Isso é muito importante, pois as plantas não florescem com frequência e, quando o fazem, a flor dura apenas uma semana antes de morrer.
Considerando seu cheiro horrível, faz sentido que essa planta seja conhecida como uma flor de cadáver. No entanto, Rafflesia não é a única flor a receber esse apelido. Embora sejam parentes distantes, a flor que é mais conhecida como flor de cadáver é o Amorphophallus titanum. Essas enormes plantas são endêmicas de Sumatra, mas podem ser encontradas em jardins botânicos de todo o mundo. Embora também emita um cheiro de carne podre quando em flor, o A. titanum é muito mais fácil de cultivar, pois requer apenas uma panela com espaço suficiente para crescer.
Portanto, se você encontrar alguma dessas plantas e se atrever a sentir o cheiro, poderá fazê-lo… mas tenha cuidado, precisará de um estômago forte.
E mesmo com essa característica ela não deixa de ser linda!
Outro tipo de flor de cadáver que já haviamos citado, Amorphophallus Titanum, pode ser visto em vários jardins botânicos ao redor do mundo.
Ajudem no Merch:
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil.wixsite.com/livrolucifer
Luz p’ra nós!
Que linda, e bem equilibrada, contém muita beleza e um forte odor 🤣
Luz p’ra nós.
Rsrs parece aquele pokemon vileplume, rs
Luz p’ra nós!
Muito interessante. Luz p´ra nós!
Que maravilhoso
Luz p’ra nós!
é linda, Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!! !
E é linda né! Luz p’ra nós…
Que brisa, imagina vc ver uma linda flor e quando chega perto…kkkk
Deus é demais!
Luz p´ra nós.
Luz para nós!!!
Luz p’ra nós!
Ótimo post!
Luz p’ra nós!
Já vi delas em vários desenhos, não sabia que existia realmente rsrs. #luzpranos
Caraca, a natureza é muito linda!🥰
Luz p’ra nós!