Música Celta e sua Origem

User 24
Compartilhe a Verdade


Quem trabalha com energia, sabe o quanto a música pode nos auxiliar no processo de relaxamento e concentração. Muitos entre nós temos paixão pela música Celta. Ela se tornou popular entre os praticantes de Magia, por transmitir mensagens que exaltam os elementos, elementais e a natureza.

O fato é que o sábio povo Celta sabia viver em total harmonia com a terra e suas músicas expressam muito bem este sentimento de honra, agradecimento e respeito.

Música Celta, sua origem e influências

Sua origem é bem controversa.

Há quem diga que surgiu com os Bardos e  os Druidas (período Paleolítico pré-Celta). Povo politeísta com crenças enraizadas nas forças da natureza, fundamentadas no amor e sabedoria.

Historiadores remetem esta origem, a influência da união dos povos da Irlanda, Escócia, Bretanha, Galiza, País de Gales e Cornualha.

Segundo eles, o inicio se deu há 20 mil anos atrás (período Mesolítico). A época em que o planeta terra esteve imerso em uma enorme glaciação.

Habitantes da Europa que fugiam do gelo, migraram em busca de refúgio até a atual Galiza (noroeste da Península Ibérica). Dez mil anos depois (período Neolítico), esta população migrou para a Irlanda, e em seguida foram para a Grã-Bretanha. Esta foi chamada de ‘A grande epopeia do povo Celta’. A reunião destes povos mantiveram influências em comum e enriqueceram sua música.

Quando se tornou mundialmente conhecida

Em meados dos anos 60, com o surgimento do Movimento Nacional Irlandês a música celta entrou no mercado Norte Americano e foi ganhando popularidade. Nos anos 90 ficou conhecida internacionalmente com o New age (ramificação moderna da música Celta).

A descrição mais aproximada deste estilo musical, é que se trata de um tipo de folk com melodia e letras distintas, que rompeu fronteiras, sendo tocada e ouvida em todo cenário mundial.

A expressão música celta refere-se aos estilos populares da Irlanda, Portugal, Escócia, Galiza, País de Gales, Ilha de Man, Cornualha e Bretanha, que usavam as formas tradicionais de danças e os improvisos dos trovadores. É caracterizada pelo ritmo vigoroso das danças, a utilização de flautas e de rabecas, e o uso de línguas locais nas letras das músicas.

Os Instrumentos:

Os instrumentos usados hoje para a execução da música celta são todos modernos, entretanto, existiram instrumentos antigos como a flauta celta, composta de furos exclusivos na frente feita de bambu, e outros como pandeiros feitos com pele de animais. Os instrumentos utilizados para a execução destas músicas são, quase todos, inventados ou transformados no Século XVII e XVIII, devido a dificuldade de manter o controle da nota na flauta original celta (sem chaves para modular as oitavas a flauta exigia certa habilidade do músico e imprecisão de afinação devido ao diâmetro do bambu ser diferenciado), por isso, flauta de bambu foi substituída por outras de melhor material a fim de atingir um padrão de afinação. A música folclórica irlandesa conservou fortes traços da música barroca, onde a “música celta” tem as suas verdadeiras raízes. Além da gaita de fole, flauta, violino, harpa e concertina (conhecidos na maior parte do mundo), ainda existe um importante instrumento de percussão pouco conhecido, chamado bodhrán.

   Harpa


Gaita de fole

Ajudem no Merch!!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

Luz pra nos 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

24 thoughts on “Música Celta e sua Origem

  1. A música sem duvida nos conecta com o tempo e nos trás emoções que pareciam ser esquecidas, muito interessante saber mais sobre a musica celta, pois a gente sente a força que este tipo de musica tem, luz pra nós

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Escalda-Pés: uma prática milenar

Compartilhe a Verdade Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, baseada no equilíbrio da polaridade Yin e Yang, o Escalda-Pés é uma prática muito antiga e auxilia a distribuir essa energia yang – na cabeça – para a extremidade fria, os pés – energia yin. Esse equilíbrio energético funciona muito bem quando […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!