Entrevista com Paula, coordenadora da Conferência Internacional da Cannabis Medicinal

Compartilhe a Verdade

Nutróloga com mais de duas décadas de experiência, com mestrado e doutorado em Clínica Médica pela Universidade de Medicina da Ribeirão Preto – USP, a médica Paula Vinha é prescritora de Cannabis medicinal há cinco anos.

Experiência que a gabaritou como coordenadora científica da Conferência Internacional da Cannabis Medicinal (CICMED), que acontece nos dias 11 a 13 de agosto no complexo de hotéis Grand Mercure e Pullman Vila Olímpia, em São Paulo.

“O objetivo do evento é fazer com que a Cannabis medicinal tenha a seriedade que merece no cenário médico e científico”, afirma Vinha. “Do mesmo jeito que tem conferências de ortopedia, cirurgia plástica, dermatologia, a gente queria uma conferência voltada para médicos e profissionais da saúde voltada para a Cannabis medicinal.”

“Não só para apresentar para aqueles novos médicos que querem conhecer, quanto para atualizar aqueles que já prescrevem a Cannabis.”

Primeira edição

A Conferência, em sua primeira edição, estava previsto para ser realizado desde 2019, mas foi constantemente adiado em consequência da pandemia.

“Era para ser o dobro do que vai ser. Tive que reduzir a grade pela metade, alguns palestrantes internacionais vão fazer por vídeo, mas deu para reunir muita gente boa, com background e muita expertise para fazer todas as atualizações e considerações sobre a Cannabis.”

O CICMED

O evento será dividido em duas etapas. No dia 11, será realizado um curso pré-conferência.

“Por enquanto, somente dentistas e médicos podem prescrever a Cannabis medicinal, mas os demais profissionais da saúde também precisam entender que a gente tem um sistema endocanabinoide e que, para a gente ter um cuidado integral do paciente, é preciso saber que esse sistema existe.”

“Esse curso vai ser um intensivo das 9 horas da manhã às 6 horas da tarde, só para ensinar sobre o sistema endocanabinoide, indicações, prescrição e a gente finaliza com a exposição de casos clínicos.”

Nos dois dias seguintes, a oportunidade de se aprofundar no universo da Cannabis medicinal com alguns dos especialistas mais renomados da área.

“A gente vai ter mais de sete palestrantes internacionais. Vai ter uma conferência muito importante com a doutora Raquel Peyraube, que é super conceituada. Vamos ter a Mara Gordon, que é uma das pioneiras na prescrição de Cannabis medicinal nos EUA.”

“Aqui do Brasil, a gente vai ter dra. Carolina Nocetti, a dra. Paula Dall Stella. Então tem muita gente boa reunida e a ideia é que o evento seja esclarecedor. Seja um lugar onde as pessoas possam se encontrar, tirar suas dúvidas, conhecer pessoas e conversar sobre as experiências de cada um.”

Ampliando o acesso

Vinha acredita que esse tipo de evento é fundamental para possibilitar que os benefícios da Cannabis medicinal atinjam cada vez mais pacientes.

“Os prescritores de Cannabis medicinal no Brasil são menos de 1% dos médicos. Então, apesar de ter crescido muito durante a pandemia, ainda é muito pouco perto do universo de pacientes que a gente pode ajudar.”

“A procura cresceu 400% durante a pandemia, melhorou bastante a legislação, a Anvisa, a gente tem remédio agora na farmácia, mas a gente ainda tem muita coisa para fazer. Precisa da aceitação do Conselho Federal de Medicina sobre a especialidade. Essa matéria precisa estar nas faculdades de medicina. Tem muita coisa ainda para avançar.”

Evento independente

A nutróloga também fez questão de ressaltar o caráter independente da conferência. “O CICMED não é patrocinado por nenhuma indústria farmacêutica. Vamos ter estantes de indústrias que vão mostrar os seus produtos para os médicos que estarão lá na conferência, mas não tem não tem ninguém por trás.”

“Inclusive a pré-conferência também não vai ter nenhum produto patrocinando. A gente quis fazer uma coisa sem viés nenhum, para ser bem neutro, imparcial, para o médico ter a liberdade de aprender e poder prescrever aquilo que ele se sentir mais confortável.”

“Vamos contar também com um bloco voltado para a história das associações e uma homenagem ao padre Ticão e ao dr. Elisaldo Carlini, que são pioneiros da Cannabis no Brasil, além do depoimento de pacientes.”

Serviço

1º CICMED – Conferência Internacional da Cannabis Medicinal

11, 12 e 13 de Agosto de 2022

Complexo dos hotéis Gran Mercure e Pulmann

Rua Olimpíadas, 205 – Vila Olímpia, São Paulo

As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas pelo site do evento: www.cicmed.com.br

Portais
 Fortaleça no merch!

cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

7 thoughts on “Entrevista com Paula, coordenadora da Conferência Internacional da Cannabis Medicinal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Criaturas da floresta ganham vida em esculturas

Compartilhe a Verdade Faça um tour pela arte de Simon Brown e Katie Corrigan e você se sentirá caminhando por uma floresta mágica. A dupla criativa do Reino Unido cria esculturas de lã de encantadores animais da floresta, como coelhos, esquilos e corujas. Elas então combinam essas figuras difusas com […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!