Aprenda como fazer horta medicinal em casa

Michelly 16
Compartilhe a Verdade

Uma horta medicinal em casa pode trazer muitos benefícios para sua saúde corporal e mental. Além de proporcionar hábitos mais saudáveis, ao evitar o uso de fármacos comuns, você ganha tempo com a praticidade de ter tudo ao alcance das mãos, criando ainda um espaço verde em casa, trabalhando a mente por meio do envolvimento com a natureza

A utilização de plantas na solução de problemas de saúde é uma prática milenar, hoje chamada de fitoterapia. É uma alternativa saudável e econômica, que você pode ter em casa. E a história confirma significativos resultados de sucesso.

 

 

É possível cultivar seus próprios remédios de forma simples e fácil, mesmo em espaços reduzidos, trazendo para o seu dia-a-dia hábitos mais saudáveis e mais naturais.

Neste artigo, irei sintetizar a importância e as facilidades de cultivar suas próprias ervas medicinais, além disso, colocarei a disposição gratuitamente meu e-book, no qual ensino práticas de cultivo simples e fáceis para 6 alimentos que podem ser cultivados em sua horta orgânica, de modo a torná-la mais produtiva e sustentável. Essas dicas podem ser muito valiosas também para iniciar sua horta medicinal.

 

 

As hortas medicinais sempre foram uma tradição, tanto nos jardins brasileiros quanto ao redor do mundo. Uma horta medicinal consiste em um conjunto de plantas e ervas que trazem benefícios para a saúde. Cada pessoa pode montar sua horta de acordo com as plantas que lhe são necessárias, utilizando-as de diversas formas e diferentes espécies.

Algumas plantas medicinais têm sua eficácia cientificamente comprovada no combate de inúmeras doenças e também no uso para o controle de dores, podendo ser aplicadas de diferentes maneiras, desde xaropes, chás, sucos, condimentos, óleos, pós à até mesmo pomadas. Basta, então, saber para qual uso a espécie é mais indicada e seu modo de aplicação para extrair o melhor de cada espécie.

As hortas medicinais são uma verdadeira ferramenta para quem busca uma vida mais saudável e livre de toxinas. Além de diminuir exponencialmente a necessidade de remédios controlados, uma horta medicinal garante toda a praticidade de ter as plantas em mãos sempre que preciso. Entre os principais usos das ervas medicinais estão o controle de dores estomacais, insônia, gripes e resfriados, controle intestinal e tratamento de quadros depressivos.

 

Por serem naturais e orgânicos, não prejudicam o organismo e agem de forma rápida. A arruda e o capim limão são ótimos exemplos da ação fitoterápica no corpo, amenizando dores e reduzindo o estresse.

Escolha as plantas corretas para montar uma horta medicinal

Qualquer pessoa pode possuir uma horta medicinal em sua casa, independentemente do lugar, existindo inclusive, hortas medicinais em apartamentos. As plantas podem ser organizadas em vasos, jardineiras ou em pequenos canteiros, de acordo com a quantidade de ervas medicinais desejadas e do espaço disponível em sua casa.

As principais plantas medicinais são espécies que também estão presentes na gastronomia, como o alecrim, o manjericão, a hortelã e a sálvia, levando assim, propriedades medicinais à sua cozinha. Também é possível plantar espécies como losna, capim limão, arruda e melissa, que apesar de pouco comuns tem importantes propriedades medicinais. Dessa forma, cabe ao produtor escolher quais ervas mais lhe agradam.

Montar uma horta medicinal é uma tarefa divertida e de autoconhecimento, pois exigirá que cada um plante ervas que serão úteis no dia a dia, seja pelo apelo medicinal ou na cozinha. É recomendado plantar dois ou mais tipos de planta num mesmo recipiente, para que elas cresçam em sincronia e não adoeçam com tanta facilidade.

As plantas devem estar localizadas em um espaço bem iluminado e seu solo deve ser fértil. Também é possível associar plantas repelentes como o “cravo de defunto”, para evitar a infestação de pragas ou doenças. Caso seja necessário, é possível realizar o reajuste do solo ou a nutrição através do uso de adubos orgânicos.

 

Resultado de imagem para horta medicinal

Um pequeno jardim em casa pode ajudar Você a resolver muitos problemas de saúde. Existem muitas plantas e ervas medicinais que são cultivadas de forma simples, até mesmo em vasinhos, bastando alguns cuidados na hora da colheita, portanto, vale a pena aprender como montar uma horta orgânica e organizá-la apenas com plantas medicinais que aliviem sintomas de dores e proporcionem bem-estar, de forma sustentável e natural. Para isso, nem sempre é necessário reservar um espaço independente somente para as ervas medicinais, é possível inserir as espécies da sua escolha em espaços já existentes, como jardins, vasos de flores, hortas comuns, etc.

Alerta: essa estratégia pode ajudar muito, sempre é bom está muito atenta a sua situação de forma geral. Por isso, é bom ter cuidado.  Não deixe de manter contato com seu médico e mantê-lo informado das suas opções.

 

Veja as propriedades de algumas plantas e ervas medicinais:               

 
 
Poejo (Mentha Pulegium)

Indicação terapêutica: Como expectorante, estimulante de apetite, digestivo, espasmos gastrointestinais, cálculos biliares e infecção da vesícula biliar.
Parte utilizada:
 Folhas
Preparo: Chá por infusão, 1 grama da planta para 150 ml de água. O chá não deve ser consumido mais do que três vezes ao dia.
Atenção: Não deve ser usado por mulheres grávidas e por crianças menores de 6 anos.

 

Aroeira (Schinus Terebinthifolius Raddi)

Indicação terapêutica: Inflamação vaginal, corrimento, cicatrizante.
Parte utilizada: Cascas dos caules.
Preparo: Chá é usado em compressas ou banhos de assento (1 grama de casca para 1 litro de água).
Atenção: Usar, no máximo, duas vezes ao dia.

 

 

Carqueja (Baccharis Trimera)

Indicação terapêutica: Distúrbios digestivos, do fígado e dos rins, prisão de ventre, combate gastrite e azia, ajuda no tratamento da diabetes, trata inflamações urinárias e problemas na próstata, combate colesterol alto, auxilia no processo de desintoxicação e emagrecimento e é diurético.
Parte utilizada: Partes aéreas.
Preparo: Chá por infusão, 3 g da carqueja para 150 ml de água. Pode ser consumido de duas a três vezes ao dia.
Atenção: Não deve ser usado por mulheres grávidas.

 

Guaco ( Mikania Glomerata)

Indicação terapêutica: gripes e resfriados, bronquites alérgicas e infecciosas e como expectorante.
Parte utilizada: Folhas.
Preparo: Chá por infusão, 3 gramas de guaco para 150 ml de água. Ou xarope, 20 g de folhas secas em 100 ml de álcool 70%.
Atenção: Usar no máximo três vezes ao dia.
 
 
 
Hortelã ( Mentha Spicata)

Indicação terapêutica: Calmante, combate vermes, gases intestinais e inflamações uterinas. Trata resfriados, faringites, tosse e problemas de garganta, além de rinite, conjuntivite, problemas respiratórios, estomacais e digestivos.
Parte utilizada: Folhas
Preparo: Chá por infusão, 3 g de hortelã para 150 ml de água. Tomar uma vez ao dia.

 

 

Goiabeira ( Psidium Guajava L.)

Indicação terapêutica: Diarreias não infecciosas.
Parte utilizada: Folhas jovens.
Preparo: Chá por infusão, 2 gramas de goiabeira para 150 ml de água.
Atenção: Tomar no máximo dez vezes ao dia doses de 30 ml.

 

 

Pitanga (Eugenia Uniflora L.)

Indicação terapêutica: Febre infantil.
Parte utilizada: Folhas.
Preparo: Chá por infusão, 10 gramas de folhas para 1 litro de água.
Atenção: O chá deve ser usado em banhos, até duas vezes ao dia.

 

 

Camomila – (Matricaria Chamomilla L.)

Indicação terapêutica: Calmante, auxilia no tratamento de reumatismo, alivia a enxaqueca, combate a insônia, alivia enjôos e tem ação anti-inflamatória.
Parte utilizada: Flores
Preparo: Chá por infusão, 2 gramas de camomila para 150 ml de água.
Atenção: Consumir uma vez ao dia.

 

 

Salsa (Petroselinum Sativum)

Indicação terapêutica: diurético e anti-hipertensivo
Parte utilizada:
 Folhas
Preparo: Chá por infusão, 3 gramas de salsa para 150 ml de água, ou consumir a planta ao  natural.

 
 
 
 
Arnica (Solidago Microglossa)

Indicação terapêutica: Para hematomas e machucados.
Parte utilizada: Folhas e flores
Preparo: Chá ou sumo da folha pode ser usado em um banho ou esfregando diretamente no local.
 
 
 
 
 
Erva Cidreira (Melissa Officialis)

Indicação terapêutica: trata insônia, dores de cabeça, cólicas menstruais e intestinais. É calmante, diurético, expectorante. Ajuda na digestão, trata distúrbios renais, diarreias e problemas de estômago.
Parte utilizada: Folhas
Preparo: Chá por infusão das folhas. Deixe descansar por alguns minutos e beba quente.

 

Guaraná (Paullinia Cupana)

Indicação terapêutica: Tônico e estimulante, ajuda a tratar depressão, estimula as funções cerebrais, atividades intelectuais, previne arteriosclerose e artritismo.
Parte utilizada: Sementes ou Frutos
Preparo: Usado em forma de pó para fazer chás ou sucos. No caso de chá, diluir 4 colheres (de chá) de guaraná em meio litro de água fervente e deixar repousar por 15 minutos. Beba 2 a 3 xícaras por dia.

 

Ginseng (Panax Ginseng)

Indicação terapêutica: estimulante e revitalizante, combate fadiga, falta de concentração, estresse, cansaço físico e mental, impotência sexual, depressão e arteriosclerose, além de regular a pressão sanguínea.
Parte utilizada: Raiz
Preparo:  Em pó: misture 1 colher de sopa às principais refeições. Em forma de suplemento: tomar de 1 a 3 cápsula diária. Em chá: consumir de 3 a 4 xícaras de chá por dia.
Atenção: Não é aconselhado para pessoas com doenças cardíacas, mulheres grávidas ou durante a amamentação. A dose diária máxima é de 8 g para evitar efeitos colaterais, como diarreia, insônia e aumento da pressão arterial.

 

6. Boldo (Peumus Boldus Molin)

Indicação terapêutica: estimula a digestão, combate prisão de ventre, trata transtornos do fígado, ajuda na queima de gorduras e cura a ressaca,
Parte utilizada: Folhas
Preparo: 1 colher de sopa de folhas de boldo picadas em cerca de 1 litro de água. Deixe ferver por 10 minutos. Coe e beba morno.
Atenção: Não deve ser tomado por mulheres grávidas, pois pode ter efeito abortivo.

 

 

Erva-doce (Pimpinella Aisum)

Indicações terapêuticas: calmante, elimina mau hálito, alivia cólicas intestinais, estimula o apetite, melhora a digestão, restaura o fluxo menstrual, aumenta a produção de leite das lactantes.
Parte utilizada: Sementes
Preparo: 1 colher (de chá) de erva-doce em uma xícara e cobrir com água fervente. Tapar e deixar descansar por 3 a 5 minutos para depois coar e beber.

 

 
 
Chá Preto (Camellia Sinesis)

Propriedades terapêuticas:  ajuda no emagrecimento através da queima de gorduras, é antioxidante, melhora o humor, protege o coração e previne doenças cerebrais degenerativas.
Parte utilizada: Folhas
Preparo: 2 colheres de sopa para 1 litro de água. Coloque a água para esquentar e assim que começar a ferver apague o fogo. Acrescente a erva e abafe por dois ou três minutos. Depois, coe e beba. O chá pode ser consumido quente ou frio, nos intervalos das refeições.

 
 
Canela (Cinnamomum zeylanicum Blume)

Propriedades terapêuticas: Antioxidante, antiinflamatória, benefícios cerebrais, antiespasmódico, antisséptico nas periodontites, ulcerações da gengiva e mucosa da boca, antigripal, trata dores estomacais, combate amenorreia, pressão baixa.
Parte utilizada: Folhas e cascas da árvore.
Preparo: Pode ser feito a partir do pó ou do pau da canela. Coloque no máximo uma colher de chá do pó ou uma unidade do pau de canela, somente quando a água fervida não apresentar mais bolhas (da fervura) e aguarde alguns minutos antes de beber o chá ainda quente.

 

Porangaba (Cordia Ecalyculata Vell)

Propriedades terapêuticas: inibidor de apetite, estimulante da circulação sanguínea, evita doenças cardiovasculares, diurético, elimina o excesso de gordura e edemas, auxilia no emagrecimento, auxilia no combate da fadiga, asma e bronquite.
Parte utilizada: Folhas
Preparo:  Faça uma infusão com 4 colheres de sopa das folhas em 1 litro de água. Assim que levantar fervura tampe e mantenha o chá em repouso por aproximadamente 10 minutos. Coe e consuma no período de 24 horas.

 
 
🍎Cura pela Natureza

HU Druidas da Cura – Fitoenergia


 
 

Portais
Não esquece de dar aquela força no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

 

Luz p’ra nós!

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

16 thoughts on “Aprenda como fazer horta medicinal em casa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Tradição no Ballet

Compartilhe a Verdade     É tradição presentear as bailarinas com flores após a apresentação, mas por quê? Por costume, somente mulheres recebem flores, isso é uma tradição do mundo do ballet. As flores são normalmente dadas pelos teatros de ballet que apresentam o espetáculo em parceria empresas que financiam […]
EDL - Unebrasil - WordPress Theme: Seek by ThemeInWP

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!

  • Twitter
    Visit Us
    Follow Me
  • YOUTUBE
  • INSTAGRAM