Universitária brasileira cria absorvente sustentável para mulheres em situação de rua e ganha prêmio

Michelly 15
Compartilhe a Verdade

A precariedade menstrual – termo que se dá para a falta de acesso aos produtos de higiene pessoal referentes à menstruação, é um problema que afeta milhares de pessoas ao redor do mundo. A dificuldade de acesso à produtos de higiene para menstruação, como absorventes e coletores, é um grande reflexo da desigualdade de renda que atinge nossa sociedade e, em especial, as mulheres.

Observando esse grave problema social, Rafaella de Bona Gonçalves, estudante de design da Universidade Federal do Paraná (UFPR), criou um absorvente sustentável para mulheres em situação de rua. Descartável e biodegradável, o absorvente íntimo ‘Maria’ é uma solução viável para a precariedade menstrual.

 

 

A criação de Rafaella foi premiada no ‘iF Design Talent Award’, um dos maiores prêmios de design do mundo. Ela é a única brasileira a já ter recebido a premição. A solução desenvolvida pela jovem pode ter impacto mundial no que se refere à precariedade menstrual.

Ela se baseou em um vídeo de uma mulher em situação de rua e no filme vencedor do ‘Oscar’, ‘Absorvendo o Tabu’“A ideia veio de um vídeo que eu assisti na internet. Nele, uma mulher em situação de rua mostrava como fazer um absorvente.

 

 

 

Genialidade sustentável

O produto não é feito de algodão, mas de fibra de banana. Observando pesquisas ao redor do mundo, especialmente da Índia, Rafaella compreendeu que, por ser descartável, o absorvente também deveria ser sustentável e biodegradável. O meio ambiente sorri.

“As mulheres que vivem nas ruas enfrentam problemas que afetam mais intensamente a elas, como a gravidez, as agressões sexuais e a pobreza menstrual, problema que atinge as pessoas que não têm dinheiro para comprar produtos de higiene”, explicou Rafaella à Prefeitura Municipal de Curitiba.

Em um país onde 13 milhões de pessoas estão na linha da pobreza e da fome, como ”sobraria” dinheiro para comprar absorventes? Em reunião com o Prefeito Rafael Greca (DEM), Rafaella pediu que o município adotasse uma política de acesso universal à produtos de menstruação. Nenhuma cidade no nosso país tem algum tipo de política similar e o absorvente íntimo ‘Maria’ seria um grande passo para reduzir a precariedade menstrual no Brasil.

 

Portais
Não esquece de dar aquela força no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

 

Luz p’ra nós!

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

15 thoughts on “Universitária brasileira cria absorvente sustentável para mulheres em situação de rua e ganha prêmio

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Registros contagiantes dos ursos polares brincando em um campo de flores

Compartilhe a VerdadeDificilmente encontramos ursos polares em ambientes como esse, mas não é por isso que eles deixam de se divertirem em novos lugares. Dennis Fast, o responsável pelas fotos conseguiu registrar momentos em que os gigantes ursos brancos são vistos brincando no campo. Essas fotos foram tiradas no Canadá, […]

Talvez você goste

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!