Autocuidado: o que é, como praticar e benefícios desse hábito

Michelly 10
Compartilhe a Verdade

Mas você sabe por que é tão importante promover o autocuidado?

Na correria do dia a dia, às vezes, mal temos tempo de parar e refletir sobre como tratamos a nós mesmos.

Não é incomum ver pessoas tão devotadas ao outro que até esquecem de, vez ou outra, olhar no espelho e enxergar as suas necessidades.

 

 

O que é autocuidado?

Autocuidado é o conjunto de ações que cada indivíduo promove para manter a própria saúde e bem-estar. Podemos dizer que o autocuidado está em tudo aquilo que fazemos para cultivar nossa própria qualidade de vida, sempre com autonomia e de forma responsável. Isso pode significar um olhar para o corpo e também para a mente, para o lado emocional.

Vale lembrar que não significa estar sempre bem, mas sim estar pronto a entender a si mesmo e buscar soluções, quando elas se fizerem necessárias.

 

🌷  Construindo a auto estima – ”Autocuidado e autoestima são inseparáveis” 

A autoestima nada é do a avaliação que você faz de si próprio. E está diretamente ligada ao Autocuidado

Nós constuimos autoestima ao modo que vamos nos autoconhecendo. Sendo capaz de entender melhor quem é e por que age de determinada maneira.

Quando você para e faz uma análise profunda sobre suas principais qualidades, por exemplo, consegue ver que nem tudo é tão ruim quanto parece e que tem capacidade para lidar com os desafios da rotina sem tantos sobressaltos.

Quando identifica pontos fracos, também encontra um caminho para trabalhar suas vulnerabilidades e impedir que elas limitem as suas possibilidades. Isso também é autocuidado e, não menos, uma maneira de aumentar a confiança.

Ou seja, da próxima vez que se pegar repetindo que não é capaz, que não é merecedor ou que algo é impossível, faça uma pausa e repense suas crenças limitantes.

 

Autocuidado: 5 bons motivos para que você se priorize

 

A importância do Autocuidado

Diferente do que muitos podem supor, cuidar de si mesmo não é egoísmo, mas uma prova de amor próprio. E é uma melhor forma de poder ajudar o outro, estando antes bem consigo mesmo. Ter autocuidado significa, antes de qualquer coisa, não deixar que o ritmo acelerado da rotina ou que a simples opinião alheia definam que não vale a pena parar, nem que seja por alguns minutos, para ser generoso com você mesmo.

 

🌷  O autocuidado além de estimular o desenvolvimento da autoestima também:

• Aumenta a autoconfiança: Ao cuidar mais de si mesmo, você também se conhece melhor e aprende a confiar em seus instintos e na sua capacidade.

• Diminui os riscos de saúde: Autocuidado é também estar atento à saúde e não ignorar sinais de que algo pode estar errado.

• Melhora a qualidade de vida: Esse cuidado consigo também permite que você passe a enxergar a vida não apenas como uma sequência de obrigações que precisam ser cumpridas dentro de uma prazo estimado por alguém.

 

 

Como se preparar para o autocuidado?

A pergunta pode parecer estranha, mas iniciar uma rotina de autocuidado exige também uma mudança de mentalidade, muito antes da transformação no comportamento.

 

🌷  A dica é separar um tempo para pensar:

Avalie como é o seu dia a dia hoje e o quanto ele reflete o como você gostaria que ele fosse.

Coloque na balança tudo aquilo que limita você a chegar mais perto dos seus objetivos e analise como tem utilizado o seu tempo.

Sobra um espaço para o autocuidado? Qual seria o tempo ideal? E que mudanças isso poderia gerar?

Estar convencido de que é preciso mudar é o primeiro passo para que isso, de fato, aconteça.

🌷  Praticando o autocuidado

Ainda que seja possível definir um significado, mapear benefícios e até mesmo trazer algumas dicas, praticar o autocuidado é uma questão muito particular. As ações podem ser as mais diversas, variando de uma pessoa para outra. Por isso, o importante é identificar atitudes que façam sentido para você.

Pode ser fazer uma viagem sozinho, dedicar mais tempo para a leitura daquele título que você adora, separar um dia para cuidar da sua beleza ou mesmo entender que é preciso se afastar de uma pessoa, as possibilidades são muitas. O importante aqui é se permitir.

 

 

Imagem relacionada

 

Saúde emocional e mental – Algumas dicas para desenvolver hábitos de autocuidado

 

• Praticar atividades físicas: praticar atividade fisicas melhora o funcionamento do organismo, ajuda a regular o apetite e o sono, ajuda a controlar ansiedade, favorece a saúde do corpo.

• Bons hábitos de higiene: Além de uma forma de manter a sua saúde em dia, ter bons hábitos de higiene é uma forma direta de autocuidado.

Sabe aquele banho mais demorado, quando você aproveita para ouvir suas músicas preferidas e relaxar?  Mas mesmo aqueles cuidados mais básicos podem fazer toda a diferença. Como, por exemplo, escovar os dentes, pentear o cabelo, fazer uma massagem no rosto, se vestir de forma confortável, e etc. Isto certamente vai refletir na sua autoestima.

•  Melhores hábitos alimentares: preparar aquela comida que você adora e que tem um tempero todo especial e deixar os indrustrializados é tudo de bom pra saúde

• Vida social: Ter alguns momentos só para você é uma excelente forma de autocuidado. Mas isso não significa que seja possível deixar sua vida social de lado. Estar perto das pessoas que você gosta e que trazem boas energias para a sua vida também é um meio de cuidar de si.

Evite pessoas e relações tóxicas, você não precisa se submeter a lugares, pessoas e situações que não façam bem aos seu emocional.

• Dizer NÃO! Se você é do tipo de pessoa que está sempre disponível para os outros e para resolver os seus problemas, está na hora de aprender a dizer não de vez em quando. A negativa vale para situações que não fazem bem, para pessoas que nada agregam e para atitudes que não representam quem você é. Pode ser difícil no início, mas esse é um exercício essencial.

Não significa abandonar tudo e todos, mas definir prioridades e entender que, de vez em quando, é necessário parar por um momento e se dedicar ao autocuidado. Isto é getão do seu tempo.

 

Imagem relacionada

Quando você pratica o autocuidado e desenvolve o autoconhecimento, qualquer ação passa a ser mais simples e leve.

Afinal, você refletiu sobre o assunto e entende o que ele implica para a sua rotina ou como pode beneficiar o seu futuro.

As escolhas, como consequência, são muito mais conscientes. Mais do que isso, elas respeitam seus próprios limites, sejam eles físicos ou emocionais.

 

Portais
Não esquece de dar aquela força no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

 

Luz p’ra nós!

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

10 thoughts on “Autocuidado: o que é, como praticar e benefícios desse hábito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Deuses Vikings - Mitologia Nórdica

Compartilhe a Verdade Na Mitologia Nórdica o universo era um disco gigante, formado por nove mundos. No centro do universo há Yggdrasil – uma árvore colossal que é o eixo do mundo – que liga os nove mundos da cosmologia nórdica. Suas raízes se encontram em Niflheim o mundo do frio, da névoa e […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!