A Moxabustão é uma técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa. Baseia-se nos mesmos princípios e conhecimentos dos meridianos de energia utilizados na acupunctura, sendo amplamente utilizada em outros sistemas de Medicina Oriental tradicionais como: Japão, Coreia, Vietname, Tibete e Mongólia. Esta prática, pela documentação antiga existente, parece ser anterior á acupunctura.
Originou-se no norte da china, Moxabustão – Jiú (pinyin) significa literalmente, “longo tempo de aplicação do fogo”, sendo considerada uma espécie de acupunctura térmica, feita pela combustão da erva Artemísia Sinensis e Artemísia Vulgaris. A cauterização, da qual deriva a moxa, foi um desenvolvimento que se seguiu ao uso do fogo. Considerou-se que o aquecimento e a sensação de bem-estar que o fogo propiciava á vida nas cavernas frias e húmidas, assim como as curas furtivas que ocasionalmente aconteciam do toque de um carvão acesso ou pedaço de lenha em brasa, foram os primórdios da cauterização.
O efeito da moxa é semelhante á acupunctura, que age estimulando os pontos da acupunctura para fortalecer a circulação do Qi (energia) e do sangue, sendo que a moxa se estimula com o calor. No capítulo 75 do Ling Shu está escrito “quando o sangue nos vasos torna-se estagnante ou fica bloqueado, deve ser tratado somente pelo fogo”. Esta e outras passagens descritos nos livros antigos, ilustram bem as funções da moxa.
É recomendado o uso da Moxabustão em casos de:
- Dores musculares
- Relaxamento físico e mental
- Estresse
- Ansiedade
- Depressão
- Constipação
- Insônia
- Diarreia
- Dores nos joelhos
- Asma
- Problemas digestivos
- Dores nas costas
- Resfriado
- Sinusite
- Problemas menstruais
Como funciona a Moxabustão?
Geralmente, no atendimento de Moxabustão é utilizado um bastão que tem como principal matéria prima a erva chamada de Artemísia (Vulgaris ou Sinensis). O bastão é aceso e o terapeuta deixa-o aproximadamente 1 cm de distância da pele do cliente. A distância varia muito de acordo com a capacidade de tolerância do mesmo. Esta aplicação não gera nenhum tipo de dor e devido a preparação da erva, não há risco de nenhuma “cinza” cair na pele.
Contra indicações
- Pessoas com febre
- Pessoas alcoolizadas
- Pessoas com queimaduras
- Pessoas com feridas abertas ou traumas recentes
- Mulheres grávidas
Neste vídeo a Terapeuta aplica em um animal:
Para receber esse tratamento, procure um profissional habilitado em Acupuntura para uma Avaliação e Diagnóstico Energético.
Ajudem no Merch:
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil.wixsite.com/livrolucifer
Luz p’ra nós
Moxa é uma das terapias que mais amo atender💜 luz p’ra nós.
Excelente.
Luz P’ra Nós!
Luz p´ra nós!!
Obrigado pelo post! Luz p´ra nós!
Nossa que legal, bem interessante. Gostei muito, gostaria de conhecer.
Luz p’ra nós!
Luz pra nós…
Luz pra nós!
Luz P’ra Nós!
Caramba que legal !
Luz para nós!!!
Muito bom, Luz p’ra nós.
luz pra nós !
Muito interessante ✅👏
Gratidão por compartilhar
Luz p’ra nós 🙏⚛️💥⚠️✅💥⚠️