Qual a diferença entre o gergelim preto e o branco?

Compartilhe a Verdade

 

Existem diferentes tipos de gergelim, como o preto, torrado, com casca e o integral, que diferem entre si por suas características nutricionais, porém apresentam benefícios semelhantes. O gergelim integral possui todos os nutrientes na quantidade máxima, enquanto que o gergelim com casca á capaz de aumentar o movimento intestinal, o trânsito do bolo alimentar e ativar a circulação sanguínea na parede intestinal, uma vez que esse tipo de gergelim possui o ácido linoleico.

Em comparação, os gergelins preto e branco são similares, mas o preto é melhor para utilização terapêutica. Alimentos pretos nutrem o fígado e os rins e são excelentes para estimular o yin – em uma sociedade em que todos sofrem de excesso de yang.

Existe uma diferença de sabor bem sutil entre os dois tipos de semente. O gergelim branco, no caso, tem um sabor um pouco mais amargo, mas isso acaba não influenciando muito as receitas. O lado bom da semente de gergelim – independente do tipo (branca, preta ou marrom) – é que ela tem um gosto bem suave e, na maioria das vezes, ajuda a realçar o sabor de outros alimentos. Justamente por isso, o gergelim é usado para cobrir saladas de frutas, iogurtes, vitaminas, pães e bolos. Ele acrescenta nutrientes e dá uma crocância incrível – que tal experimentar?

 

Gergelim preto

Um dos condimentos mais antigos da humanidade, o gergelim preto deu origem à frase “Abra-te Sésamo” (gergelim é Sesame em inglês), no conto Ali Babá e os Quarenta Ladrões, de As Mil e uma Noites. Sésamo simboliza a crença no poder da semente naqueles tempos (desconhecidos, mas que se originam das tradições orais da Pérsia há muitos milhares de anos).

O gergelim preto é rico em magnésio e fósforo e se sobressai ao branco devido à maior concentração de vitamina A e E, cálcio, fibras e vitaminas do complexo B: ênfase na importância das vitaminas B se você está em cetose.

O gergelim preto é um forte aliado no tratamento e na prevenção da osteoporose, estimula o bom funcionamento cerebral, ajuda a reduzir o colesterol e previne doenças cardiovasculares, AVCs e tromboses. O gergelim preto é rico em fibras, sendo, portanto, indicado também para ajudar no controle da diabetes e facilitar a digestão.

Os chineses já alertavam para o poder antienvelhecimento do gergelim preto, o que foi confirmado por Harvard em um estudo de 2010, que confirmou sua capacidade de retardar sintomas como cabelos grisalhos, perda de audição, pele seca e memória.

Alimentos pretos são excelentes para o frio. E que o gergelim é uma fonte de nutrientes fantástica na Dieta Cetogênica.

O inverno não é exatamente um amigo da ansiedade, que pode mostrar sua face mais triste no frio, o estado depressivo. Sabemos da relação entre intestino e transtornos emocionais
receita da Medicina Tradicional Chinesa especialmente boa para o inverno e para a constipação: chá de gergelim preto.

Na China, é comum a sopa de gergelim preto, uma sobremesa tradicional milenar. Como nesta sobremesa há arroz, nós vamos ficar apenas com os benefícios do gergelim perto e transformá-lo em um chá para curar a constipação.

 

Chá de gergelim preto:

 

 

Ingredientes:

• 400 ml de água
• 1 ou 2 colheres de sopa de gergelim preto (há variação de sabor, veja qual prefere)
• Pedacinhos de gengibre (opcional)

Modo de preparo:

Coloque o gergelim preto na água e deixe ferver por cinco ou sete minutos. Coe. Tome a água de duas a três vezes por dia.

 

 

 

Os benefícios do gergelim estão especialmente relacionados com a rua riqueza em fibras que ajuda a melhorar o funcionamento intestinal e a reduzir a quantidade de colesterol, podendo ser adicionado nas refeições como saladas e sopas, para tratar prisão de ventre ou colesterol alto.

O gergelim não altera o sabor dos alimentos, por isso pode ser utilizado em diversas preparações ou até mesmo acrescentado no iogurte, diminuindo a absorção de carboidratos e aumentando a saciedade.

Devido à sua ação adstringente, analgésica, antidiarreica, relaxante, diurética, anti-inflamatória e antimicrobiana, o gergelim pode ser utilizado com diversos objetivos e possui vários benefícios, como:

• Diminuir o apetite e ajudar a emagrecer;
• Reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas;
• Ajudar a controlar a pressão arterial;
• Melhorar a saúde da pele, facilitando a cicatrização e evitando manchas da idade;
• Aumentar as defesas do organismo;
• Manter os ossos e dentes fortes;
• Evitar lesões no fígado, eliminando produtos tóxicos do órgão;
• Melhorar o humor;
• Regular a produção de hormônios.
• Além disso, o gergelim também é rico em folato e, por isso, pode ser utilizado na alimentação de mulheres grávidas para diminuir o risco de malformações no bebê, como espinha bífida ou doenças cardíacas. Além disso, também previne casos de anemia na gestante e de pré-eclâmpsia.

 

Tahine

 

A pasta de gergelim, também conhecida como Tahine, é fácil de fazer e pode ser colocada em pães, por exemplo, ou utilizada para fazer molhos ou para temperar outros pratos, como o falafel, por exemplo.

Para fazer o Tahine basta dourar 1 xícara de semente de gergelim em uma frigideira, tomando cuidado para não queimar as sementes. Em seguida, deixar esfriar um pouco e colocar no processador as sementes e 3 colheres de sopa de azeite de oliva, deixando o equipamento ligado até que se forme a pasta.

Durante o processo, é possível ainda acrescentar mais azeite para que seja alcançada a textura desejada. Além disso, pode-se temperar com sal e pimenta à gosto. (Que tal substituir sua pasta de amendoim por Tahine?)

 

Contraindicações

O gergelim não é indicado para quem possui colite (que é uma inflamação do intestino grosso) ou diverticulite (infecção do chamado divertículos, pequenas bolsas localizadas fora da parede do intestino). Como o alimento é rico em fibras, deve ser evitado por quem tem obstruções mecânicas do intestino. Isso porque essas substâncias aumentam o bolo alimentar e os movimentos intestinais. Se você se enquadra nesse perfil, não deixe de consultar um profissional de saúde antes de consumir a semente.

As sementes de gergelim preto devem ser consumidas com moderação por quem tem histórico de pedras nos rins.

 

Por que o gergelim é bom para quem deseja desenvolver a musculatura?

Porque ele é altamente proteico. As proteínas são importantes para quem pratica atividades físicas, pois ajudam a aumentar a força e a energia, aceleram o metabolismo, assim como o crescimento celular. O resultado disso é a perda de massa gorda e o ganho de massa magra. Por isso, vale a pena inserir o gergelim na dieta alimentar no pós-treino.

 

O gergelim é bom para os ossos?

Quando se fala em nutriente bom para a saúde dos ossos, logo se pensa no cálcio. Isso porque ele ajuda na regeneração do tecido dos ossos, o que evita o desenvolvimento da osteoporose. E uma porção de gergelim tem mais desse mineral do que um copo de leite!

 

O gergelim ajuda a emagrecer?

Esse é um alimento rico em fibras e, como se sabe, elas têm o poder de fazer com que o organismo absorva os carboidratos de forma mais lenta, o que promove a sensação de saciedade por mais tempo. Com isso, a pessoa come menos e a consequência é uma perda natural de peso. Mas é claro que, para ter esse resultado, é importante combinar o consumo dessa semente com outros alimentos saudáveis e pouco calóricos. Uma opção é polvilhar o gergelim em frutas ou no iogurte grego.

 

Qual a quantidade recomendada para o consumo diário?

Embora não haja uma regra específica em relação ao consumo do gergelim, o indicado é a ingestão de, no máximo, 30 gramas diários (o que equivale a duas colheres de sopa). Os derivados da semente, como o óleo e a farinha, também entram nessa conta. Essa quantidade garantirá os benefícios do alimento, mas o recomendado é consultar um médico ou nutricionista antes de inserir na dieta. O profissional poderá indicar a melhor forma de consumo, levando em conta suas necessidades energéticas e estilo de vida.

 

O gergelim pode prevenir o câncer?

No caso do gergelim, o que faz dele bom para prevenir o câncer é o magnésio. Um estudo publicado no Jornal Americano de Nutrição Clínica revelou que o consumo de magnésio pode reduzir em 13% o risco de desenvolver tumores colorretais. A semente contém ainda uma substância chamada sesamina, que ajuda na inibição de vários tipos de células cancerígenas.

 

Óleo de gergelim

 

O óleo de gergelim, que apresenta sabor doce e característica refrescante, pode ser misturado com azeite de oliva extra para molho de saladas ou colocar nas sopas antes de consumir. É bastante utilizado na culinária japonesa.

Existem também cosméticos feitos à base do óleo de gergelim, para passar no corpo a fim de queimar gorduras localizadas ou celulite.

 

 Leite de gergelim

 

A realização do leite de gergelim é feito em menos de 10 minutos, mas você tem que mergulhar as sementes em água e deixar de molho por algumas horas, de 8 a 12 horas. Se possível, você pode deixar de um dia para o outro, durante a noite.

Você pode usar na receita o gergelim preto ou o branco, lembrando que o preto possui ainda mais cálcio. Separe 1 xícara de gergelim e 3 xícaras de água filtrada. Bata no liquidificador a água com as sementes, coe, guarde em um recipiente de vidro e leve na geladeira.

O leite pode ser armazenado na geladeira por um alguns dias, sendo que o ideal é não ultrapassar 5 dias para que não se percam as propriedades e o  benefícios do gergelim sejam amenizados. Você pode consumir puro, comer com cereal, usá-lo em um mingau ou fazer uma vitamina de fruta batida com o leite, além de várias outras receitas que levam leite, pois é tão versátil quanto o leite de vaca.

 

Queijelim

 

Utilize o resíduo do leite de gergelim para fazer. Basta um copo de sementes de gergelim de molho por oito horas. Após esse tempo, bata com quatro copos de água. O resíduo do leite de gergelim após coado pode virar um delicioso “queigelim”. É só acrescentar azeite, sal, orégano, pimenta a gosto e misturar bem até atingir a consistência de corte.

 

Gergelim preto ou branco, qual o melhor?

Em suma, se for para escolher entre um dos dois, a nossa sugestão é recorrer ao gergelim preto (por ser mais nutritivo que o branco). Mas lembre-se que não é só esse fator que deve ser levado em conta. Dependendo da receita, é possível que o branco combine melhor, por exemplo – como no caso do preparo de pães, bolos, biscoitos e diferentes doces. Já o preto combina superbem com saladas, legumes cozidos, sopas, molhos e receitas salgadas de uma forma geral. Então, tente incluir os dois na dieta!

 

 

Meu leite de gergelim + Queijelim

 

Eu tinha um pacote fechado de gergelim branco em casa, então resolvi tentar a receita e deu muito certo!! O leite ficou com um sabor próximo a do leite de soja, mas com consistência mais leve. O Queijelim foi aprovado pela família, utilizei os seguintes temperos que tinha em mãos: azeite, orégano, limão, sal (pena que não tinha o sal rosa), páprica picante em pó e aqueles picadinhos de alho torrados que vendem pronto. Na próxima vez pretendo experimentar outros tipos de especiarias.  😋

 

Fontes:
Chá de gergelim preto para constipação na cetogênica
Benefícios do Gergelim
Gergelim preto ou branco – descubra as diferenças e as vantagens de cada um deles
Gergelim – nutrir/temperar/enfeitar
Conheça todos os benefícios do gergelim

 

 

 

Ganhe téritos usufruindo do conhecimento: colaborando no merch, comentando nas matérias, compartilhando nas redes sociais. É o mínimo que podemos fazer em retribuição,ajudando a nos ajudar. Faça parte desta causa!

Visite nossos portais:
Escola de Lúcifer
Unebrasil – Membros
Livro Lúcifer – Onde a Verdade é a Lei
Congresso Digital Unebrasil (Faça parte do nosso Congresso Nacional)

 

~Luz p’ra nós!~

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

17 thoughts on “Qual a diferença entre o gergelim preto e o branco?

  1. Na questão hormonal tem efeitos muito benefícios quando chega o período da menopausa evitando muito dos sintomas terríveis relatados. Minha mãe sempre consumiu bastante gergilim em forma de paçoca, e passou pela menopausa sem ter cuase que nenhum dos sintomas desagradáveis. Luz pra nós…

    1. Que interessante irmã!
      Vou incluir em minha dieta mesmo para prevenir osteoporose, pois minha mãe tem osteoporose avançada, apesar que não sei se é hereditária, mas é um recurso barato e prático. <3

  2. Muitos pontos positivos, é sempre bom incluir coisas novas na nossa alimentação.
    Eu experimentei o Tahine mas não nos demos muito bem kkkk é nutritivo mas achei amargo demais.
    O chá deve ser muito bom.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Pesto de manjericão é muito amor e sabor

Compartilhe a Verdade Maravilhoso é sentir o cheirinho de manjericão fresquinho. Felicidade mesmo é saborear um bom pesto feito em casa, com carinho. Temos muitos motivos para escrever do porque você pode aprender a fazer esse molho de origem italiana. 1) É funcional: o manjericão tem propriedades digestivas e antioxidantes. […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!