O que significa a beleza, o belo e a estética de acordo com os teóricos?
Você já deve estar cansado de ouvir falar que “beleza não põe mesa”, o que é bem verdade… mas, no fundo, nem todo mundo consegue se sentir bem se não se achar realmente belo.
O conceito, esteticamente falando, é bem abstrato, mas sua definição “científica” nos mostra que a beleza não só está nos olhos de quem vê, como no ditado popular, mas também pode ser interpretada de várias formas. Para a autoestima isso é ótimo, uma vez que fica combinado que as definições de beleza não serão as mesmas para todo mundo, deixando-nos livres para encarar a vida com mais leveza.
Como um deus grego?
E aquela expressão, então, que diz que fulano é bonito que nem um deus grego, significando que fulano é muuuuuuito bonito? Pode ser coincidência, mas a verdade é que os primeiros teóricos da estética foram os gregos, ainda que a “ciência do belo” só apareça pela primeira vez no título de uma obra do filósofo alemão Alexander Gottlieb Baumgarten.
Entender a beleza é um passeio pela história e pelo tempo: foi a partir do século XVIII, com a obra de outro filósofo, Kant, que a estética começou a ser tratada como uma disciplina a ser estudada. O conhecimento do belo, para o filósofo, era visto como a perfeição do conhecimento sensível. No entanto, essa perfeição, se comparada ao saber racional, é considerada uma realidade menos clara do que o sabor de tipo lógico.
Em outras palavras, era como se, naquele tempo, as pessoas tivessem mais coisas a se preocupar do que com a apreciação do belo, embora a beleza fosse um assunto implícito na sociedade.
E se hoje você se pergunta o que é belo ou ser belo, agradeça a Platão pela dor de cabeça do pensamento estético. Foi ele que, lá na Grécia Antiga, formulou explicitamente essa pergunta. Para ele, a beleza existe em si, separada do mundo sensível: uma coisa é mais ou menos bela conforme sua participação na ideia suprema de beleza.
Oi?😯🙄🤐
Já Sócrates achava que o belo era uma concordância observada pelos olhos e ouvidos –- a beleza não é só o que se vê, mas, também, o que se ouve e principalmente quais sensações estão envolvidas pra que naquele momento algo seja belo.
A beleza como arte
Com o passar dos anos vimos os padrões de beleza serem formados por conta de questões artísticas. Cinema, televisão, passarela… tudo nos fez acreditar que a beleza poderia ser facilmente encontrada dentro de uma caixinha com características bem marcadas, uma vez que o belo não é só o loiro, o liso, a pele branquinha, a beleza deixa de ser específica e passa a ser abrangente, levando em consideração momentos vividos, pois tudo o que há, só existe por causa desses momentos eternos da consciência, que hoje conhecemos como 7/12*
*Entenda melhor nos links ao final da matéria.
As reflexões de Aristóteles sobre a arte, por exemplo, diziam respeito à imitação da natureza e da vida, dominando ideias de limite, ordem e simetria. Já Plotino perguntava a Enéadas se a beleza dos seres consistia, realmente, na simetria e na medida – afinal, tais critérios convinham apenas à beleza física, plástica, indevidamente confundida com a beleza intelectual e moral.
O próprio ser físico, sensível, só é belo na medida que é formado por uma ideia que ordena e combina suas múltiplas partes. Em outras palavras, você só terá a aparência bela, para esses filósofos, se o seu cérebro estiver em mais atividade que seus músculos.
Para um grupo de pensadores denominado “escolásticos”, a arte é uma virtude do intelecto prático, um hábito de ordem intelectual que consiste em imprimir ideias a uma determinada matéria, ainda que, para Kant – aquele filósofo do início do texto –, belo é o que agrada universalmente, sem relação com qualquer conceito. Contudo, a satisfação para ele só é estética quando gratuita e desligada de qualquer interesse ou objetivo.
No dicionário e na vida
Se você procurar a palavra “belo” no dicionário terá a seguinte resposta:
1. ideal de beleza; 2. perfeitamente; muito bem! excelentemente!; 3. belo sexo: o sexo feminino; 4. em que há beleza; 5. aprazível, deleitoso, ameno; 6. que é perfeito para o fim a que se destina; 7. que satisfaz cabalmente os nossos desejos ou prazeres; 8. escolhido, distinto; 9. nobre, generoso; 10. certo.
Então, se esses filósofos podem definir a beleza de tantas formas, cabe a você compreender que o que é * simétrico é belo. Simétrico no sentido de estar alinhado a justiça, ao amor e a honra. A beleza externa se expurga por si só se o ser dentro desse corpo belo e rosto espetacular, estiver desalinhado com o que realmente importa. A próxima vez que você acordar não se achando bonita o suficiente, porque a moça da revista tem uma pele mais vistosa ou a da novela tem o cabelo dos sonhos, relembre quem você é. Todos os padrões de beleza baseados na vida teatral que se leva no século XXI estão baseados na mídia e você já parou pra pensar quais as pessoas responsáveis pelo que passa na TV, nos jornais, nos currículos escolares? O material não vai sozinho se divulgar, alguém seleciona o que chega na sua casa, percebe?Antes de entrar em depressão pelo padrão de beleza imposto, entenda como funciona o sistema e entenda que o seu cérebro absorve o que é falado, visto, ouvido, mas que você pode flutuar sobre as sensações e desalinhos emocionais que percebe dentro de si = ao seu redor.
Você não é o que você pensa simplesmente porque você não pensa por si só, há uma Gama de informações que te dizem o que é certo e errado, feio ou bonito, concorda? Permita-se entender e sentir como funciona o processo consciencial e compreendendo sua existência. Tenha acesso a um conhecimento que te libertará de pequenas coisas pra que você seja capaz de auxiliar em grandes coisas, nas grandes coisas a beleza é um todo de in-formações coerentes.
Vídeo Importante:
Esse vídeo te fará compreender a verdadeira beleza da vida e nela inclui principalmente a beleza do que se vê, afinal de contas o que você não vê, não ouve, não sente, enfim não interage, não é real pra você…
Curso gratuito importante: Clique Aqui
Acesse:
Escola de Lucifer
Círculo EDL
Unebrasil
Unebrasil.net
Livro Lucifer
Quero Vencer
Congresso Digital
Assista: IMPORTANTE!
Quero Entender Alquimia da Bicicleta Como entender a Torus? O nada de fora é o nada de dentro Geometria Sagrada Cubo de Metatron Aula 1: O que é a vida pela alquimia? Curso: Proibido no sistema
Luz pra nós!
Verdadeiramente belo é oque é Simétrico. Ao entender vejo a beleza no máximo da majestade que me é possivel hoje, e quanto mais danço com me alinhando a isso, mais o Todo me preenche, pois ele não se deixa vencer em generosidade.
Luz pra nós!
Eu penso q oq é belo é tbm simétrico, mas a simetria n é toda bela pq ela”inclui” as assimetrias entende?Qual sua opinião?
Luz P’ra Nós
Esse vídeo é muito belo!!!! Luz p’ra nós!
Muito bom. Ressuscitou um vídeo importante. Luz p’ra nós 🍎 Roma 💜🌹💦🌚🌹🥰
ótimo vídeo, Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Muito bom …Luz Pra nos !!!!
Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Belezaaaa!
Luz P’ra Nós
Luz p’ra nós, belos filhos de Deus!
Luz p’ra nós!
Lindo, adoro esse vídeo!
Luz p’ra nós
Este video é maravilhoso!
Luz p’ra nós.
Muito bomm! Luz p’ra nós!
A Beleza física agrada os olhos, mais de nada vale se não acompanhada da interior ,entre outras qualidades da alma… Estereótipos do mundo atual então… O vídeo é perfeito, gratidão!
Luz p’ra nós
Gratidão. Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!