Mãe Terra e deidade máxima, a PachaMama é uma Deusa e está presente nas culturas dos Andes, Bolivianos e Peruanos situados ao noroeste argentino e, também, no extremo norte do Chile; como herança da civilização Inca. PachaMama está presente em meio aos homens não somente através do solo ou da terra como geologia, mas em toda a totalidade que a terra pode representar; provendo a vida, o sustento, a assistência e tudo o que for necessário para manter a vida em harmonia.
O significado de PachaMama
Para os povos anteriores aos incas no Peru e na Bolívia, Pachamama ou Mamapacha é a Terra, adorada em suas várias formas: os campos arados, as montanhas como seios, os rios caudalosos como seu leite. Para assegurar uma boa colheita, espalha–se farinha de trigo na plantação e celebram–se rituais em sua homenagem. Quando as pessoas deixam de respeitá–la, esta Deusa-dragão manda terremotos para lembrar os homens da sua presença. Outra explicação também muita difundida cerca o termo de origem quéchua, que deu nome à divindade, onde mama refere-se à figura da maternidade e pacha abrange conceitos como o tempo e o espaço, a terra, o divino e o sagrado.
1º de Agosto: o dia de PachaMama
Mesmo após a destruição do império Inca pelos espanhóis no século XVI, as representações de Pachamama continuam a permear, pela cultura presente nos Andes. Deste modo, presente na religião, arte e vida cotidiana, no primeiro dia do mês de agosto é comemorada a resistência e a devoção à divindade PachaMama. Nesta data, os povos que a tem como parte intrínseca da cultura enterram panelas de barro com comida cozida em locais próximos às suas casas. Além deste item, são também adicionadas coca, yicta, álcool, vinho, cigarros e chicha, a fim de alimenta-la. oferecido o chá de limpeza, que serve para preparar e limpar o corpo de quem participa da cerimônia. Esta infusão é feita a base de 7 ervas naturais e medicinais nativas da Puna (rica rica, copa copa, añagua, tola, chuchicaña, flor de puna e folhas de coca). Durante o dia da comemoração, é imprescindível que os devotos enrolem fios nas cores pretas e brancas, confeccionados com lã de lhama, nos pulsos e tornozelos esquerdos e ao redor do pescoço. Nunca deve faltar algo vermelho, é a cor preferida da Pacha! São oferendas que se fazem à terra para agradecer por tudo que ela nos dá. Agosto é o mês ideal para adorar a Mãe Terra, época de agradecimento pelas colheitas e pelo bom tempo, pelos animais e abundância do solo. Por isso, no primeiro dia do mês se realiza o ritual de agradecimento à terra, um rito que sobreviveu a colonização espanhola e atravessou fronteiras.
Poema para Pachamama
Portais
Fortaleça no merch!
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.brLuz P’ra Nós.
Interessante! Luz pra nos
Luz pra nós!
Viva Pachamama💚Luz pra nós!
Luz pra nós!
Amo demais essa energia! Salve! “Os segredos vêm da floresta de luz Pachamama.” Luz p’ra nós!
Viva!! Tem um filminho animado no netflix que se chama PachaMama… é lindo! Luz p’ra nós!
Viva mãe Terra! 🙏🏽❤️ Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Salve Pachamama
Luz p’ra nós
Mãe terra que nos mantêm alimentados e traz firmamento! Luz p’ra nós
Luz pra nós!
A mãe Terra que nos acolhe 🙏💙🌎
Nunca tinha visto sobre.
Gratidão.
Luz p’ra nós 🕯
Luz pra nós!
Luz pra nós
Luz pra nós!
Luz p´ra nós!!
Achei incrível, amo tudo que envolve terra e natureza. Saber sobre outras culturas é sempre bom. 🙏Luz p’ra nós
Amo mãe Terra, tudo que vem dela e remete a natureza! Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Gratidão. Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Muito interessante ✅💥⚠️
Gratidão pelo post 🙏🏾⚛️
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️
Luz p’ra nós!!
Luz p’ra nós!