Biscoito de polvilho frito

Compartilhe a Verdade

Saudações irmãs, vamos aprender a fazer biscoito de polvilho frito bem simples de fazer e que fica delicioso. Receita bem antiga, do tempo da minha avó. Mas antes da receita, vamos conhecer a história do biscoito de polvilho? Confira!

A receita é mineira, o sucesso é carioca – mas criado numa padaria paulistana. Conheça o biscoito de polvilho, o petisco mais praiano do Brasil

Os buracos
O biscoito é feito basicamente de água, leite, óleo e polvilho. Assim que é levado ao forno, a água dos ingredientes começa a evaporar e os gases se expandem. É isso que faz a textura aerada do biscoito. No final do cozimento, perto dos 75 ºC, as paredes das células da massa formam uma crosta na parte exterior do biscoito e o impedem de continuar crescendo. Assim ele chega ao tamanho final, cheio de buracos.

O mineiro
A palavra vem do latim “pulvu”, que deu origem ao português “pó” e “poeirento” (como o biscoito). Já a origem do quitute é muito menos conhecida. Ele é um prato tradicional mineiro. Não se sabe ao certo quem inventou a receita – apenas que é antiga. Segundo o historiador Câmara Cascudo, no século 18, as cozinheiras das fazendas de Minas Gerais já preparavam biscoitos de polvilho para servir aos senhores.

O bishcoito

Sinônimo de biscoito de polvilho para os cariocas (e para os turistas), o Biscoito Globo nasceu em São Paulo. Com a separação dos pais, os irmãos Milton, Jaime e João Fernandes tiveram que trabalhar na padaria de um tio no Ipiranga. Foi lá que, em 1953, eles aprenderam a fazer o biscoito. Dois anos depois, ele desembarcou no Rio para participar de um evento católico. Como o produto bombou, eles nunca mais voltaram a São Paulo.

Produção non stop
A fábrica do Globo funciona de domingo a domingo, das 6h às 20h. Cerca de 350 ambulantes fazem fila na porta para comprar os 150 mil biscoitos produzidos diariamente. São 10.714 biscoitos por hora. Nos dias de sol, são vendidos até 12 mil pacotes. Cada pacote, salgado ou doce, custa R$ 0,70 e o ambulante pode revendê-lo pelo valor que quiser.

 

Receita

Ingredientes
1/2 kg de polvilho azedo
1/2 copo de óleo
1/2 copo de leite
3 ovos
Sal a gosto

Modo de Preparo:
Reserve o polvilho em uma tigela.
Leve ao fogo em uma panela, o óleo e o leite até ferver.
Despeje por cima do polvilho, acrescente os ovos e por ultimo o sal.
Mexa até obter uma massa consistente.
Enrole os biscoitos em formato de oito, palitos ou círculos e frite em óleo frio

Segredo
Colocar no fogo a panela com o óleo para fritar e quando começar a esquentar coloque os biscoitos. Não deixe o óleo esquentar muito pois é isso que faz os biscoitos jogarem óleo pra todo canto. Ele tem de estar só um pouco quente, por aproximadamente um minuto no fogo.

 

Fonte

circulo

Portais

 Fortaleça no merch!

Escola de Lucifer

Unebrasil

Unebrasil Círculo EDL

Unebrasil Oryon

Loja Lucifer

Rapé do Reino

Congresso Online

Projeto Quero Vencer

ka

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

11 thoughts on “Biscoito de polvilho frito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Sirva-se! O cânhamo está na mesa

Compartilhe a Verdade Você sabia que o óleo, a semente e até as folhas de cânhamo podem ser parte do seu prato? A cozinheira Marcela Ikeda dedica-se ao desenvolvimento de pratos nutritivos com cânhamo e a criação de experiências gastronômicas. “Muitos anos atrás na China, o cânhamo já era usado, […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!