Caraguatá: fruto excelente para tosse e infecções respiratórias

Compartilhe a Verdade

Caraguatá ou gravatá ou banana do mato, são alguns dos nomes populares da Bromelia antiacantha, espécie nativa da Mata Atlântica pertencente à família das Bromeliaceae, com grande ocorrência na Floresta Ombrófila Densa, na restinga e na Floresta Ombrófila Mista.

comum também a ocorrência desse tipo de bromélia em regiões rurais úmidas, principalmente aquelas que margeiam rios, bem como regiões litorâneas, onde ainda existe resquícios da Mata Atlântica.

O fato de a espécie ser abundante em algumas e diferentes regiões, com ocorrência predominante nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, fez com que diferentes formas de uso fossem aplicadas a ela.

Tradicionalmente, é utilizada pelas comunidades locais com manejos para diversos fins, como cercas vivas por exemplo, o que ajudou no processo de domesticação da planta, porque de fácil manuseio e crescimento rápido.

Segundo Samanta Filippon, doutora pesquisadora da UFSC que escreveu uma tese de doutorado sobre o tema, esta é uma espécie com características medicinais, alimentícias, ornamentais e industriais (fabricação de fibras para tecidos, cordoaria e de sabão) e que tem despertado o interesse de pesquisadores.

Uma flor linda, com variação de cor rosa e vermelha, muito peculiar.

Das flores, originam-se centenas de bagas, que produzem frutinhas pequenas, doces e com variação de cores do amarelo para o laranja, com alto potencial e propriedades medicinais.

A floração é anual iniciando em dezembro e terminando entre o final de janeiro e início de fevereiro, onde começam a surgir os frutos, até meados de julho.

O fruto mostra:

  • boa atividade antioxidante
  • citotóxica
  • cicatrizante e
  • anti-inflamatória

Já as folhas da bromélia, apresentaram:

  • atividade antimicrobiana
  • antifúngica
  • antioxidante

Usos culinários e medicinais

De acordo com o portal de notícias da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, o fruto do caraguatá pode ser ingerido in natura ou

  • em sucos
  • compotas
  • bolos e doces em geral
  • mas também em preparados como xarope e chá.

Sua utilização na medicina popular é descrita desde a década de 40, para combate à tosse e infecções respiratórias, com recomendação para o tratamento de asma e bronquite, com alta função expectorante.

O fruto do caraguatá, ainda de acordo com a UFSC, é considerado anti-helmíntico (combate vermes intestinais), “sendo que seu sumo tem ainda efeito sobre tecidos decompostos, deixando feridas completamente limpas”.

Também foi apontada propriedades no combate aos cálculos renais.

 

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

 

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

18 thoughts on “Caraguatá: fruto excelente para tosse e infecções respiratórias

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Sistema modular tem o intuito de incentivar o cuidado e manutenção das abelhas em áreas urbanas

Compartilhe a Verdade Um sistema modular composto por vários tubos furados que dão abrigo seguro para abelhas – inseto que é essencial para a produção global de alimentos. Esta é a proposta da designer australiana Amelia Henderson-Pitman, que já recebeu vários prêmios pelo seu projeto. Na Austrália existem mais de […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!