Cinco alimentos ricos em estrogênio

Compartilhe a Verdade

Os fitoestrogênios são nutrientes naturais derivados de plantas e, embora não sejam gerados no corpo, são semelhantes ao estrogênio em alguns aspectos. Este artigo lhe dará informações sobre cinco alimentos diferentes ricos em fitoestrogênio e como eles podem influenciar os sintomas da menopausa.
A pesquisa ainda não determinou se os fitoestrogênios podem realmente ajudar com os sintomas associados à menopausa. Como qualquer outro suplemento, os fitoestrogênios podem ter efeitos colaterais e riscos, por isso é importante consultar um médico antes de tomar qualquer medicamento ou suplemento.

Como funcionam os alimentos que aumentam o estrogênio?
O equilíbrio hormonal é importante para a saúde. O estrogênio é o principal hormônio feminino produzido no corpo e é responsável por muitas funções diferentes.
Aqui estão apenas algumas coisas que o estrogênio faz no corpo:

  • Regula as funções do sistema nervoso, mantém a temperatura corporal e aumenta os efeitos das endorfinas (substâncias químicas do bem-estar)
  • Melhora a qualidade da pele e previne o envelhecimento (níveis de colágeno)
  • Preserva a força dos ossos e previne a perda óssea
  • Regula a produção de colesterol no fígado
  • Aumenta a acidez vaginal e reduz o risco de infecções bacterianas
  • Controla o crescimento do cabelo e previne a queda/desbaste de cabelo

Se os hormônios de alguém estão desequilibrados, isso pode afetar seu humor, sono e capacidade de conceber , e também torná-los mais suscetíveis a condições médicas relacionadas a hormônios. Algumas dessas condições incluem síndrome dos ovários policísticos, menopausa precoce, infertilidade , hirsutismo (crescimento de cabelo com padrão masculino) e câncer em alguns casos raros.
Existem alimentos que são ricos em fitoestrogênio, que é semelhante ao estrogênio produzido no organismo. Eles podem ajudar em casos de falta de estrogênio, pois têm funções semelhantes, embora também possam interferir no próprio funcionamento do estrogênio. Ainda não há dados suficientes sobre se alguns alimentos podem aumentar o estrogênio e quais efeitos colaterais o fitoestrogênio pode causar.

Sintomas e complicações de baixo estrogênio
O estrogênio está intimamente ligado a como uma pessoa se sente, seu humor e bem-estar geral. Se os níveis de estrogênio estiverem baixos, isso pode causar alguns sintomas visíveis, incluindo:

  • Mudanças de humor
  • Depressão
  • Ansiedade
  • Explosões emocionais
  • Raiva
  • Agressão
  • Irritabilidade
  • Retraimento social

Esses sintomas também podem incluir coisas que às vezes fazem parte de um ciclo menstrual normal, como inchaço, sensibilidade nos seios, ganho de peso e acne . Outros consideram sintomas como queda de cabelo, insônia , sexo doloroso , diminuição da libido e amenorreia (ausência de menstruação) como parte do processo normal de envelhecimento.
Se de repente você sentir esses sintomas e não estiver grávida ou se aproximando da menopausa , consulte um médico. Eles poderão avaliar seus sintomas e verificar seus níveis hormonais para descartar quaisquer outras condições médicas que possam causar efeitos semelhantes.
Se a causa for a falta de estrogênio, alguns tratamentos podem ser sugeridos, incluindo terapia de reposição hormonal. O tratamento com fitoestrogênios como alternativa em casos de deficiência de estrogênio está sendo estudado atualmente, e sua eficácia e possíveis efeitos colaterais ainda não são totalmente conhecidos.

Baixo estrogênio durante a menopausa: sintomas
A melhor maneira de confirmar se os sintomas são devidos aos baixos níveis de estrogênio causados ​​pela menopausa é consultar um médico. Eles avaliarão quaisquer sintomas e medirão os níveis hormonais atuais.
Pessoas no final dos 40 anos ou início dos 50 anos que apresentam algum ou todos os sintomas listados abaixo podem estar iniciando a transição da menopausa. Esses sintomas podem incluir o seguinte:

  • Alterações na textura da pele
  • Queda de cabelo/afinamento
  • Amenorreia (ausência de menstruação)
  • Diminuição da libido
  • Secura vaginal
  • Ondas de calor e suores noturnos
  • Depressão
  • Insônia
  • Sexo doloroso
  • Esquecimento
  • Dificuldade de concentração
  • Dores de cabeça frequentes
  • Olhos secos
  • Infecções frequentes do trato urinário

Esses sintomas associados à perimenopausa e à menopausa podem ser inconvenientes às vezes, mas existem soluções. Atualmente, os pesquisadores estão estudando formas naturais de controlar esses sintomas com alimentos ricos em fitoestrógenos nos casos em que a terapia de reposição hormonal não é possível.
Por enquanto, não há dados suficientes sobre os efeitos dos fitoestrogênios. As alegações sobre os efeitos potencialmente benéficos dos fitoestrogênios para os sintomas da menopausa podem ser exageradas. Alguns ensaios clínicos descobriram que os efeitos positivos que os fitoestrogênios podem ter nos sintomas da menopausa são tão bons quanto os de um placebo. Além disso, os pesquisadores podem ignorar os potenciais efeitos adversos na esperança de encontrar um tratamento que funcione. Antes de fazer mudanças em sua dieta, consulte um médico e discuta os possíveis resultados para sua saúde.

5 alimentos ricos em estrogênio

Muitas pessoas querem saber quais alimentos são ricos em fitoestrógenos. Aqui estão cinco opções diferentes de alimentos ricos em fitoestrogênio, que algumas pessoas afirmam que podem reduzir os sintomas típicos associados à menopausa.

1. Vinho tinto

Consumir alimentos e bebidas ricos em fitoestrógenos como vinho tinto com moderação (até 148 mililitros por dia para mulheres de todas as idades) demonstrou reduzir o risco de doenças cardiovasculares e câncer de mama. A pesquisa revelou agora que pode ser devido a fitoquímicos nas cascas das uvas usadas para fazer vinho tinto.
Este fitoquímico é conhecido como resveratrol, que demonstrou fornecer os benefícios do estrogênio natural.
A American Heart Association e o National Heart, Lung, and Blood Institute não recomendam começar a beber álcool apenas para prevenir doenças.
Se você não é fã de vinho tinto, esse mesmo fitoquímico pode ser encontrado em outros alimentos ricos em fitoestrógenos, como uvas vermelhas, cranberries, mirtilos e amendoim.

2. Frutas (frescas e secas)

Frutas secas, como damascos, são uma boa fonte de fibras, antioxidantes e vitaminas (incluindo vitamina C). Eles também são um alimento estrogênico. Esses alimentos contêm um tipo de antioxidante que demonstrou melhorar a circulação sanguínea e proteger contra uma série de doenças. Eles podem ser consumidos sozinhos ou em cereais, iogurte ou saladas.
Damascos frescos, pêssegos, uvas vermelhas, laranjas, mirtilos e morangos também são ótimas fontes de fitoestrogênio, vitaminas, antioxidantes e fibras. Frutas frescas podem ser adicionadas a qualquer refeição ou fazer ótimas sobremesas.

3. Nozes

As nozes não são apenas um lanche fácil e cheio de proteínas, mas também um alimento rico em fitoestrogênio. Podem ser consumidos crus ou assados. Nozes como pistache, amendoim e nozes também são fontes de fitoestrogênio. Tente adicioná-los a uma mistura de lanches ou em cima de uma salada para obter uma crocância extra.

4. Sementes de linhaça

Quando se trata de alimentos estrogênicos, as sementes de linhaça estão no topo. Eles têm a maior quantidade de conteúdo de fitoestrógenos de todos os alimentos ricos em fitoestrógenos. As sementes de linho também são uma ótima fonte de fibra dietética, que ajuda a diminuir o colesterol e regular o trato digestivo. Isto é devido à sua alta concentração de ácidos graxos ômega-3. Eles podem ser facilmente incorporados a outros alimentos que você já pode comer. Você pode adicionar as sementes ao cereal, usá-las como cobertura de salada ou adicioná-las ao iogurte ou smoothies.

5. Soja

Algumas pessoas acham benéfico incluir produtos de soja em sua dieta. A soja é provavelmente o alimento rico em fitoestrogênios mais estudado para a menopausa. Muitos desses estudos foram feitos como resultado das baixas porcentagens de doenças cardíacas e sintomas da menopausa observados entre as mulheres asiáticas. A teoria é que a soja é consumida regularmente nas culturas asiáticas, doenças cardíacas baixas e sintomas da menopausa podem estar ligados ao fato de a soja ser rica em fitoestrogênio. No entanto, mais pesquisas são necessárias para provar isso definitivamente. Ainda assim, quase todos os estudos que pesquisam alimentos ricos em estrogênio incluíram uma descoberta associada a soja e produtos de soja.
A soja é uma excelente fonte de proteínas e óleos saudáveis. Mas é o teor de isoflavonas que o destaca nutricionalmente. Pesquisas mostram que as isoflavonas podem neutralizar a diminuição dos níveis de estrogênio durante a menopausa e reduzir as ondas de calor, suores noturnos, secura vaginal e outros sintomas.
Esses alimentos ricos em fitoestrógenos podem trazer alguns benefícios à saúde, embora haja falta de evidências científicas sobre sua eficácia e possíveis riscos. Certifique-se de consultar um profissional de saúde antes de alterar significativamente sua dieta ou tomar qualquer suplemento.

 

Fonte1     Fonte2

circulo

Portais

 Fortaleça no merch!

Escola de Lucifer

Unebrasil

Unebrasil Círculo EDL

Unebrasil Oryon

Loja Lucifer

Rapé do Reino

Congresso Online

Projeto Quero Vencer

ka

Luz p’ra nós!

Fonte: Aplicativo Flo

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

9 thoughts on “Cinco alimentos ricos em estrogênio

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Conheça norte-americana que criou floresta no sertão brasileiro

Compartilhe a Verdade Uma mulher norte-americana de 76 anos, que vive no Brasil desde os anos 1970, criou uma verdadeira floresta no sertão da Bahia, em uma região de Caatinga onde chove pouco. Marsha Hanzi vive em Tucano, no interior do estado. Quando chegou ao local, ela teve a ideia […]

Talvez você goste

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!